Benfica – FC Porto (Liga Bwin)
Num jogo referente à jornada 27 da Liga Portugal Bwin, agendado para o Estádio da Luz, em Lisboa, ao final da tarde (18h00) da próxima sexta-feira, o Benfica fará as honras da receção ao arquirrival FC Porto, num duelo decisivo para as contas do título de campeão numa altura em que as “águias” têm uma dezena de pontos à maior sob os “dragões” na corrida. O grupo a cargo do alemão Roger Schmidt tem feito um percurso impressionante nesta Liga, somando apenas sete pontos perdidos em 78 possíveis, e vai a jogo de moral reforçado pela possibilidade de deixar o campeão em título a 13 pontos do 1.º lugar em caso de triunfo, arrumando, previsivelmente, as contas do campeonato nesse cenário. Já o coletivo de Sérgio Conceição vem de semanas menos coesas em termos exibicionais, mas fará o orgulho vir ao de cima nesta visita à capital, onde só a vitória interessa para manter as contas do campeonato em aberto nas próximas semanas.
Análise Benfica
A equipa do Benfica pode orgulhar-se sobremodo do trajeto realizado até esta altura na presente edição da Liga Portuguesa, onde ocupa o 1.º lugar do quadro classificativo com 71 pontos somados, 10 acima do FC Porto e 12 acima do Braga. Em 26 jogos realizados, a equipa de Roger Schmidt totaliza 23 vitórias, com apenas dois empates e uma derrota como resultados negativos, somando ainda 67 golos festejados contra 14 golos sofridos.
Com oito vitórias consecutivas, numa reação impressionante ao afastamento após grandes penalidades da Taça de Portugal, frente ao Braga, o Benfica atravessa um momento de forma bastante positivo, seguindo com os níveis de motivação e moral altamente reforçados. Depois de golear o Vitória SC, por 5-1, antes da mais recente interrupção de seleções, o grupo de Schmidt voltou mais comedido em termos exibicionais, mas manteve a personalidade competitiva e não deixou escapar a vitória na visita a Vila do Conde, frente ao Rio Ave, por 1-0, no passado domingo.
Onze provável: Vlachodimos; Bah, Otamendi, António Silva, Grimaldo; Florentino, Chiquinho; João Mário, Rafa, Aursnes; Gonçalo Ramos
Análise FC Porto
A equipa do FC Porto tem estado aquém das expectativas na luta pelo objetivo da revalidação do título de campeão nacional conquistado em 2021/22 e chega a esta 27.ª ronda da Liga Bwin no 2.º lugar da tabela classificativa, com 61 pontos, a 10 da liderança do rival Benfica e dois pontos acima do Braga, tendo, à condição, oito acima do Sporting (menos um jogo). Em 26 jornadas, os “dragões” somaram 19 vitórias, quatro empates e três derrotas, com 56 golos marcados e 17 golos sofridos.
Sem perder há cinco jogos consecutivos, mas com apenas três vitórias nas últimas sete partidas realizadas, a equipa do FC Porto está longe de chegar a este “clássico” com os níveis de confiança no máximo. No passado domingo, a turma de Conceição teve de lidar com várias baixas, que devem estar de regresso nesta visita ao rival Benfica, e não foi além de um triunfo pela margem mínima, de 1-0, na receção ao frágil Portimonense, onde os “dragões” passaram por alguns calafrios até final. Isto depois de dois empates consecutivos, sem golos marcados nem sofridos, com o Braga e o Inter, no “adeus” à Liga dos Campeões.
Onze provável: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano, Zaidu; Pepê, Uribe, Grujic, Otávio; Loader, Taremi
Dica de Prognóstico
Grande “clássico” em perspetiva num palco do Estádio da Luz que promete ter casa cheia e um ambiente espetacular para um dos jogos mais importantes da época desportiva no futebol português, pela influência que pode vir a ter na luta pelo título de campeão nacional. Ao Benfica, o empate terá sabor a vitória, já que servirá para manter os 10 pontos de vantagem que tem na liderança, sendo que ao FC Porto só o triunfo interessará, por forma a manter uma incerteza relativa quanto ao futuro campeão. Assim, espera-se um jogo altamente bem disputado, com as duas equipas a impor uma intensidade e um ritmo competitivo altíssimos, mas com espaços para que a qualidade ofensiva de ambas as partes venha ao de cima. Como tal, será uma opção a ter em conta a aposta a favor de Mais de 0,5 golos na 1.ª Parte, com cotação na Solverde de 1.40.
Casas de Apostas com os melhores Bónus