O Barcelona voltou a falhar em vencer no Campo Nou para o campeonato espanhol, desta vez, empatando no clássico contra o Atlético de Madrid. Por sorte, nesta 5ª jornada o Real Madrid também não conseguiu melhor que um empate, ficando então apenas 3 pontos a separar as duas equipas.
Barça volta a ficar pelo caminho
O Camp Nou foi palco do primeiro clássico do campeonato espanhol desta temporada, com o Barcelona e o Atlético Madrid a enfrentarem-se no típico duelo cheio de rivalidade e também bastante agressividade nas disputas de bola, que o diga Felipe Luis, que ficou com os pitons de Luis Suárez bem marcados no seu pé. O Barcelona dominou completamente o jogo, principalmente na 1ª parte, detendo 73% da posse de bola e executando 5 remates à baliza adversária, concretizando 1 deles em golo, através de Rakitic com um belo remate de cabeça. Ferido, o Atlético de Madrid entrou com uma postura diferente na 2ª parte e tornou-se mais agressivo, embora o Barcelona continuasse a ser superior.
Tudo mudou aos 59 minutos com Messi a ser forçado a sair depois de contrair uma rotura no adutor da perna direita. Este foi um factor determinante na partida, já que Simone aproveitou Fernando Torres e Ángel Correa na mesma altura, que logo na primeira intervenção no jogo, 1 minuto depois de entrarem, Torres assiste Correa depois de uma desatenção da defesa Blaugrana. Surgiram ainda algumas ocasiões de golo, com o Barcelona a manter-se superior, mas o marcador manteve-se inalterável.
Com isto, o Barcelona fica a 3 pontos do Real Madrid, e o Atlético de Madrid a 4. Já Lionel Messi ficará de fora dos relvados por 3 semanas.
Real Madrid falha em Santiago Bernabéu
O Real Madrid cedeu os primeiros pontos da temporada com um empate por 1-1 na recepção ao Villarreal. Os Merengues não entraram bem no jogo e desempenharam uma primeira parte mal conseguida, com o Submarino Amarelo a colocar-se em vantagem no Santiago Bernabéu através de Bruno Soriano, de grande penalidade, graças a uma falta cometida por Sergio Ramos. Contudo, o capitão Merengue não tardou a redimir-se, e logo no reatar da segunda parte igualou a partida. Os pupilos de Zidane ganharam confiança e tomaram as rédeas do jogo, falhando apenas na finalização, com algum mérito também para o Villarreal que soube jogar com o relógio.
Mesmo com Cristiano Ronaldo e Gareth Balo de volta ao XI inicial, a falta de Luka Modric e Casemiro foi bem sentida no meio-campo, ficando ainda a partida a ser marcada com a lesão de Marcelo.
Valencia soma os primeiros pontos da temporada
Foi apenas à 5ª jornada que o Valencia somou, finalmente, os primeiros pontos no campeonato espanhol, embora que tenha sido um pouco atabalhoado na forma como os conseguiu, mas o importante é que no apito final o marcador apontava para 2-1 a seu favor. O Valencia recebeu então o o recém-promovido Deportivo Alavés, que colocou Los Ché em vantagem no marcador aos 28 minutos graças a um auto-golo de Languardia, acabando por empatar a partida ainda antes do intervalo, por mérito de Toquero.
O ambiente no Mestalla não era agradável, com os adeptos da casa a assobiarem a própria equipa. Ainda assim, e depois de alguns sustos, Ruano, defesa do Alavés, foi imprudente e cometeu uma falta sobre Bakkali dentro de área, com Dani Parejo a não perdoar na marca dos 11 metros e tirar o Valencia do último lugar.
Outras curtas da jornada
- O Málaga somou a primeira vitória da temporada ao bater o Eibar por 2-1 num encontro animado e cheio de acção, com os Malaguistas a praticarem um bom futebol.
- Sevilla vence o derby da Andaluzia, derrotando o Real Betis por 1-0, com Samir Nasri a cobrar o livre que deu origem ao golo, que com uma cabeçada de Gabriel Mercado, garantiu os 3 pontos à turma de Jorge Sampaoli.
- O Celta de Vigo também somou o primeiro triunfo da temporada, vencendo 2-1 na recepção ao Sporting Gijón, com Iago Aspas a apontar a grande penalidade que garantiria os 3 pontos à turma da casa, aos 87 minutos.
- A Real Sociedad goleou na recepção ao Las Palmas numa partida que ficou marcada pela expulsão de Prince Boateng, dos visitantes, aos 21 minutos, com o jogo a terminar 4-1 para a equipa da casa.
- Athletic Bilbao voltou a vencer, desta vez, em casa do Granada por 1-2, com Aymeric Laporte a apontar o golo da vitória aos 77 minutos.
- O Espanyol soma a primeira vitória da temporada com uma vitória por 1-2 em casa do recém-promovido Osasuna, com Gerard Moreno a garantir a vitória.
- O Leganés, recém-promovido, respondeu de forma bastante positiva à goleada imposta pelo Barcelona na última jornada, vencendo em casa do Deportivo por 1-2, subindo até meio da tabela de classificação geral.
Boas Apostas!