Benfica – Arouca (Liga NOS)
Líder da Liga NOS mas apenas com um ponto de vantagem sobre o FC Porto, o Benfica jogará, a cada semana, em busca de aumentar a diferença para o seu principal perseguidor. Nada de novo para os encarnados que, na temporada passada, viveram um filme em tudo semelhante. Esta sexta-feira recebem o Arouca, que está neste momento numa posição relativamente tranquila a meio da tabela, e que por isso mesmo poderá chegar à Luz com vontade de arriscar para ganhar. Com a necessidade de controlar a sua ansiedade, o Benfica está mesmo obrigado a vencer.
A equipa do Benfica é o líder da Liga NOS e tem como objetivo, nesta fase do campeonato, afastar as conversas sobre crise e problemas no alcançar das suas ambições. É certo que esta fase menos boa levou a que a proximidade de um dos seus perseguidores se tornasse quase íntima. Por outro lado, o Benfica olha para a sua agenda e verá, já bem perto, o jogo perante o Borussia Dortmund, na próxima terça-feira, o que poderá provocar uma sensação de divisão na mente dos atletas. Por um lado, a absoluta necessidade de vencer no jogo da Liga NOS, por outro, a natural ambição de não correr riscos para estar bem no jogo europeu. Em casa, o Benfica costuma contar com o apoio do seu público para fazer a diferença e pressionar bastante os adversários até que estes cedam. Uma vez mais, será por aí que passará a história deste encontro perante o Arouca. Atacando o seu objetivo e buscando um golo bem cedo na narrativa do encontro, o Benfica terá espaço para depois gerir os níveis físicos dos seus jogadores. Grimaldo e André Horta continuam de fora, devido a lesão, enquanto Salvio é dúvida. O jogo da Liga dos Campeões poderá mesmo trazer mexidas no onze que Rui Vitória preparou para esta partida.
Onze Provável: Éderson – Nélson Semedo, Lindelof, Luisão, Eliseu – Zivkovic, Fejsa, Pizzi, Franco Cervi – Jonas, Mitroglou.
O Arouca está numa posição de alguma tranquilidade, tendo regressado às vitórias nesta última semana na receção ao Vitória de Setúbal. A equipa arouquense foi capaz de se assegurar pontos que lhe permitem olhar de maneira diferente para uma temporada que começou da pior forma e, durante algumas semanas, parecia marcar-se para ser fatal às aspirações da equipa orientada por Lito Vidigal. Depois de duas vitórias, perante Tondela e Estoril, o Arouca perdeu em casa com o Boavista e empatou na deslocação ao terreno do Nacional da Madeira, para voltar a saborear os três pontos na passada semana. Serão, exatamente, esses três pontos os que permitirão ao conjunto de Lito Vidigal poder abordar a viagem ao Estádio da Luz a acreditar numa surpresa. O primeiro objetivo da equipa passará por assegurar que não cede golos cedo, para depois poder, aproveitando alguma ansiedade dos encarnados, desferir um golpe no campeão. De qualquer maneira, aquilo que treinador e equipa desejam não tem maneira fácil de se concretizar. Gilson, emprestado pelo Benfica, não jogará este encontro.
Onze Provável: Bolat – Anderson, Nuno Coelho, Jubal, Nelsinho – Adilson Goiano, André Santos – Kuca, Artur, Mateus – Tomané.
Na primeira volta, o Benfica foi a Arouca vencer por 2-1.
Repetir esse resultado, mas sem apertos, é o objetivo da equipa encarnada em véspera de novo compromisso europeu.