A 21ª jornada da Bundesliga deixou o campeonato alemão um pouco mais apimentado, com o Bayern de Munique a escorregar em casa do Hertha Berlim, empatando 1-1 com um golo ao cair do pano, e com o Leipzig a vencer e a conseguir aproximar-se do topo. Já o Dortmund e o Hoffenheim pontuaram e subiram para 3º e 4º lugar, respectivamente.

Lewandowski evita derrota

Golo de Lewandowski evita derrota.

Golo de Lewandowski garante 1 ponto à turma de Carlo Ancelotti.

Depois de golear o Arsenal a meio da semana, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, o Bayern de Munique viajou até casa do Hertha Berlim onde sucumbiu a um empate por 1-1, devendo dar graças a Lewandowski que marcou o golo do empate em cima do apito final. O Bayern controlou toda a partida, do início ao fim do jogo e foi quem usufruiu, de longe, de mais oportunidades de golo. Contudo, o Hertha Berlim demonstrou maior eficácia e com apenas 2 remates no alvo, durante todo o jogo, conseguiu marcar um golo, aos 20 minutos, que chegou de bola-parada, depois de Vidal ter cometido uma falta perto da grande área, com Plattenhardt a bombear para dentro de área e Ibisevic a inaugurar o marcador.

O Bayern de Munique respondeu bem à desvantagem e procurou sempre o golo, criando várias situações de golo ao longo da partida, mas sempre a demonstrar falta de eficácia em fazer golo, muitas vezes graças ao guardião Jarstein que negou várias vezes o golo. Roberto Lewandowski, que entrou aos 61 minutos, conseguiu dar o golo do empate aos 6 minutos de descontos, naquele que era o último lance da partida, com Thiago Alcantara, de bola-parada, a cruzar para Robben, que remata para defesa de Jarstein, e com o polaco a fazer o empate na ressaca.

Com este empate, a turma da Baviera permitiu uma aproximação do Leipzig, ficando apenas 5 pontos a separá-los.

Leipzig vence a fica mais perto do topo

Leipzig regressa às vitórias e aproxima-se do líder Bayern.

Leipzig regressa às vitórias e aproxima-se do líder Bayern.

O Leipzig foi até casa do Borussia M’Gladbach no domingo, já ciente do empate do Bayern de Munique, o que lhes deu um acréscimo na confiança em conseguirem arrancar estes 3 pontos e aproximarem-se do 1º lugar, vencendo por 1-2 numa partida onde voltaram a brilhar a dupla atacante de Forsberg e Werner. No primeiro remate à baliza que tiveram, Werner passa para Emil Forseberg que, de fora de área, remata colocado e sem hipótese para o 0-1. Pouco antes do intervalo a equipa da casa teve nos pés a melhor oportunidade de marcar golo, com Thorgan Hazard a bater uma grande penalidade, mas o guarda-redes Gulácsi negou-lhe o golo com uma grande defesa.

No arranque do segundo tempo, mais propriamente aos 54 minutos, nova excelente combinação entre Emil Forsberg e Timo Werner, que acaba com o sueco a assistir o avançado alemão para o 0-2. O Borussia M’Gladbach ainda reduziu a vantagem aos 80 minutos, com Vestergaard a marcar golo de canto, batido por Hazard, mas a não ser suficiente para chegar ao empate.

Dortmund sobre para 3º lugar

Boa prestação do Dortmund acaba numa boa vitória.

Boa prestação do Dortmund acaba numa boa vitória.

Com a derrota do Frankfurt, que jogou à mesma hora que este Borussia Dortmund, a turma comandada por Thomas Tuchel conseguiu finalmente colocar-se no top-3 da tabela de classificação geral com este triunfo sobre o Wolfsburg, por 3-0. Foi ainda um jogo marcado pela ausência da Parede Amarela, já que a bancada sul destinada à claque esteve vazia por castigo, devido ao mau comportamento e violência do encontro contra o Leipzig. O Dortmund entrou forte na partida e criou algumas situações de perigo nos primeiros minutos. Contudo, o primeiro golo da partida foi apontado por Jeffrey Bruma, que teve a infelicidade de colocar a bola na própria baliza aos 19 minutos. Não satisfeito, o Dortmund continuou à procura de mais, mas só encontrou no segundo tempo.

Com o arranque da segunda parte, a equipa de Tuchel precisou apenas de 3 minutos para fazer o 2-0, com Piszczek a aproveitar um desvio de calcanhar de Ginter dentro de área, e a colocar o esférico dentro da baliza, de cabeça. Aos 58 minutos foi altura do jovem Dembélé brilhar, lançando Piszczek no flanco direito e entrando para dentro de área, com o polaco a devolver-lhe a bola com um bom cruzamento e com o jovem francês a não desperdiçar, ditando o 3-0 e fechando as contas da partida. Nota ainda para Pullisic, que falhou um golo aos 74 minutos de baliza aberta.

Com a vitória sobre o Wolfsburg, o Borussia Dortmund sobe até ao 3º lugar, onde conta com os mesmos pontos que o 4º Hoffenheim.

Outras curtas da jornada:

  • Frankfurt desilude com derrota na recepção ao Ingolstadt.
  • Bayer Leverkusen vence em casa do Augsburg e volta a subir na tabela.
  • Werder Bremen vence e está quase a respirar de tranquilidade.
  • Hoffenheim vence e cola-se ao Dortmund no 3º lugar.

Boas Apostas!