Bayern de Munique – FK Rostov (Liga dos Campeões)
Noite de contrastes na Allianz Arena. O Bayern de Munique, vencedor da Liga dos Campeões em cinco ocasiões, apadrinha a estreia do FK Rostov na fase de grupos da prova de clubes mais importante da Europa. Tratado como “Leicester russo” pela imprensa soviética, o modesto conjunto que em 2015/16 lutou até final pela conquista do título russo quer desfrutar da oportunidade que tem em mãos.
O Bayern de Munique, candidato à conquista do troféu, assume a participação na Liga dos Campeões com a maior seriedade desde o primeiro instante. O técnico Carlo Ancelotti promoveu algumas alterações no onze que defrontou o Schalke 04, na última sexta-feira, tendo em vista o embate inaugural na prova dos milhões. O amplo favoritismo da formação da Baviera à entrada para este encontro não permite qualquer relaxamento aos homens da casa, pelo menos a julgar pela estratégia adoptada pelo sucessor de Pep Guardiola no comando técnico da equipa.
O emblema que detém a hegemonia do futebol alemão entrou da melhor forma na nova época, contabilizando três vitórias em outros tantos jogos oficiais. Além da goleada inaugural aplicada ao histórica Carl Zeiss Jena (0-5) na Taça da Alemanha, o Bayern também se impôs categoricamente ao Werder Bremen (6-0) na primeira ronda e deu seguimento ao bom momento na deslocação à Veltins Arena, onde defrontou e venceu o Schalke 04 (0-2). Tal como sucedeu quando Pep Guardiola chegou para ocupar o lugar de Jupp Heynckes, Carlo Ancelotti sabe que há muito trabalho (bem) feito em Munique à entrada para um ano em que a direção assume que impera a ideia de que o ataque à conquista da Liga dos Campeões é uma prioridade. Para tal, nada melhor que o homem que conseguiu “quebrar o enguiço” e conquistar “La Décima” ao serviço do Real Madrid.
Além do “habitué” Holger Badstuber, Kinglsey Coman também está lesionado. Jérôme Boateng e Arjen Robben debelaram lesões recentemente e ainda tentam regressar à melhor forma.
Onze Provável: Neuer, Lahm, Javi Martínz, Hummels, Alaba, Xabi Alonso, Thiago Alcântara, Vidal, Muller, Douglas Costa, Lewandowski
A fase preliminar de acesso à Liga dos Campeões foi o epílogo perfeito para uma das histórias mais bonitas que o futebol russo conheceu nos últimos anos. O FK Rostov, emblema com graves problemas financeiros, ergueu-se às mãos de Kuban Berdyev e inusitadamente envolveu-se na luta pela conquista do título russo. Não conseguiu lograr esse feito, mas assegurou o direito a estar na fase preliminar da Liga dos Campeões. No trajeto com destino à fase de grupos da prova, apesar de todas as dificuldades e duvidas que resultaram inclusive na saída de Kuban Berdyev – ficou apenas como conselheiro do clube -, o FK Rostov afastou Anderlecht e Ajax, duas presenças habituais na fase de grupos da Liga dos Campeões. A entrada na prova constitui um “boost” importantíssimo nas finanças do clube, numa altura em que a continuidade do futebol profissional no clube chegou a ser posta em cima da mesa.
Embora o defesa Bastos tenha deixado o FK Rostov, há figuras como Novoseltsev, Navas, Gatcan, Poloz ou Azmun que permanecem no clube. Atacar o acesso à fase seguinte a partir de um grupo onde estão PSV, Atlético de Madrid e Bayern de Munique parece uma utopia, restando à equipa russa fazer valer a sua força em casa para amealhar alguns pontos. Em noite de visita ao Allianz Arena, ninguém poderá apontar o dedo a esta equipa independentemente do saldo final da partida.
Onze Provável: Dzhanaev, Novoltsev, Navas, Kudryashov, Kireev, Bayramyan, Gatcan, Erokhin, Kalachev, Bukharov, Poloz
É difícil prognosticar outro desfecho para este desafio que não o de uma vitória tranquila para o Bayern de Munique. O FK Rostov esforçar-se-á por alcançar um resultado equilibrado na visita a um dos principais palcos do futebol europeu.