Depois de uma partida caricata do Barcelona contra o Atlético de Madrid, os Culés lá conseguiram chegar à final da prova, enquanto que a grande surpresa vai para o modesto Alavés, que fez uma boa campanha na prova e bateu o Celta de Vigo nas meias finais, chegando pela primeira vez na sua história à final desta prova.

Catalães prevalecem em jogo emocionante

Barcelona novamente na final da Taça do Rei.

Barcelona novamente na final da Taça do Rei.

O Barcelona conseguiu a qualificação à final da Taça do Rei ao eliminar o Atlético de Madrid, valendo-lhes uma boa prestação no Vicente Calderón, onde venceram por 1-2, e empatando por 1-1 nesta 2ª mão que se revelou um jogo um pocuo caricato onde os Colchoneros afirmam terem sido prejudicados pela arbitragem com um golo mal anulado. As duas equipas entraram bem e o Barça foi o primeiro a criar perigo, com Suárez a rematar contra a malha lateral da baliza logo aos 4 minutos. O Atlético de Madrid respondeu de imediato em contra-ataque, com Ferreira-Carrasco a entrar dentro de área, puxa para dentro e remata forte, mas à figura de Cillessen. A primeira meia-hora de jogo só deu Atlético de Madrid, pressionando sempre muito bem e usufruindo das melhores situações de golo.

Contudo, mesmo perto do intervalo Messi voltou a fazer das suas, pegando na bola dentro do meio-campo Colchonero, e partindo sozinho para cima de 3 jogadores do Atlético de Madrid, chegando à entrada da área, puxa para o pé esquerdo e dispara forte rente ao chão, obrigando Moyá a uma defesa incompleta, com Suárez a estar no sítio certo para aproveitar a recarga e a fazer o 1-0. Com a chegada do segundo tempo o jogo ficou marcado aos 57 minutos com expulsão de Sergi Roberto, depois de uma entrada dura sobre Filipe Luís que lhe deu o 2º amarelo. Na sequência da falta de Sergi Roberto surge o primeiro momento caricato da partida, com Griezmann a marcar um golo mais que válido, mas com os árbitros a tomarem a má decisão de anularem o golo ao francês por suposta posição irregular.

Aos 68 minutos Ferreira-Carrasco vê também o segundo cartão amarelo e é expulso, entrada dura em Arda Turan. Aos 76 minutos Leo Messi quase que fez o 2-0 de livre directo, com a bola bater na trave. Aos 79 minutos houve então uma grande penalidade cometida sobre Kevin Gameiro, ainda que algo duvidosa, com o próprio francês a bater a grande penalidade mas a atirar contra a barra. 3 minutos depois Kevin Gameiro redime-se e estabelece a igualdade depois de uma assistência de Griezmann, que lhe deixou a baliza praticamente aberta. O último lance do jogo foi aos 84 minutos, com Suárez a fazer o 2-1, mas em posição irregular, com o árbitro a tomar a decisão correcta. Ainda assim, na final Luis Suárez será baixa confirmada, já que também foi expulso ao cair do pano.

Alavés faz história

Edgar Méndez marca o único golo das duas mãos e leva o Alavés à final.

Edgar Méndez marca o único golo das duas mãos e leva o Alavés à final.

Depois de um empate a zero em Vigo, o Alavés trouxe a decisão da eliminatória para o seu território, com o jogo a tornar-se cauteloso e não com muitas situações de grande perigo. O primeiro remate do jogo foi aos 5 minutos, por Deyverson, mas a sair ao lado e sem perigo. Respondeu o Celta de Vigo aos 10 minutos com Iago Aspas a obrigar Pacheco a uma boa defesa. O primeiro tempo contou apenas com um livre-directo a favor do Alavés que levou algum perigo, mas acabou por chegar o intervalo naquele que estava a ser um jogo pouco emotivo.

Na segunda parte valeu Álvarez ao Celta de Vigo, ao defender um bom remate de fora de área de Camarasa, aos 64  minutos. O prolongamento parecia cada vez mais eminente com as duas equipas mais concentradas a defender do que em atacar. Contudo, em campo desde os 79 minutos, Edgar Méndez desbloqueou o marcador aos 81 minutos, recebendo uma bola de cabeça vinda de Camarasa e partiu decidido em direcção à baliza do Celta de Vigo, tirando dois jogadores da frente e não facilitando no cara a cara com Álvarez. Aos 95 minutos de jogo o Alavéz podia ter feito o 2-0 num contra-ataque onde Álvarez estava fora da baliza, mas Deyverson falhou escancaradamente no cara a cara com o guardião, com Camarasa ao seu lado, sozinho.

Com esta vitória, o Alavés alcança pela primeira vez na sua história a final da Taça do Rei, tendo que enfrentar o poderoso Barcelona.

Boas Apostas!