Foi ao passar da quarta jornada da La Liga que o Real Madrid cometeu o primeiro deslize, em San Mamés, o que permitiu ao Barcelona, que venceu no Anoeta, assumir a liderança do campeonato, agora com dois pontos de vantagem sobre os rivais de Madrid.

Vitória sofrida em San Sebastián

Vitória deixa Barcelona isolado na liderança.

Vitória deixa Barcelona isolado na liderança.

A Real Sociedad inaugurou o remodelado Anoeta onde, bastante motivada pela apoio dos seus adeptos, entraram bem na partida e colocaram-se na frente do marcador logo aos 13 minutos de jogo, com Elustondo a aproveitar uma boa perdida na grande área catalã, fuzilando a baliza de Ter Stegen. O Barça tentou reagir, mas o resultado não se alterou até ao intervalo. O segundo tempo começou com um ritmo mais rápido, com as duas equipas a criarem algumas oportunidades, e só com Coutinho (46′) e Busquets (57′) em campo, é que o Barcelona conseguiu mudar o resultado.

Luis Suárez conseguiu igualar a partida graças a uma defesa incompleta de Rulli, a um cabeceamento de Piqué. Motivados com a igualdade no marcador e confiantes em conseguir virar o resultado, os catalães continuaram a partir para cima da Real Sociedad, que foi sempre muito perigosa a aproveitar os contra-ataques, valendo ao Barça a boa exibição de Ter Stegen. Dembélé conseguiu fazer o segundo golo do Barcelona, fechando as contas da partida, novamente após alguma confusão na grande área basca, com Rulli a ficar mal na fotografia. Apesar de uma exibição pouco conseguida, os 3 pontos pertencem ao Barça e estes lideram o campeonato com um registo 100% vencedor.

Merengues escorregam em San Mamés

Entrada de Isco resgata 1 ponto para os Merengues.

Entrada de Isco resgata 1 ponto para os Merengues.

Naquela que é sempre uma deslocação muito difícil, o Real Madrid encontrou dificuldades em levar a melhor sobre Los Leones. O jogo começou equilibrado, com as duas equipas a criarem algumas oportunidades nos primeiros 20 minutos. A equipa da casa foi a primeira a conseguir chegar ao golo, à passagem da primeira meia hora do jogo, com Inaki Muniain a finalizar uma boa jogada colectiva. Los Leones ainda fizeram o segundo golo através de bola parada, mas foi assinalado fora de jogo. O Real Madrid ainda esteve perto de igualar o jogo antes do intervalo, mas Unai Simón conseguiu travar o bom remate de Luka Modric. As substituições de Lopetegui fizeram toda a diferença no segundo tempo, com o espanhol a lançar Casemiro ao intervalo, para o lugar de Ceballos, para equilibrar o centro do terreno, e colocou Isco em campo aos 61 minutos, por Modric.

O golo da igualdade chegou aos 63 minutos, e começou a ser fabricado no meio-campo. Toni Kroos segurou a bola, lançou Gareth Bale pelo flanco direito e o galês, com o seu pior pé, cruzou direito para o coração da área onde apareceu Isco para finalizar, com um incomum golo de cabeça. Até ao final da partida, nenhuma das equipas conseguiu desbloquear a igualdade no marcador.

Outras curtas da jornada:

  • Valencia continua alérgico às vitórias, desta vez com empate a zero na recepção ao Real Betis.
  • Carlos Bacca marca golo solitário na vitória do Villarreal em casa do Leganés.
  • Atlético de Madrid volta a desiludir com empate a uma bola no Wanda Metropolitano, numa exibição decepcionante frente ao Eibar.
  • Sevilla desilude na recepção ao Getafe e acaba derrotado por 0-2.
  • Girona fecha jornada com vitória na recepção ao Celta de Vigo, por 3-2.

Boas Apostas!