Bayern de Munique – Dusseldorf (Bundesliga)
O Bayern de Munique e o Dusseldorf colocam-se frente a frente este sábado à tarde na Allianz Arena, num desafio a contar para a 12ª jornada da Bundesliga. O Bayern de Munique chega aqui depois de ter sido derrotado em terreno do rival Borussia Dortmund, ficando agora já bem afastado do topo da tabela, e mais longe da defesa do título. Do outro lado apresenta-se um Dusseldorf que conseguiu a segunda vitória da temporada na última jornada, surpreendendo com uma vitória expressiva na recepção ao Hertha Berlim.
O Bayern de Munique ocupa o 5º lugar com 20 pontos, fruto de 6 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, com parciais de 20 golos marcados e 14 golos sofridos. Os Bávaros estão irreconhecíveis no campeonato alemão e chegam aqui com apenas duas vitórias nos últimos 7 jogos consecutivos da prova. Essas duas últimas vitórias deram-se em casa do Wolfsburg (1-3) e do Mainz (1-2), na 8ª e 9ª jornada, falhando depois em vencer na recepção ao Freiburg (1-1) e na última jornada perdendo em terreno do Borussia Dortmund (3-2). No desafio contra o Dortmund, o Bayern deu sinais de melhorias em relação aos últimos jogos, tendo chegado a estar a vencer por duas vezes, mas acabando por permitir a reviravolta no marcador.
Os Bávaros estão agora a 7 pontos do topo da tabela, e precisam de começar a dar uma resposta rapidamente, com alguma pressão a começar a amontoar-se no técnico Niko Kovac, que começa a estar a falhar em corresponder às expectativas do clube de Munique. A limitar as opções dentro das quatro linhas, o técnico croata vê Coman, Tolisso, Alcântara e James Rodríguez de fora, todos lesionados. A equipa tem jogadores de grande qualidade, mas o efeito dentro de campo não tem sido o mesmo que em anos anteriores, e fica agora por ver o quanto a equipa melhorou durante a pausa para competições europeias.
Onze Provável: Neuer – Kimmich, Boateng, Sule e Alaba – Martínez, Muller e Goretzka – Gnabry, Lewandowski e Ribéry.
O Dusseldorf, por sua vez, ocupa o 17º lugar com 8 pontos, fruto de 2 vitórias, 2 empates e 7 derrotas, com parciais de 10 golos marcados e 25 golos sofridos. O Dusseldorf conseguiu finalmente interromper uma serie de 6 derrotas consecutivas ao vencer na última jornada com recepção ao Hertha Berlim, por uns surpreendentes 4-1. Este triunfo sobre o conjunto de Berlim deixou a equipa mais próxima de uma possível saída da zona de relegação, vendo o Schalke 04 e o Nuremberga a ocuparem o 14º e 15º lugar na tabela. O Dusseldorf apresenta dificuldades em jogar como visitante, estando ainda por vencer o primeiro jogo fora de portas na Bundesliga, perdendo 3 das 5 deslocações até agora, contabilizando 2 golos marcados e 14 golos sofridos.
Esta é a equipa com mais golos sofridos no campeonato alemão, e enfrenta aqui um conjunto com fortes individualidades no último terço do campo, o que obriga assim a turma de Friedhelm Funkel a ter de estar bem focada no processo defensivo. Dado que o Dusseldorf é uma equipa com fracos argumentos ofensivos, este irá certamente entrar aqui com uma postura bem defensiva, arriscando apenas nas saídas em contra-ataque. Andre Hoffmann, Raphael Wolf e Sobottka estão de fora, todos lesionados.
Onze Provável: Rensing – Bormuth, Ayhan e Kaminski – Zimmermann, Bodzek, Stoger, Zimmer e Giesselmann.
O Bayern de Munique encontra aqui a equipa com mais golos sofridos no campeonato, bem como uma das com menos golos sofridos. Este é um jogo absolutamente obrigatório de ser vencido, e Niko Kovac precisa de dar uma resposta depois da derrota às mãos do líder Borussia Dortmund. Qualquer outro resultado que não seja uma vitória confortável por parte dos Bávaros será uma surpresa.