Uma vitória curta, de apenas 1-0, foi o melhor que o Benfica conseguiu perante o Bordéus, em jogo a contar para a 1ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa. O Tottenham venceu o Inter de Milão por 3-0 e o Chelsea perdeu com o Steaua de Bucareste, no que terá sido a grande surpresa da noite.

Rodrigo levantou o estádio, mas foi só.

Exibição descolorida da equipa do Benfica, perante um Bordéus claramente mais frágil do que os portugueses, mas que conseguiu parte do seu objetivo, saindo da Luz com a eliminatória em aberto. Jorge Jesus promoveu alterações no seu onze, lançando André Almeida na lateral-direita, Roderick e Carlos Martins no meio e Rodrigo na frente ao lado de Cardozo. Foi o espanhol quem originou o momento da noite. Um remate forte e colocado embateu no poste e, tabelando no guarda-redes Carrasso, abriu o marcador. Aos 21 minutos, os encarnados tinham tudo para fechar a eliminatória.

Rodrigo Benfica

Rodrigo esteve no golo da noite

No entanto, Jorge Jesus havia prometido maior dedicação à Liga Zon Sagres e os jogadores obedeceram. Para mais, durante a segunda parte, o técnico haveria de chamar Sálvio e Enzo Pérez para ocupar o lugar de Cardozo e Carlos Martins, fechando mais espaços no meio-campo, mas abdicando de continuar à procura do golo. Com isto, acabou o Bordéus por, finalmente, encontrar espaço para se afirmar no relvado lisboeta, com Ben Khalfallah a desperdiçar oportunidades soberanas para empatar a partida. Num jogo onde se esperava muito mais do Benfica, os encarnados não fizeram tudo o que estava ao seu alcance para se distanciarem do Bordéus.

Tottenham é sinónimo de espetáculo

Previa-se muito mais equilíbrio entre Tottenham e Inter de Milão em White Hart Lane. Mas a verdade é que apenas uma equipa apareceu em campo. Os Spurs de Villas-Boas deram espetáculo, perante o Inter quase inanimado, que se limitou a ver jogar durante os 90 minutos. Gareth Bale, de cabeça, e Sigurdsson, a aproveitar um ressalto, colocaram os ingleses a vencer por 2-0 ao intervalo.

Tottenham Inter de Milão Vertonghen

Vertonghen marcou de cabeça

No reatamento, apesar das trocas operadas por Stramaccioni, o Tottenham continuou a dominar a seu bel-prazer, chegando ao terceiro golo através de um cabeceamento de Vertonghen, tendo ainda oportunidades para aumentar a vantagem. Gareth Bale viu cartão amarelo e estará ausente do jogo da 2ª mão. No entanto, San Siro parece ser apenas um jogo para cumprir calendário na caminhada do Tottenham para os quartos-de-final.

Surpresa na Roménia

Surpresa do dia em Bucareste, com o Steaua a bater o Chelsea por 1-0 e a partir para a segunda mão em vantagem. A equipa inglesa mostrou-se sempre muito apática, talvez com excesso de confiança, enquanto os romenos aproveitaram para criar perigo junto da baliza adversária. Rusescu, na marcação de uma grande penalidade, foi o autor do golo da vitória.

Quem também contrariou as expetativas foi o Basileia, que bateu o Zenit de São Petersburgo por 2-0. Os suiços esperaram até aos 83 minutos para conseguir o primeiro golo, marcado por Marcelo Diaz, e já depois da hora, Luís Neto cometeu uma grande penalidade (e foi expulso), que viria a ser concretizada por Alexander Frei. Tarefa complicada para a equipa russa, que terá que apelar às suas melhores estrelas para conseguir alcançar uma reviravolta que os mantenha na prova.

A Lazio de Roma foi muito superior ao Estugarda num encontro que prometia equilíbrio. Os alemães estiveram sempre um degrau abaixo dos italianos, com Éderson a aproveitar uma boa movimentação na área para fazer o primeiro golo e Onazi a marcar o segundo, depois de uma cavalgada que furou entre a defesa do adversário.

O Newcastle alcançou um empate a zero que lhe dá excelentes perspetivas para o encontro da segunda mão. Num jogo bastante sonolento (o frio e a neve de Moscovo podem ter tido influência), ninguém foi capaz de marcar. A equipa de Alan Pardew tem agora uma grande oportunidade para fazer valer uma das verdades desta Liga Europa: Anzhi não ganhou nenhum dos seus jogos fora na competição.

Boas apostas!