Benfica – Desp. Aves (Liga NOS)
A lógica da perseguição está instalada, com o Benfica a tentar reduzir a diferença de cinco pontos que tem em relação ao FC Porto, atual líder da Liga NOS. As contas são fáceis de fazer, com os portistas a terem, ainda, que visitar o Estádio da Luz, o Benfica precisa de recuperar pontos para poder depender apenas de si próprio na luta pelo título nacional. Neste sábado, recebe o Desportivo das Aves, conjunto que encontrou novos estímulos e conseguiu, finalmente, apresentar resultados compatíveis com o enorme investimento feito no clube.
Para o Benfica, o que resta do campeonato é uma história do gato e do rato. Habituado a estar no outro lado da barricada, com vantagem na entrada nestas retas finais, a equipa encarnada veste agora a pele do perseguidor, procurando diminuir a diferença dos cinco pontos para com o FC Porto, apostando forte no clássico que se disputará no Estádio da Luz. Por isso mesmo, continuar a garantir vitórias atrás de vitórias é o único resultado que faz sentido, independentemente daquilo que os portistas fizeram, até porque, ao mesmo tempo, é fundamental ir consolidando vantagem em relação ao Sporting, que o persegue também ainda à procura de um lugar de acesso à Liga dos Campeões. O Benfica segue numa série de cinco vitórias consecutivas, com 20 golos marcados e apenas três sofridos, uma força ofensiva muito baseada na capacidade de Jonas, mas que também vem beneficiando de uma estrutura mais presente no momento ofensivo e das boas prestações de Rafa, Pizzi, Zivkovic e Franco Cervi. O internacional português Pizzi junta-se, este fim-de-semana, à lista dos ausentes, cumprindo jogo de suspensão, enquanto Krovinovic e Salvio continuam lesionados. João Carvalho é o nome mais provável para entrar no onze de Rui Vitória.
Onze Provável: Bruno Varela – André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Grimaldo – Fejsa – Rafa Silva, Zivkovic, João Carvalho, Cervi – Jonas.
O Desportivo das Aves está a escapar da descida que chegou a parecer condenação a determinado momento da temporada. Mas, com os valores que tem no seu plantel e todo o investimento feito nesta época, parecia ser inacreditável que a equipa não saísse do fundo da tabela. A época começou mal com Ricardo Soares, Lito Vidigal começou a levantar a equipa do último lugar, mas acabou por sair por divergências com a direção, cabendo a José Mota os louros de uma recuperação que vai indicando que o conjunto de Vila das Aves irá conseguir a manutenção na principal divisão do futebol nacional, isto enquanto está na luta para atingir a final da Taça de Portugal. Os cinco jogos sem perder na Liga NOS valem, neste momento, confiança para os avenses que, a jogar no Estádio da Luz, deverão ensaiar uma estrutura mais defensiva, em busca de surpreender e travar o ataque dos encarnados. Ponck e Cristián Arango, devido a empréstimo, falham esta partida. Alexandre Guedes está lesionado.
Onze Provável: Adriano Facchini – Rodrigo Soares, Rodrigo Defendi, Diego Galo, Nélson Lenho – Mama Baldé, Tissone, Falcão, Vítor Gomes, Nildo Petrolina – Amilton.
Em todos os encontros disputados entre as duas equipas, apenas uma vez a vitória não sorriu ao Benfica. Foi em maio de 2001, quando na Vila das Aves, em jogo da Liga, o encontro terminou empatado a quatro golos.
Favoritismo para o Benfica que tem condições para continuar na senda ganhadora e goleadora.