Bayern – Sevilla (Supertaça Europeia)
As equipas do Bayern Munique e do Sevilla têm encontro marcado para o final da tarde da próxima quinta-feira, a propósito da realização da Supertaça Europeia da UEFA, que terá lugar na cidade de Budapest, na Puskás Aréna. O vencedor da Liga dos Campeões da última época procura dilatar o número de troféus europeus na sua galeria, num jogo único onde a equipa de Hans-Dieter Flick tentará confirmar o seu favoritismo contra o conjunto liderado por Julen Lopetegui, que se sagrou campeão da última edição da Liga Europa.
Análise Bayern
Na última temporada, a equipa do Bayern Munique teve uma prestação sensacional em todas as competições, com uma evolução notória no futebol praticado desde que o treinador Hans-Dieter Flick pegou na equipa após a saída de Niko Kovac. À vitória na Bundesliga, onde os bávaros detêm a hegemonia total da última década, o Bayern somou a conquista da DFB Pokal e, mais importante, voltou a sagrar-se campeão europeu, depois da vitória na final da Liga dos Campeões de Lisboa, contra o Paris Saint-Germain.
O início da nova temporada para o conjunto de Munique teve lugar na última sexta-feira, dia em que o Bayern arrancou a todo o gás a campanha de defesa do título de campeão nacional, com uma incrível goleada das antigas, de 8-0, na receção ao Schalke 04, na 1.ª jornada da Bundesliga. Esse foi, de resto, o primeiro jogo de 2020/21 da equipa orientada por Flick, que, neste mercado de transferências, viu ficar praticamente toda a espinha dorsal da última época, exceção feita à saída de Thiago Alcântara para o Liverpool. Em sentido inverso, chegou Leroy Sané para reforçar as opções de ataque, tal como Alexander Nübel para rivalizar com o experiente Manuel Neuer na luta pela baliza.
Kingsley Coman está de fora, a par de Tanguy Nianzou.
Onze provável: Neuer – Pavard, Süle, Alaba, Davies – Kimmich, Goretzka – Sané, Müller, Gnabry – Lewandowski
Análise Sevilla
A equipa do Sevilla também fez uma excelente prestação, ainda que a uma dimensão inferior, mas perfeitamente de acordo com os objetivos traçados no início da época de 2019/20. Sob o comando técnico do espanhol Julen Lopetegui, que continua na liderança da equipa da Andaluzia, o Sevilla conquistou um meritório 4.º lugar em La Liga, ganhando, assim, direito a participar automaticamente na fase de grupos da Liga dos Campeões 20/21. O percurso europeu imaculado culminou com mais uma conquista da Liga Europa da UEFA, após a vitória na final de Colónia contra os italianos do Inter de Milão.
Esta participação na final da Supertaça Europeia será a estreia oficial do Sevilla na temporada 2020/21, após um mercado de transferências onde Lopetegui conseguiu manter a qualidade em relação à época passada, tendo visto sair Sergio Reguilón e Éver Banega. Na lista de reforços, constam Marcos Acuña e Ivan Rakitic, além de outros, sendo estes dois prováveis titulares no esquema mais habitual de Lopetegui na próxima época, onde o objetivo passará por manter o nível competitivo demonstrado na Liga Espanhola no ano passado. Em dois jogos de preparação para o arranque oficial de 20/21, o Sevilla venceu o Levante (3-2) e o Athletic Bilbao (2-1).
Onze provável: Bono – Navas, Koundé, Diego Carlos, Acuña – Fernando, Jordán, Rakitic – Suso, De Jong, Ocampos
Dica de Prognóstico
Face à diferença de qualidade entre as duas equipas, este deverá ser um jogo dominado em termos de posse e de iniciativa na maior parte do tempo pela equipa do Bayern, que terá pela frente um Sevilla previsivelmente recuado intencionalmente no terreno de jogo, com as linhas bastante juntas, a tentar tirar os espaços para os alemães chegarem com perigo à sua baliza. Algo que não será fácil, não só pela qualidade técnica individual dos jogadores de Flick, mas sobretudo pela alta voltagem e dinâmica coletiva que o Bayern tem vindo a apresentar. A somar a isso, o Sevilla poderá conseguir ter uma ou outra boa oportunidade para marcar, uma vez que espaço não deverá faltar nas costas da defesa alemã e esse é precisamente um aspeto do jogo onde a equipa espanhola tem especiais virtudes. A melhor aposta será, assim na vitória do Bayern e Mais de 2,5 golos no jogo, um mercado agregado que está cotado a 1.55 na Betclic.