Atromitos – Fenerbahce (Liga Europa)
Apesar da diferença de valor entre as duas equipas, uma partida entre gregos e turcos é sempre motivo para enorme expetativa. O Atromitos chega ao playoff depois de afastar os suecos do AIK, mas terão missão mais do que complicada para conseguir ultrapassar o Fenerbahce de Vítor Pereira, que depois de ter caído na Liga dos Campeões, tem como obrigação conseguir ultrapassar este conjunto e buscar o melhor percurso possível na segunda prova europeia em termos de visibilidade e importância.
Apesar de ser uma equipa em crescendo na Grécia, o Atromitos nunca antes desta temporada tinha sido capaz de ultrapassar uma eliminatória nas provas europeias. Desde a sua estreia em 2006/07 que os gregos sentem essa dificuldade, ainda que se possam “queixar” de sempre ter encontrado adversários de enorme qualidade, como o Sevilha, o Newcastle ou o AZ. Esta temporada, ultrapassaram o AIK da Suécia, matando o borrego, mas agora terão missão bem complicada pela frente. O plantel sofreu uma reformulação profunda em relação à temporada passada, vendo sair oito jogadores em final de contrato e mais dois elementos que estavam emprestados. No capítulo das chegadas, mantém-se a política de poucos gastos, chegando jogadores muito experientes como Le Tallec, do Vallencines, ou Usero, do Asteras Tripolis, a custo zero, com Milos Stojcev a chegar do FK Sarajevo. Marcelinho foi figura da equipa na eliminatória anterior, marcando nos dois encontros, voltando a ser a figura mais perigosa da equipa na partida desta quinta-feira.
Onze provável: Gorbunov – Lazaridis, Fyntanidis, Bittolo, García, Umbides, Usero, Marcelinho, Godoy, Le Tallec, Napoleoni.
O Fenerbahce já viveu uma das grandes desilusões da temporada, ao não ser capaz de ultrapassar o Shakhtar Donetsk na ronda de qualificação da Liga dos Campeões. Vítor Pereira está na Turquia para construir uma equipa campeã e conta com os recursos para ter um conjunto fortíssimo, mas a eliminatória chegou cedo de mais na temporada, com algumas das suas principais estrelas ainda incapazes de dar o melhor nesse jogo. Neste momento, as suas ideias já estarão mais integradas na equipa, que já deverá ser capaz de colocar em jogo todo o seu potencial. Robin van Persie e Nani serão os dois nomes mais sonantes entre as contratações feitas, mas as chegadas de Souza, Kjaer, Fernandão ou Fabiano também ajudarão a tornar este conjunto bem mais forte. A vitória na primeira jornada da Liga Turca também já ajudou a equipa a melhorar as suas dinâmicas e a reforçar a sua confiança, pelo que Vítor Pereira deverá viajar confiante até à Grécia, para jogar contra uma equipa que conhecerá bem, já que esteve naquele país o ano passado.
Onze provável: Demirel – Ozbayrakli, Abdoulaye Ba, Bruno Alves, Kaldirim – Raul Meireles, Souza – Nani, van Persie, Diego – Sow.
Este será o primeiro confronto oficial entre as duas equipas.
O Fenerbahce é claro favorito, mas o Atromitos não venderá nada barata a vitória ao seu adversário. Um jogo disputado, emotivo e com muita luta à mistura é o que mais se espera do confronto entre as duas equipas.