A Austrália e o Perú conseguiram as últimas vagas para o Mundial 2018, a realizar no próximo verão, com o conjunto da América do Sul a vencer a Nova Zelândia, e com os australianos a derrubarem a selecção das Honduras.

Hat-trick de Mile Jedinák garante passagem à Rússia

Jedinák garante acesso à Rússia em 2018.

Jedinák garante acesso à Rússia em 2018.

Foi na manhã de quarta-feira que a Austrália conseguiu carimbar a passagem à Rússia com a recepção às Honduras, vencendo esta 2ª mão por 3-1 depois de terem empatado a 1ª mão sem golos. Esta é a 5ª presença dos australianos na competição, e a 4ª presença consecutiva (1974, 2006, 2010 e 2014). Depois do empate a zero nas Honduras, esta 2ª mão ficou decidida na segunda parte do jogo em lances de bolas paradas. Aos 54 minutos, Mile Jedinák desbloqueia o marcador num livre directo, ainda com Henry Figueroa a desviar a bola para dentro da própria baliza.

Depois disso, aos 72′ e 85′ minutos Jedinák apontou mais dois golos, ambos em grande penalidade, decidindo desta forma a eliminatória. Já ao cair do pano, Maynor Figueroa apontou o golo de honra, aos 90 minutos, mas de nada serviu, e a Honduras ficam de fora do Mundial 2018, depois de terem participado em 2010 e 2014.

36 anos depois, Peru regressa ao Mundial

36 anos depois, o Peru regressa à maior competição de selecções.

36 anos depois, o Peru regressa à maior competição de selecções.

Depois de um empate a zero na 1ª mão, foi na madrugada desta quinta-feira que o Peru conseguiu carimbar passagem à maior prova de selecções ao derrubar a Nova Zelândia, garantindo a primeira presença na competição 36 anos. A selecção onde actuam Carrillo, que entrou aos 74 minutos, e Hurtado, suplente não utilizado, venceu o encontro por 2-0 num jogo que acabou por ser de sentido único. A alegria peruana começou aos 28 minutos, com um dos históricos da selecção a desbloquear o marcador. Jefferson Farfán, jogador do Lokomotiv e que já representou o Schalke e o PSV, recebeu um passe de Cueva já dentro da área e fuzilou o guarda-redes da Nova Zelândia. Aos 65 minutos foi o central Christian Ramosa decidir o jogo, aproveitando uma bola perdida na área após um pontapé de canto e fechou as contas do jogo.

Com esta vitória, o Peru garantiu a participação no seu 5º Campeonato do Mundo. Desde 1982, em Espanha, que o Peru não estava presente na prova e vai entrar diretamente para o Pote 2 do sorteio da prova.

Boas Apostas!