Cumpridos os jogos de quarta-feira da 2ª jornada da Liga dos Campeões, o destaque vai para o Barcelona e o PSG que venceram depois de se encontrarem em desvantagem no marcador, e para o Bayern de Munique e Benfica, com ambos a terminarem derrotados. Já o Manchester City ficou aquém das expectativas depois de não conseguir melhor que um empate a três bolas no território do Celtic.

Arsenal e PSG empatados na liderança do Grupo A

Parceria brilhante de Walcott e Alexis Sánchez deu nas vistas.

Parceria brilhante de Walcott e Alexis Sánchez deu nas vistas.

O Arsenal venceu o FC Basel por 2-0 com alguma facilidade no Emirates Stadium, um jogo onde foram claramente superiores aos visitantes e chegaram ao golo bastante cedo. Em destaque ficaram Theo Walcott, autor dos dois golos, e Alexis Sánchez, que fez as duas assistências para o avançado inglês. Os dois golos da partida foram apontas ainda na 1ª parte, aos 7 e 26 minutos, e com um FC Basel apenas preocupado em manter a solidez defensiva, David Ospina teve uma noite bastante tranquila, com os suíços a acertarem apenas 3 vezes na baliza dos Gunners.

Já o PSG, depois de ter empatado a uma bola contra o Arsenal, na 1ª jornada do Grupo A, foi até à Bulgária onde discutiu esta 2ª jornada com o Ludogorets Razgard. Os Parisienses apanharam um susto bem cedo na partida, com Natanael a adiantar o Ludogorets com um golo de livre directo. Ainda antes do intervalo, Matuidi iguala o marcador. Os visitantes foram claramente superiores ao conjunto da casa, que apenas esperava pelo momento certo de ganhar a bola e lançar o contra-ataque. Os Parisienses confirmaram o favoritismo pouco depois do início da 2ª parte, com Dí Maria a assistir Cavani para o 1-2.

Apenas 3 minutos depois de Cavani colocar o PSG em vantagem, o Ludogorets teve uma oportunidade empatar, mas valeu o guarda-redes francês Aréola, que defendeu a grande penalidade de Comsin Moti. Aos 60 minutos  Cavani bisa na partida e fecha as contas do jogo. Os Parisienses dividem então a liderança do Grupo A como os ingleses, ambos com 4 pontos.

Barça aproveita deslize do City

Piqué resolve para o Barcelona ao marcar o golo da vitória.

Piqué resolve para o Barcelona ao marcar o golo da vitória.

Os espanhóis foram à Alemanha vencer o Borussia M’Gladbach, por 1-2, e aproveitaram o decepcionante empate do Manchester City na Escócia, frente ao Celtic por 3-3, para se isolarem na liderança do Grupo C. O Barcelona até começou mal o jogo, com o Borussia M’Gladbach a colocar-se em vantagem no marcador aos 34 minutos, por Thorgan Hazard, no único remate feito pelos alemães à baliza de ter Stegen. Já na 2ª parte, Arda Turan sai do banco aos 59 minutos e, assistido por Neymar, faz o golo do empate. Os alemães apenas atacavam em contra-ataque, com o Barcelona a ter a posse de bola e a fazer muitos passes, acabando assim por chegar ao 1-2 por intermédio de Piqué.

Já o Manchester City viveu jogo de emoções fortes na Escócia, num encontro onde se encontrou em desvantagem no marcador por três vezes, mas conseguindo sempre empatar. Numa 1ª parte bastante emocionante, o Celtic marcou um golo madrugador, por Moussa Dembélé aos 3 minutos, com o a resposta dos ingleses a ser rápida, através de Fernandinho. Pouco depois, Raheem Sterling tem a infelicidade de marcar um auto-golo, aos 20 minutos, mas redimindo-se a fazer o golo do empate apenas 8 minutos depois. A 1ª parte estava então arrumada, e logo no início da 2ª metade, Moussa Dembélé bisa na partida e coloca os escoceses novamente em vantagem, com Nlito a voltar a empatar aos 55 minutos. Apesar da superioridade dos Citizens, estes caíram a um empate um pouco decepcionante, por 3-3.

Os ingleses deixam então o Barcelona isolado no 1º lugar com 6 pontos, seguindo em 2º lugar com 4, deixando o Celtic em 3º com apenas 1 ponto e o Borussia M’Gladbach em último, sem nenhum ponto. Na 3ª jornada deste agrupamento poderemos assistir a um escaldante Barcelona – Manchester City.

Gigante da Baviera cai em Madrid

Golo solitário de Ferreira-Carrasco garante 3 pontos ao Atlético de Madrid.

Golo solitário de Ferreira-Carrasco garante 3 pontos ao Atlético de Madrid.

O Bayern de Munique voltou a cair em casa do Atlético de Madrid, perdendo por 1-0. Os Bávaros, como era de esperar, apresentaram o típico futebol de posse onde trocavam a bola através de passes curtos, mas isso não foi o suficiente para penetrarem na muralha defensiva do Atlético de Madrid, que pressionou bastante os alemães e os colocou em algumas situações difíceis. Os Colchoneros chegaram à vantagem ainda na 1ª parte por intermédio de Ferreira-Carrasco, um belo lance individual do extremo belga que valeu 3 pontos aos espanhóis.

O Atlético de Madrid ainda teve oportunidade de aumentar a vantagem aos 84 minutos, mas Griezmann falhou em fazer golo na marcação de uma grande penalidade. Foi um encontro equilibrado, mas a turma de Diego Simeone volta a conseguir levar a melhor sobre o Gigante da Baviera.

Águia abatida em Nápoles

Nápoles goleia Benfica por 4-2, com Mertens em destaque, ao bisar na partida.

Nápoles goleia Benfica por 4-2, com Mertens em destaque ao bisar na partida.

Num jogo dominado pelo conjunto da casa, foi o Benfica a ter duas boas oportunidades de golo nos primeiros 10 minutos, com Mitroglou a desperdiçar ambas ocasiões. O ditado é velho, “quem não marca, sofre”. E foi mesmo isto que aconteceu, o Nápoles colocou-se em vantagem aos 20 minutos por intermédio de Hamsik, de livre-directo. Este golo deixou os Encarnados sem saberem muito bem o que fazer, e ainda ficaram pior na 2ª parte, ao sofrerem 3 golos de rajada, Mertens aos 51 e 58 minutos, e Milik aos 54, de grande penalidade.

Estava pintada a goleada no marcador da partida, 4-0. Valeu ainda às Águias Gonçalo Guedes e Toto Salvio que saíram do banco e reduziram o marcador para 4-2, resultado final. O campeão português precisa agora de fazer melhor, mas muito melhor, se ainda pretende seguir em frente, já que ocupa o último lugar deste Grupo B com 1 ponto a par com o Dínamo Kiev, ficando o Besiktas em 2º lugar com 2 pontos e o Nápoles a liderar isolado, com 6.

Outras curtas da jornada

  • O Besiktas, com Quaresma, Talisca e Aboubakar em campo, não conseguiu vencer o Dínamo Kiev, repetindo o 1-1 contra o Benfica, no Estádio da Luz. Quaresma ainda colocou o Besiktas na liderança através de um golaço de livre-directo, aos 29 minutos, mas os ucranianos acabaram por empatar aos 65 minutos.
  • O Rostov não conseguiu melhor que um empate por 2-2 na recepção ao PSV. Os russos estiveram em vantagem duas vezes, 1-0 e 2-1, com Dmitri Poloz a bisar aos 8 e 37 minutos. Já o PSV chegou sempre à igualdade, marcou Propper aos 14 minutos, e Luuk de Jong aos 45. Rostov e PSV dividem o 3º e último lugar do Grupo D, ambos com 1 ponto.

Boas Apostas!