Nos oitavos-de-final da Liga Europa, o Benfica encontra-se com os franceses do Bordéus, um adversário que parece não colocar em questão o favoritismo atribuído aos encarnados. Será a segunda vez que as duas equipas se encontram numa competição europeia, com o Bordéus a ter saído vencedor de um encontro na Taça das Taças de 86/87. Nos restantes encontros da eliminatória, destaque para o Tottenham frente ao Inter de Milão.
Um jogo para ganhar
A Liga Europa não será o principal objetivo do grupo liderado por Jorge Jesus, mas o Benfica entra neste jogo para ganhar, tendo em conta que, tal como afirmou o treinador, não se pode recusar um sucesso europeu. Depois de afastado o Bayer Leverkusen, calhou em sorte encontrar o Bordéus, atual 10º classificado da Ligue 1 francesa, a viver um período menos bom da sua temporada.
O Benfica apresenta-se quase na máxima força, apenas sentindo a falta de Matic, que se encontra castigado. André Almeida deverá ocupar o seu lugar, numa equipa onde deveremos encontrar todos os jogadores que vêm sendo principais opções. Um Benfica de ataque deverá aparecer nos relvados da Luz, tentando resolver o mais depressa possível uma eliminatória onde o Bordéus procura uma tábua de salvação para a sua época.
Depois das saídas de Gouffran e Jussiê em janeiro, o clube girondino não se encontrou ainda com o sucesso. A equipa vem de quatro derrotas consecutivas na Liga e de um sofrido embate com uma equipa do quarto escalão na Taça de França, onde precisou das grandes penalidades para alcançar o apuramento.
Sem Diabaté e Saivet, ambos lesionados, o ataque dos franceses fica entregue a Bellion e Rolán, que estão longe de apresentar real perigo para a defensiva encarnada. A principal figura do Bordéus é Obraniak, membro da seleção polaca, algo lento mas com uma capacidade criativa invejável. O conjunto liderado por Francis Gillot aproveita também os lances de bola parada, com os centrais Sané e Henrique a poderem causar mossa. O objetivo dos franceses passará por tentar não sofrer golos, de modo a levar a eliminatória em aberto para o jogo da segunda mão.
Bale no exame italiano
Gareth Bale tem feito uma temporada magnífica, conduzindo o Tottenham aos lugares cimeiros da Premier League. Na Liga Europa, a equipa encontra agora o Inter de Milão, num exigente exame ao crescimento da equipa treinada por André Villas-Boas. Os olhares poderão incidir mais no galês, que foi decisivo na última vez que as duas equipas se cruzaram, em 2010/11, marcando três golos em San Siro. Mas será também bastante interessante ver como a equipa do Tottenham se desembaraçará de uma malha defensiva mais apertada.
Andrea Stramaccioni é também um jovem técnico, que se tem esforçado por construir um Inter competitivo na Série A. A lutar por um lugar na Liga dos Campeões, os italianos vêm com bons olhos um sucesso europeu, ainda que em termos de momento, pareçam estar mais frágeis do que os ingleses. De qualquer forma, a experiência do Inter poderá falar mais alto, com Freddy Guarín, Cambiasso, Palacio e Cassano a aparecerem como possíveis decisores num jogo que se espera muito tático.
E ainda…
O Anzhi continua muito forte na sua caminhada europeia, sobretudo nas partidas jogadas em casa, onde tem decidido o seu avanço na competição. Ao receber o cada vez mais francês Newcastle, o conjunto russo procurará vencer com margem para controlar a eliminatória em solo inglês. A dupla africana, Eto’o e Traoré, estará em destaque.
Longe dos holofotes, o Estugarda pode ser uma das surpresas da Liga Europa. Com um ataque onde Harnik e Ibisevic já semeavam perigo, poderá agora estrear-se Macheda, uma das contratações de janeiro, junto com Felipe Lopes, o antigo central do Nacional da Madeira. Frente ao Lázio de Roma, onde Pereirinha poderá ser opção, os alemães terão oportunidade de mostrar o seu valor.
Debaixo de contestação em Inglaterra, o Chelsea viaja até à Roménia para procurar respirar ares de vitória. O Steaua de Bucareste apresenta-se como um adversário acessível e Rafael Benítez já mostrou no passado conseguir levar equipas ao sucesso nas provas europeias. Leandro Tatu, antigo jogador do Beira-Mar, será um dos jogadores ao serviço dos romenos que tentará surpreender os Blues.
Boas apostas!