Atlético Mineiro – Figueirense (Brasileirão Série A)
O Independência acolhe um encontro entre duas equipas que estão em situações antagónicas nesta recta final do campeonato brasileiro. O Atlético Mineiro está confortávelmente na terceira posição com 56 pontos e tem a qualificação para a Libertadores 2017 praticamente assegurada, enquanto o Figueirense luta contra o tempo na tentativa de permanecer no principal escalão.
Com oito pontos de desvantagem em relação ao líder Palmeiras, o sonho do Atlético Mineiro em conquistar o título brasileiro desvanece-se a cada jornada que passa, mas a qualifciação para a Libertadores 2017 é praticamente um dado consumado. No terceiro lugar com oito pontos de vantegem em relação ao Corinthians (7º), só uma verdadeira hecatombe faria com que o Atlético Mineiro não terminasse o campeonato entre os seis primeiros colocados. Na Copa do Brasil, a formação treinada por Marcelo Oliveira também segue com reais aspirações e marca presença entre os quatro finalistas, depois de ter levado a melhor sobre o Juventude na decisão através da marcação de grandes penalidades depois de uma derrota no tempo regulamentar por uma bola a zero.
O Atlético Mineiro apresenta um registo caseiro muito agradável e chega a este desafio na sequência de cinco vitórias de modo consecutivo para o campeonato brasileiro. Invicto no Independência desde março, o “Galo” atravessa uma série de 13 jogos sem perder perante os seus adeptos, registo respeitável que não deixa margem para duvidas quanto à autoridade que patenteia no seu território. Patric, Carlos Cavalho, Marcos Rocha e Maicosuel são baixas confirmadas para este encontro, todos devido a lesão.
Onze Provável: Victor, Cesar, Silva, Erazo, Santos, Urso, Carioca, Cazares, Clayton, Robinho, Fred
A tarefa do Figueirense está cada vez mais complicada. A equipa tem sentido muitas dificuldades para inverter a atual tendência e à entrada para esta jornada está na 18ª e antepenúltima posição com 32 pontos, menos quatro que o Internacional de Porto Alegre, emblema imediatamente acima da linha de perigo. Depois de uma derrota caseira frente ao líder Palmeiras (1-2), não se augura nada de bom para o Figueirense nesta visita ao terreno de uma equipa que dispõe de outro tipo de argumentos. Embora tenha conseguido pontuar na última deslocação que efetuou ao terreno do Coritiba (0-1), o Figueirense tem sentido imensas dificuldades sempre que joga fora de casa. O ponto conquistado no estádio Couto Pereira é caso virgem nos últimos cinco jogos. A cada jornada que passa, as probabilidades de o emblema de Florianópolis descer aumentam e a equipa não tem conseguido demonstrar que tem valor para dar a volta à atual situação, rubricando muito modestas.
Além de todas as debilidades reconhecidas à equipa orientada por Marquinhos Santos, acresce mais uma dificuldade para este desafio, uma vez que não poderá contar com dois habituais titulares por suspensão: Dodô e Rafael Moura. Elicarlos também não está disponível devido a lesão.
Onze Provável: Fernández, Ayrton, Barbosa, Werley, Pedroso, Ferrugem, Renato, Caucaia, Bady, Santos, Silva
Este será o terceiro embate entre as duas equipas esta época. No grupo C da Primeira Liga, em fevereiro, o Figueirense venceu por duas bolas a uma, enquanto na 13ª jornada do Brasileirão, em Florianópolis, o compromisso terminou empatado a uma bola. Tudo indica que neste encontro se registará o resultado que ainda não aconteceu este ano: Vitória do Atlético Mineiro.