Benevento – AC Milan (Série A)
O líder AC Milan viaja até Benevento na jornada 15 da Série A. A formação “rossonera” aponta à conquista dos três pontos diante de uma equipa que regressou este ano ao “convívio entre os grandes” e ocupa o 10º lugar da tabela.
Análise Benevento
De regresso à elite do Calcio na presente época, o Benevento tem estado à altura das exigências, uma vez que chega a esta jornada 15 no 10º lugar da pauta classificativa com 18 pontos, oito acima da linha de perigo. O objetivo passa por assegurar a continuidade na Série A e, como tal, os dirigentes do clube têm todos os motivos para se encontrarem satisfeitos com aquilo que tem sido o percurso da equipa até então.
Apesar de ter atravessado uma sequência de quatro desaires consecutivos no mês de outubro, três deles para a Série A e um para a Taça de Itália, o Benevento fechou o ano em bom plano. Olhando aos sete jogos que sucederam a essa sequência, note-se que esta equipa somou três vitórias frente a Fiorentina (0-1), Genoa (2-0) e Udinese (0-2) – estas últimas duas de modo consecutivo, a fechar o ano -, empatou com Juventus (1-1), Lazio (1-1) e Parma (0-0) e perdeu com o Sassuolo (1-0) no Mapei Stadium. Há três jogos oficiais que o Benevento não perde, há dois que não sofre golos e embora estes dados reflitam que a equipa melhorou em termos defensivos (como de facto), a realidade é que este Benevento continua a ser muito permissivo nesse capítulo e o último encontro do ano frente à Udinese foi um bom exemplo disso mesmo: o Benevento permitiu que a adversário criasse várias ocasiões para marcar, mas foi bastante ineficaz na hora de atirar à baliza.
Luca Caldirola, Iago Falque e Chrstian Maggio continuam de fora na equipa local, todos a contas com lesões.
Onze provável: Montipò, Letizia, Glik, Barba, Foulon, Schiattarella, Hetemaj, Improta, Insigne, Capraria, Lapadula
Análise AC Milan
O AC Milan entrou em 2021 na liderança da Série A, mas poderá subir ao relvado do Stadio Ciro Vigorito na segunda posição, dependendo daquilo que o rival Inter faça mais cedo, na receção ao Crotone. Os números da formação “rossonera”, mobilizando dados relativos à temporada passada, são impressionantes: o AC Milan, único conjunto ainda invicto nesta época 2020/21, não perde há 26 desafios no campeonato italiano. Em 14 encontros oficiais na presente época, os milaneses venceram dez vezes e empataram quatro e levaram a melhor nos dois últimos duelos do ano frente a Sassuolo (1-2) e Lazio (3-2), apesar das ausências que se verificam no seio da equipa treinada por Stefano Pioli. Outro dado que “salta à vista” diz respeito ao facto de o AC Milan, segundo melhor ataque da Série A com 32 golos marcados até então, ter feito dois ou mais golos em todos os encontros na presente edição da prova. No cômputo defensivo, a equipa não tem pautado propriamente pela consistência, dado que sofreu golos nos últimos cinco encontros.
Para este primeiro encontro em 2021, Pioli poderá contar com os regressos de Kjaer e e Kessié (cumpriu castigo), ambos prováveis titulares. No entanto, nem tudo são boas notícias para o timoneiro milanês, dado que Theo Hernández, lateral com grande influência na manobra ofensiva da equipa, falhará este encontro. Bennacer, Saelemaeker, Gabbia e Zlatan Ibrahimovic continuam a contas com lesões.
Onze provável: Donnarumma, Calabria, Kjaer, Romagnoli, Dalot, Kessié, Tonali, Çalhanoglu, Díaz, Rebic, Rafael Leão
Dica de Prognóstico
O AC Milan é favorito à vitória neste desafio. Se for tão permissivo do ponto de vista defensivo quanto no último desafio de 2020, o Benevento dificilmente será capaz de almejar algo de positivo aqui.