O Barcelona voltou a escorregar no campeonato espanhol, desta vez à passagem da 17ª jornada, em casa do Villarreal ao não conseguir melhor que um empate a uma bola, num jogo muito polémico. Por outro lado, o Real Madrid continua a sua senda de vitórias enquanto que o Sevilla conseguiu um resultado surpreendente em casa da Real Sociedad, que lhes permitiu subir até ao 2º lugar.
Messi evita derrota ao cair do pano

Golo sensacional de Leo Messi impede derrota.
O Barcelona viajou até ao El Madrigal onde não conseguiu melhor que um empate por 1-1, ainda que tenha sido o conjunto dominante durante toda a partida, com Messi a impedir a derrota perto do fim do jogo. Depois de uma primeira parte em branco e com algumas situações de golo especialmente para os catalães, foi mesmo o Villarreal quem inaugurou o marcador aos 50 minutos, na sequência de um rápido contra-ataque conduzido por Alexandre Pato, que faz uma bela assistência para Sansone finalizar de forma clínica.
A turma de Luis Enrique não virou a cara à desvantagem e continuou a lutar pelo golo do empate, que só não conseguiu mais cedo devido a uma péssima decisão do árbitro Villanueva, que deixou passar em claro uma mão na bola intencional de Bruno Soriano a bloquear um remate de Leo Messi dentro da área do Submarino Amarelo aos 72 minutos. Ainda assim, o astro argentino viria a salvar o Barça mesmo ao cair do pano com um golo sensacional na cobrança de um livre directo, aos 89 minutos, evitando assim uma derrota blaugrana no El Madrigal. Houve ainda tempo para uma expulsão de Jaume Costa, já em tempo de descontos, por acumulação de cartões amarelos.
Com este empate, o Barcelona cai para 3º lugar e é ultrapassado pelo Sevilla, que leva agora 1 ponto de vantagem na 2ª posição.
Real Madrid invicto à 39 jogos consecutivos

Real Madrid continua registo de 39 jogos invicto.
O registo impressionante de resultados do Real Madrid continuou no sábado, com os Merengues a golearem na recepção ao Granada por 5-0, somando assim o 39º jogo invictos. A resistência do Granada no Santiago Bernabéu não durou mais de 12 minutos, com Isco a abrir o marcador com uma assistência de Benzema, que por sua vez seria quem iria fazer o 2-0 aos 20 minutos, na recarga de um remate de Modric. Cristiano Ronaldo não se deixou ficar e juntou-se à festa, fazendo o 3-0 apenas 7 minutos depois, com um bom cabeceamento depois de um cruzamento de Marcelo. Passados os primeiros 30 minutos de jogo e Isco estava novamente a brilhar, fazendo o 4-0 depois de um bom cruzamento de Modric.
O jogo foi então para o intervalo por 4-0 e com o começo do segundo tempo o Real Madrid tirou o pé do acelerador. Ainda assim, foi Casemiro quem fechou as contas do jogo ao apontar o 5-0 aos 58 minutos, finalizando um cruzamento de bola-parada de James Rodríguez ao aparecer completamente sozinho no 2º poste. Com estes 3 pontos o Real Madrid mantém-se em 1º lugar com 40 pontos somados, 4 a mais que o 2º Sevilla, e ainda conta com 1 jogo disputado a menos que as restantes equipas.
Sevilla goleia no Anoeta

Ben Yedder brilha no Anoeda com hat-trick e uma assistência.
Nesta 17ª jornada o Sevilla enfrentou uma difícil deslocação ao Anoeta para defrontar a Real Sociedad. Pelo menos, era pensado ser uma difícil deslocação. Contudo, Ben Yedder demonstrou o contrário ao presentear os adeptos com aquilo que seria uma verdadeira noite de sonho para ele e para os Sevillistas, apontando 3 golos e uma assistência. O primeiro golo da noite aconteceu aos 25 minutos, com Ben Yedder a aproveitar a recarga de um remate do companheiro Franco Vázquez. Apenas 4 minutos depois e o franco-tunisiano já estava a bisar, assistido por Franco Vazquez.
O encontro foi a 0-2 para o intervalo e assim continuou durante alguma tempo. Foi então aos 69 minutos que, com a entrada de Pablo Sarabia, o jogo viria a ter ainda mais brilho, com apenas 4 minutos decorridos depois da entrada do número 17 e este estaria a fazer o 0-3 para o Sevilla, respondendo da melhor forma a um cruzamento atrasado de Ben Yedder, que serie ele quem fecharia as contas do jogo aos 83 minutos, batendo Rulli pela 3ª vez no encontro graças a um passe magistral de Pareja.
Com estes 3 pontos o Sevilla sobre para 2º lugar e ultrapassa assim o Barcelona, ficando agora com 1 ponto de vantagem.
Outras curtas da jornada:
- Atlético de Madrid vence em Eibar por 0-2 e sobre para 4º lugar.
- Athletic Bilbao perde oportunidade de se aproximar dos lugares de acesso à Europa ao empatar a zero na recepção ao Alavés.
- Celta de Vigo e Las Palmas vencem Málaga e Sporting Gijón, respectivamente, e sobem para a metade cimeira da tabela, ambos com 24 pontos.
- Leganés perde em casa do Real Betis e cai para mais perto da zona de relegação, ficando apenas 4 pontos acima da linha de água.
Boas Apostas!