A primeira metade do campeonato alemão foi fechada com um tão esperado encontro entre o Bayern de Munique e o Leipzig, terminando com uma vitória confortável para a equipa de Carlo Ancelotti, na Allianz Arena. Foi também uma jornada marcada pelo decepcionante empate do Borussia Dortmund na recepção ao Augsburg.

Gigante da Baviera arrasa Leipzig

Xabi e Thiago Alcântara foram autores de 2 dos 3 golos da partida.

Xabi e Thiago Alcântara foram autores de 2 dos 3 golos da partida.

Desde o início do campeonato que o Leipzig tem dado que falar, estando a conseguir um formidável início de temporada naquela que é a primeira vez que desfila pela Bundesliga, chegando mesmo a estar isolados em 1º lugar. Contudo, nesta última jornada do ano chegou o derradeiro embate entre o poderoso Bayern de Munique e este Leipzig, disputado na capital alemã, o qual os Bávaros não perdoaram e arrasaram os Touros numa vitória bastante confortável. Ainda não tinham decorrido 20 minutos da 1ª parte e o Bayern já vencia por 1-0, com golo de Thiago Alcântara ao aproveitar a recarga de um remate de Lewandowski, ao poste. Apenas 1 minuto depois estiveram ainda muito perto do 2-0, com Douglas Costa a disparar forte contra o poste.

Mesmo em vantagem, o Bayern continuou à procura do golo, acabando por encontrar o 2-0 aos 25 minutos por Xabi Alonso, com Vidal a aproveitar a desatenção de um médio do Leipzig, desarmando-o, com a bola a sobrar para Lewandowski, que entrega para Thiago Alcântara assistir o espanhol. O jogo já parecia sentenciado e ficou ainda mais difícil para os Touros depois de verem Emil Forsberg ser expulso aos 30 minutos, com um vermelho directo, na sequência de uma entrada por trás a Philipp Lahm quando ia sozinho em pleno contra-ataque. A jogar contra 10 unidades, os Bávaros chegaram ainda ao 3-0 no final da 1ª parte, com Lewandowski a converter uma grande penalidade.

As contas estavam assim fechadas, com o 2º tempo a a não ser presenteado com nenhum golo. Foi um jogo controlado pelos Bávaros, que mandavam no ritmo de jogo e não deram espaço ao Leipzig, que só conseguiu acertar na baliza de Neuer por duas ocasiões, ambas na 2ª parte. O Bayern é assim líder isolado do campeonato alemão, com o Leipzig em 2º lugar com uma segurança de 6 pontos para o 3º classificado.

Dortmund continua a desiludir

Borussia Dortmund volta a desiludir.

Borussia Dortmund volta a desiludir.

Num encontro onde o Dortmund foi superior em todos os aspectos, detendo muito mais posse de bola e construindo vários ataques de modo a chegar ao golo, foi o Augsburg, que esteve sempre encostado à sua baliza, o primeiro a chegar ao golo por Ji Dong-won, aos 33 minutos, na sequência de um rápido contra-ataque. Valeu aos Auri-Negros Ousmane Dembélé que apontou o golo da igualdade logo no arranque do 2º tempo, mas ainda assim, a equipa falhou em voltar a marcar e jogo acabou por terminar empatado a uma bola. Nota de destaque para a grande exibição do guarda-redes Hitz, que evitou vários golos do Dortmund.

Com este resultado, o Augsburg mantém-se em 12º lugar, com o Borussia Dortmund a cair até 6º lugar onde soma 27 pontos, apenas 2 a mais que o 6º FC Koln.

Frankfurt aproveita queda de Dortmund

Festa do Frankfurt com destaque para o sueco Hrgota, número 31.

Festa do Frankfurt com destaque para o sueco Hrgota, número 31.

Quem aproveitou bem a escorregadela do Dortmund com a recepção ao Augsburg foi o Frankfurt, que recebeu o Mainz e venceu por uns confortáveis 3-0. Numa primeira parte bastante equilibrada, foi mesmo o Mainz quem criou mais perigo, mas com o Frankfurt a apresentar melhores argumentos na parte da finalização, já que na única vez que acertou no alvo marcou golo, com David Abraham a assistir o sueco Hrgota com excelente passe longo, que por sua vez não desperdiçou na cara do guarda-redes. O jogo foi para intervalo com apenas 1 tento no marcador, e logo ao início do 2º tempo a partida acabaria por ficar marcada com o vermelho directo mostrado a Córdoba, do Mainz.

Em vantagem numérica, Barkok sai do banco aos 70 minutos para fazer o 2-0 aos 75, assistido por Hrgota, que viria a apontar o 3-0 apenas 10 minutos logo depois, um grande jogo do sueco, que apontou 2 golos e assistiu o restante. Com este resultado, o Frankfurt sobe para 4º lugar e fica apenas a 1 ponto do 3º Hertha Berlim.

Outras curtas da jornada

  • Hertha Berlim vence na recepção ao último Darmstadt, por 2-0.
  • Hamburgo soma a 3ªa vitória ao vencer na recepção ao Schalke, estando cada vez mais próximo da saída da zona de relegação.
  • Wolfsburg vence em casa do Borussia M’Gladbach por 1-2 e afasta-se da linha de água.
  • Hoffenheim desilude com empate a uma bola na recepção ao Werder Bremen e cai para 5º lugar.

Boas Apostas!