Ayat – Tyumen (UEFA Futsal Champions League)
Ayat e Tyumen voltam a encontrar-se na Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League, isto depois de se terem defrontado na Ronda Principal. Os russos levam vantagem no confronto direto e, a jogar em casa, querem repetir a façanha.
Ayat
O Ayat teve que sofrer para chegar a esta Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League, No grupo 3 da Ronda Principal, disputado na Lituânia, o Ayart não teve capacidade para competir com esta equipa do Tyumen (8-3) nem com o Barcleona (7-1), mas uma vitória por cinco bolas a quatro diante da vulnerável formação do Vytis permitiu seguir em frente.
A nível interno, o Ayat tem disputado a Taça do Cazaquistão nesta etapa inicial da temporada. Em quatro jogos, somou o mesmo número de vitórias, preparando-se para disputar as meias-finais da competição após esta Ronda de Elite.
O ala brasileiro Matheus Preá é a principal figura do Arat e leva já 13 golos somados na atual temporada. O pivot cazaque Azat Vailiullin é outro dos elementos a ter em conta na equipa treinada pelo jovem técnico Kanat Tanakpaev. Além de Prá, Hebbert de Jesus, luan, Artem Kacher e Konstantin Agapov são os extra comunitários que militam nesta equipa que é, provavelmente, a mais vulnerável do grupo que o Sporting integra.
Tyumen
O Tyumen é a principal ameaça ao favoritismo do Sporting no que diz respeito ao acesso à “final-four” da UEFA Futsal Champions League. Os russos são, à partida, o segundo conjunto mais forte do agrupamento e têm o factor casa a seu favor.
Na Ronda Principal, o Tyumen perdeu por uma bola a zero diante do Barcelona (1-0), desaire que deixou a conquista do grupo “à mercê” dos catalães. Nos dois encontros seguintes, bateu o Vytis (4-2) e goleou precisamente este Ayat por oito bolas a três.
Nikolay Ivanov tem à sua disposição uma equipa forte e disponível em termos físicos que, à partida, conseguirá vencer os dois primeiros jogos neste grupo, disputando uma autêntica “final” com o Sporting. Apesar de estarmos a falar de equipas em pedestais diferentes, em certos aspetos, o Sporting encontrará aqui uma equipa idêntica ao Dobrovec, adversário na ronda anterior. O guardião Léo Gugiel, o ala Vilian e o pivot Bruno Taffy são os “Canarinhos” às ordens de Ivanov, ao passo que o melhor marcador da equipa é Artem Antoshkin, ala russo que leva 13 golos apontados na atual temporada.
No campeonato, o Tyumen é quatro colocado com menos três pontos que o líder KPRF Moskva. Nota para o facto de apresentar o ataque mais concretizador da prova com 47 golos marcados em dez jogos.
Prognóstico
O favoritismo está todo do lado do Tyumen, conjunto que joga em casa e cuja vitória na ronda anterior frente a este Ayat não deixa margem para duvidas. A equipa cazaque, no entanto, deverá apresentar-se agora com a lição melhor estudada, causando mais dificuldades à formação russa.