BATE Borisov – Arsenal (Liga Europa)
O BATE Borisov e o Arsenal colocam-se frente a frente esta quinta-feira na Borisov Arena, num desafio a contar para a 1ª mão dos dezasseis avos de final da Liga Europa. O conjunto da casa chega aqui preparado para o primeiro jogo oficial de 2019, visto que o seu último jogo foi em Dezembro, ainda antes do Natal. Do outro lado chega um Arsenal que já deixou claras as suas ambições nesta Liga Europa e irá fazer de tudo para ir o mais longe possível na competição.
O BATE Borisov qualificou-se como 2º classificado do Grupo L, ficando atrás do Chelsea e à frente do MOL Vidi e PAOK. Esta é uma competição onde a equipa não tem história, sendo esta apenas a 7ª vez que disputa a Liga Europa, e apenas em duas ocasiões conseguiu ir além da fase de grupos, não avançando depois destes dezasseis avos de final. O último jogo da equipa foi a 13 de Dezembro nesta Liga Europa, onde venceu o PAOK, e desde aí que nunca vais voltou a disputar nenhum desafio oficial.
A jogar em casa na prova, a equipa venceu o MOL Vidi (2-0), mas perdeu contra o Chelsea (0-1) e o PAOK (1-4). A equipa não apresenta nenhuma baixa confirmada e chega aqui com um plantel bem fresco. Contudo, sem um jogo competitivo desta magnitude há 2 meses, e diante de uma equipa como o Arsenal, a equipa chega aqui em maus lençóis e não se pode limitar a defender o empate como fez com o Chelsea na fase de grupos, já que esta é uma eliminatória e ainda se terá de deslocar a Anfield.
Onze Provável: Scherbitski – Rios, Volkov, Filipenko e Filipovic – Dragun, Ivanic e Baga – Skavysh, Signevich e Stasevich.
O Arsenal, por sua vez, chega aqui depois de ter assegurado a qualificação como líder do Grupo E, ficando à frente do Sporting CP, Vorskla e Qarabag. Os Gunners nunca venceram esta competição, sendo esta uma prova que disputaram poucas vezes sua história, uma vez que costumam disputar sempre a Liga dos Campeões. A equipa perdeu uma final em 1999/2000, em grandes penalidades contra o Galatasaray, quando ainda era Taça UEFA, e desde aí que o mais longe que chegou foi na temporada transacta, onde perdeu nas meias-finais contra o Atlético de Madrid. Os Gunners chegam aqui num momento complicado, já que têm vindo a alternar constantemente entre vitórias e derrotas nos seus últimos jogos, vencendo 3 dos últimos 6 que disputaram e perdendo os restantes 3.
No entanto, o Arsenal apresenta um bom registo fora de portas na Liga Europa, venceram os 3 jogos disputados na fase de grupos, contra o Qarabag (0-3), Sporting CP (0-1) e Vorskla (0-3). As coisas continuam a complicar-se para Unai Emery, que vê jogadores como Sokratis, Danny Welbeck, Hector Bellerin, Rob Holding e Granit Xhaka de fora, todos lesionados. Aubameyang e Ozil falharam o jogo de sábado por doença, mas deverão regressar aqui ao onze inicial, enquanto que Denis Suárez, contratação de inverno, deverá estrear-se como titular neste desafio. Emery irá procurar rodar jogadores, mas as opções estão muito limitadas quanto ao sector defensivo. Ainda assim, o treinador espanhol já deixou claro que o objectivo da equipa é vencer a Liga Europa, e é nisso que a equipa estará focada quando entrar em campo.
Onze Provável: Cech – Lichtsteiner, Mustafi, Koscielny e Monreal – Elneny, Guendouzi e Suárez – Mkhitaryan, Aubameyang e Ozil.
Estas equipas encontraram apenas duas vezes, na fase de grupos da Liga Europa na época transacta, e o Arsenal goleou por um agregado de 10-2. Tendo em conta que a equipa da casa não irá apresentar um ritmo competitivo que se compare ao do Arsenal, já que não joga desde meados de Dezembro, e visto que esta é uma fase a eliminar e de nada serve ao Borisov defender o empate em casa na 1ª mão. Com um plantel bem superior e com um ritmo competitivo muito mais elevado, a vitória deverá sorrir aos Gunners.