Depois de empatar a zero com o Málaga, em Camp Nou, o Barcelona foi até ao Estádio Municipal de Anoeta empatar a uma bola com a Real Sociedad, um empate que os deixa ainda mais afastados do rival Real Madrid, que voltou a vencer nesta 13ª jornada, levando já 6 pontos de vantagem mesmo antes do tão esperado El Clássico, já no próximo fim-de-semana.
Barcelona perde pontos em território basco

Barcelona volta a perder pontos e fica 6 pontos atrás dos Merengues.
A última vez que o Barcelona conseguiu vencer em casa da Real Sociedad foi em 5 de Maio de 2007, na 33ª jornada do campeonato espanhol. Desde então que não consegue vencer no Anoeta e este último jogo não foi diferente. O Barcelona teve sempre dificuldade em lidar com a pressão alta da Real Sociedad e foi mesmo a equipa da casa quem controlou completamente o primeiro tempo, com os catalães a não conseguirem fazer um único remate no alvo, com o jogo a ir para o intervalo ainda a zero. Já no segundo tempo, também com a Real Sociedad a ser superior, foi mesmo La Real quem chegou ao golo por intermédio de Willian José, aos 53 minutos, fazendo o 1-0.
Ainda assim, a resposta não demorou muito a chegar e Messi, que finalizou uma boa jogada de Neymar, estabeleceu o 1-1 aos 59 minutos. O jogo viria ainda ter um momento caricato, com a Real Sociedad a ver um golo ser-lhe anulado depois de um remate de Vela na trave, em que houve polémica se o esférico entrou ou não, e com Vella na recarga a fazer o 2-1, o esse golo a ser anula, injustamente, com o árbitro a considerar que o médio estava adiantado. Ainda assim, já perto do fim da partida, La Real voltou a estar perto do golo, com Vela a rematar ao poste.
Com este empate, o Barcelona fica 6 pontos atrás do líder Real Madrid, com estes a enfrentarem-se já na próxima jornada, em Camp Nou. Já a Real Sociedad mantém-se em 5º lugar, com 23 pontos.
Oblak deixa baliza Colchonera inviolável

Atlético de Madrid vence e sobe para 4º lugar.
Depois de ser goleado na recepção ao Real Madrid, em mais uma edição do efervescente derby madrileno, na 12ª jornada, o Atlético de Madrid levantou a cabeça e foi vencer por 0-3 em terreno do Osasuna, num jogo onde o herói começou mesmo por ser o guarda-redes. A emoção começou logo na 1ª parte, com uma grande penalidade a favor do Osasuna logo aos 14 minutos, sendo nesse preciso momento que o ex-guarda-redes do Benfica brilhou, ao defender o castigo máximo apontado por Roberto Torres, mantendo assim a igualdade no marcador. Ainda na 1ª parte do encontro Diego Godín e Kévin Gameiro certificaram-se que a igualdade era desfeita, com Godín a saltar mais alto na grande área do Osasuna e a cabecear para dentro da baliza do Osasuna, na sequência de um canto marcado por Koke.
Apenas 1 minuto depois, Correa isola Kévin Gameiro que, na cara do guarda-redes, foi frio e eficaz ao apontar o 0-2. Começada a 2ª parte, o Atlético de Madrid teve uma tarefa difícil em segurar um Osasuna determinado a dar a volta ao resultado. Contudo, as contas viriam a ser fechadas por um Colchonero, com Ferreira-Carrasco a apontar o 0-3 aos 77 minutos. Este resultado lança equipa de Diego Simeone para 4º lugar na tabela, enquanto o Osasuna se mantém na zona de relegação, em 19º lugar.
Jogo agitado no Bernabéu

Ronaldo, no lance do 2º golo, torna-se o melhor marcador da temporada, na La Liga.
Se há algo que o Real Madrid não teve nesta jornada, foi uma vitória tranquila na recepção ao Sporting Gijón. A partida até começou muito bem para Los Blancos com uma grande penalidade a seu favor logo aos 5 minutos, com Cristiano Ronaldo a ser chamado para concretizar, com êxito, o castigo máximo. Pouco depois, ainda antes dos 20 minutos de jogo, é novamente o internacional português a marcar, desta vez na sequência de um bom cruzamento de Nacho, com Ronaldo a corresponder com um cabeceamento em mergulho. Ainda assim, quando a lógica apontava para uma tarde de goleada, o Real Madrid relaxou e os visitantes não perdoaram, com Carlos Ramona a reduzir o marcador a trazer emoção ao jogo, aos 35 minutos de jogo.
O segundo tempo não foi melhor e a equipa da casa não melhorou, continuando a dar muitos espaços na zona do meio-campo e com o Sporting Gijón a procurar o golo do empate. Foi então aos 78 minutos que surgiu o lance derradeiro em que Duje Cop teve nos pés o golo do empate, ao ser chamado para bater uma grande penalidade, com o croata a conseguir enganar Navas, mas a tirar mal as medidas e a atirar por cima da baliza.
Não existiram mais golos na partida e o Real Madrid sofreu até ao fim, mas conseguiu somar os 3 pontos que os deixa na liderança do campeonato com 6 pontos a mais que o 2º Barcelona, com o tão esperado El Clássico já na próxima jornada. Já Cristiano Ronaldo, com estes 2 golos, coloca-se no topo da lista de melhor marcador do campeonato, com 10 tentos assinalados, 1 a mais que Messi.
Outras curtas da jornada
- Eibar vence na recepção ao Real Betis e está a 1 ponto do 6º lugar de acesso à Liga Europa.
- Villarreal decepciona ao perder na recepção ao Leganés, por 0-2, caindo para a 6ª posição da tabela.
- Sevilla vence na recepção ao Valencia e cola-se ao Barcelona no 2º lugar, ambos com 27 pontos.
- Granada volta a perder, desta vez em casa do Espanyol, e soma o 13º jogo consecutivo sem vencer.
Boas Apostas!