Birkirkara – West Ham (Liga Europa)
Em jogo da 2ª mão da 2ª fase pré-eliminatória da Liga Europa, no Estádio Infetti Ground, os malteses do Birkirkara recebem o West Ham. O conjunto da Malta alcançou esta fase preliminar da Liga Europa depois de ter terminado a temporada passada na 3ª posição do campeonato maltês. Já os ingleses do West Ham marcam aqui presença depois de terem conseguido o acesso a esta fase da prova pelo prémio honorário de fair-play que lhes foi atribuído pela FIFA.
Sob o comando de Giovanni Tedesco, o Birkirkara teve no sorteio o pior adversário que poderia imaginar. Depois de ter derrotado na 1ª fase pré-eliminatória o Ulisses, da Arménia, com resultados de 0-0 em casa e 1-3 fora de portas, este conjunto maltês deslocou-se já a Londres, onde defrontou o West Ham, tendo-os conseguido segurar para sofrer uma derrota por apenas 1-0 na 1ª mão desta 2ª pré-eliminatória europeia. Ainda antes disto, o Birkirkara celebrou o título da Taça de Malta ao ter vencido, na meia final, o Valletta, por 1-0, e na final o Hibernians, por 2-0. Agora, para tentar aqui aquilo que seria a grande surpresa de toda a prova, um triunfo ante do West Ham, o técnico Giovanni Tedesco não poderá contar com Mirza Hamzabegović, Andrew Scicluna nem Antoine Borg, todos eles de fora da lista de inscritos para esta pré-eliminatória.
Onze Provável: Ini Atkpan – Nikola Vukanac, Paul Fenech, Edmond Agius e Kurt Zammit – Paul Fenech, Zach Muscat e Joseph Zerafa – Fabrizio Miccoli e Edin Murga.
Esta temporada sob o comando do croata Slaven Bilić, o West Ham está a preparar-se para um forte ataque a esta Liga Europa visto já não integrarem uma competição europeia desde a temporada 2006/07. Por terem garantido esta presença através do prémio honorário de fair-play da FIFA, os Hammers foram obrigados a disputar já a 1ª fase de qualificação, na qual derrotaram o FC Lusitanos, de Andorra, com um agregado de 4-0, fruto de um triunfo caseiro por 3-0 e de uma vitória fora de portas por 0-1. Depois disto disputaram um embate amigável ante do Peterborough, que empataram por 3-3, tendo então disputado a primeira mão desta 2ª fase de qualificação em que venceram o Birkirkara, em casa, por 1-0. Já depois disto disputaram mais dois jogos amigáveis nos quais somaram um triunfo por 2-3 ante do Southend Utd e foram ainda derrotados, diante do Colchester por 0-1. Para ir agora a Malta e somar um resultado que lhes garanta o avanço à seguinte fase desta Liga Europa, Slaven Bilić não poderá contar com Samuel Westley nem Andy Carrol, ambos de fora da lista de inscritos desta competição.
Onze Provável: Adrián – Aaron Cresswell, Angelo Ogbonna, Winston Reid e Carl Jenkinson – Cheikhou Kouyaté, Pedro Obiang e Diego Poyet – Dimitri Payet – Diafra Sakho e Enner Valencia.
Em toda a história estes dois emblemas mediram forças em apenas uma ocasião, precisamente na primeira mão desta pré-eliminatóira que o West Ham venceu por 1-0 em casa.
West Ham
|
1-0 |
Birkirkara
|
2PE |
Europa League 2015/2016
|
Este é então um jogo que deixa pouco para prever. Tendo em conta os contrastantes níveis qualitativos e exibicionais de cada um dos emblemas, este será um jogo que terminará com uma vitória fácil e larga por parte do West Ham.