No domingo discutiu-se a 17ª jornada do campeonato holandês, a última jornada antes da pausa de inverno que assinalou o final da primeira volta.

Feyenoord e a excelente primeira volta

O avançado Nicolai Jorgensen é o melhor marcador do campeonato com 12 tentos assinalados.

O avançado Nicolai Jorgensen é o melhor marcador do campeonato com 12 tentos assinalados.

O Feyenoord entrou nesta época 2016/17 numa forma fenomenal ao vencer os primeiros 9 jogos consecutivos da Eredivisie, apontando 25 golos e concedendo apenas 3 no processo. Sem dúvida, uma marca impressionante. O primeiro desaire chegou apenas na 12ª jornada, em casa do Go Ahead Eagles, um desaire algo compreensível tendo em conta que foi logo 3 dias depois de um embate para a Liga Europa.

Agora fora das competições europeias, depois de não ter conseguido melhor que o 3º lugar no Grupo A da Liga Europa, com o Fenerbahce e o Manchester United à sua frente, a turma de Giovanni van Bronckhorst pode focar-se inteiramente no campeonato holandês, onde é actualmente líder isolado, com 42 pontos somados, 5 a mais que o 2º classificado Ajax. Se com uma agenda bem preenchida com o campeonato holandês, Taça da Holanda e a Liga Europa o Feyenoord se conseguiu impôr no topo da tabela nesta primeira volta, agora livre das competições europeias deverá conseguir manter o bom percurso rumo ao título.

Ajax e PSV na luta pelo 2º lugar

O Ajax e o PSV também são duas equipas que entraram muito bem no campeonato, ainda que não tenham conseguido acompanhar o arranque fulminante do Feyenoord. O Ajax contabiliza mais derrotas (2) que o PSV (1), mas tem sido mais eficaz no que toca a vencer jogos, vencendo 11 embates enquanto que o PSV venceu apenas 9 até agora, tudo para a Eredivisie. Ainda assim, o Ajax apresentou-se incapaz de vencer qualquer um dos últimos 4 jogos consecutivos, detendo também uma agenda bem preenchida já que alinha nas competições europeias, onde depois de se qualificar aos dezasseis-avos de final da Liga Europa irá ter o Legia Varsóvia pela frente.

Ajax e PSV empatam no último jogo do ano e distanciam-se do 1º lugar.

Ajax e PSV empatam no último jogo do ano e distanciam-se do 1º lugar.

Fora da Taça da Holanda, é menos uma prova com o treinador Peter Bosz terá que se preocupar, devendo assim focar-se na perseguição ao Feyenoord que lidera com 5 pontos de vantagem e em manter uma distância de segurança com o PSV, contando 3 pontos de superioridade. Na última jornada da Eredivisie, este Ajax recebeu o PSV e foi incapaz de vencer, com o jogo a resultar num empate, o que os distanciou do 1º lugar.

O PSV, mesmo apesar de ter sofrido apenas 1 desaire nos 17 jogos que disputou na Eredivisie, contabiliza demasiados empates, 7 para ser mais exacto. Ainda assim, é 3º classificado e mesmo estando a 3 pontos do 2º lugar, conta com uma segurança de 5 pontos sobre o 4º classificado Heerenveen, e agora sem ter de se preocupar com a Taça da Holanda, já eliminado, e sem competições europeias, já que foi o último classificado do Grupo D da Liga dos Campeões, torna-se um perigoso concorrente em conseguir um assalto à 2ª posição nesta 2ª metade do campeonato que se aproxima. É ainda importante destacar que esta formação comandada por Phillip Cocou apresenta a melhor defesa de todo o campeonato, concedendo apenas 8 golos em 17 jogos.

Go Ahead Eagles no fundo do poço

O Go Ahead Eagles chega a este fim da primeira volta do campeonato holandês em muito maus lençóis, encontrando-se no fundo do poço com 12 pontos, somando até ao momento um total de 11 derrotas na prova. Com apenas 1 vitória nos últimos 10 jogos consecutivos, a formação comandada por Hans Koning está a ter demasiadas dificuldades em conseguir somar pontos, vendo a linha de água já a 4 pontos de distância tendo vindo a dar poucos sinais de quem está a conseguir melhorias no sistema de jogo.

Para além de terem vindo a apresentar claras dificuldades defensivas nos contra-ataques, em defenderem contra jogadores de maior qualidade técnica e em bloquearem remates de longe, as Eagles apresentam ainda um poder de finalização muito fraco, sem nenhum argumento que se destaque. Sem terem que se preocupar com competições europeias nem com a Taça da Holanda, resta saber se o técnico Hans Koning irá conseguir voltar mais forte depois desta pausa de inverno e tirar a sua equipa deste mau momento.

Boas Apostas!