Bastia – Nice (Ligue 1)
Depois de ter perdido o primeiro lugar isolado, estando agora em igualdade de pontos com o AS Monaco, o Nice tem uma viagem complicada até à Córsega, onde defrontará um conjunto com objetivos bem diferentes, mas com a mesma necessidade de pontos. Um jogo para demonstrar se o Nice está em condições de poder continuar a sonhar com o primeiro lugar ou se Lucien Favre terá de adaptar o seu projeto para encontrar uma via de acesso à Europa sem cair em dramas, por menor rendimento.
Para o Bastia, a jogar em casa, a vitória tem que ser o objetivo e o Nice, sendo um dos líderes do campeonato, não é propriamente um conjunto que assuste, como Monaco ou Paris SG. Aliás, o Paris SG teve imensas dificuldades para vencer na Córsega e será o mesmo tipo de tratamento que o Bastia estará a preparar para a receção ao Nice. Em 17º lugar e vindo de derrotas frente ao Marselha e ao Nancy, para além de uma pesada goleada sofrida em Paris, em jogo da Taça de França, o Bastia está num daqueles momentos decisivos, onde necessita demonstrar outro tipo de qualidades, de forma a não cair mesmo para baixo da linha de água e comprometer aquilo que é o seu objetivo de época. Ao mesmo tempo, a equipa passa por uma reformulação, com a saída de Thievy Bifouma e a chegada de novas contratações que, no entanto, ainda não devem estar disponíveis. Quem também falhará o encontro são os internacionais presentes na CAN, El Kaoutari e Lassana Coulibaly, o suspenso Allan Saint-Maximin e os lesionados Crivelli, Marange e Squillaci.
Onze Provável: Leca – Cioni, Djiku, Bengtsson, Keita – Cahuzac, Mostefa, Danic – Diallo, Nangis, Ngando.
Tem sido bastante duro, para o Nice, aguentar o ritmo que o levou a ser líder isolado da Ligue 1. Sendo normal a expetativa de ver o conjunto de Lucien Favre decair, sobretudo agora, que já foi alcançado no primeiro lugar, também é bom assinalar que isso se tem devido a inúmeras ausências que têm impedido que o técnico consiga apresentar o seu melhor onze em muitas das jornadas disputadas. Depois de empatar em Paris, na primeira semana de dezembro, e ter perdido em Bordéus em jogo da Taça da Liga, o Nice ainda alcançou uma vitória, frente ao Dijon, antes de terminar com um empate, de novo em Bordéus, para o campeonato. A entrada no novo ano tem sido complicada, com a eliminação da Taça de França, pelo Lorient, e um empate caseiro frente ao Metz que permitiu a colagem do Monaco no primeiro lugar. Ainda assim, as ausências pesam e muito, ainda nesta viagem até Bastia. Seri está no Gabão a disputar a Taça das Nações Africanas, enquanto Hassen, Eysseric, Cardinale, Baysse e Ricardo Pereira estão lesionados. Balotelli estará de volta ao onze, mas Belhanda, por sua parte, continua em dúvida. Pressente-se, assim, o coração da equipa bastante frágil para esta jornada.
Onze Provável: Benítez – Marchand, Dante, Sarr – Souquet, Koziello, Cyprien, Walter, Dalbert – Pléa, Balotelli.
Na primeira volta, o Bastia foi até Nice roubar pontos, com um empate.
O objetivo passará por repetir tal façanha, enquanto para o Nice, qualquer resultado que não seja a vitória poderá acentuar a sensação de crise.