Atlético Goianiense – Londrina (Brasileirão Série B)
Ao empatar na última ronda, o Atlético Goaniense “descolou” da liderança e tem agora dois pontos de atraso em relação ao Vasco da Gama. No regresso aos jogos em casa, o Atlético quer vencer o Londrina para pressionar o líder Vasco da Gama, que só entrará em campo no sábado para disputar o encontro relativo à 16ª jornada.
A última jornada colocou um travão ao bom momento do Atlético Goianiense. O empate (2-2) no eletrizante clássico Estadual com o Goiás impediu que a equipa continuasse em igualdade pontual com o Vasco da Gama, adversário que venceu o respetivo compromisso diante do Brasil de Pelotas e aproveitou para se isolar novamente no topo da pauta classificativa. Agora, o objetivo passa por somar o terceiro triunfo caseiro de modo consecutivo, depois de já ter derrotado Criciúma (1-0) e Náutico (3-0).
Após o último encontro, o técnico Marcelo Cabo enalteceu o “amadurecimento” da equipa, factor importante para uma equipa que está envolvida na luta pelo título. O sucesso do Atlético Goianiense na atual edição da prova reside sobretudo no que a equipa tem conseguido fazer em casa. Dos 29 pontos que possui à entrada para a 16ª ronda, 18 foram alcançados em casa – cinco vitórias em seis jogos. Embora a equipa chegue a este encontro na sequência de um empate, tem todas as condições para alcançar os três pontos diante do Londrina.
Onze Provável: Márcio, Matheus Ribeiro, Lino, Marllon, Pedro Bambu, Marquinho, William Schuster, Michel, Magno Cruz, Gilsinho, Alison
A exigência do calendário da Série B fez com que o Londrina não tivesse hipótese de regressar Paraná, viajando diretamente de Belém – onde empatou (0-0) com o Paysandu – para Goiânia. O Londrina está numa posição bem mais modesta que o Atlético Goianiense, ocupando a 10ª posição com 21 pontos à entrada para esta ronda. Sem vencer há duas jornadas, o Londrina vem de dois empates consecutivos frente a Criciúma (2-2) e Paysandu (0-0). Fora de casa, o Londrina só conquistou um terço dos 21 pontos que atualmente possui – venceu o Bahia (1-2) e empatou com Goiás (1-1), Joinville (1-1), Oeste (1-1) e Paysandu (0-0). De resto, este percurso modesto em encontros disputados fora do Estádio do Café já se verificava durante o Estadual que antecedeu o início da Série B brasileira.
A atual edição do segundo escalão brasileiro assinala o regresso do Londrina após 12 anos de ausência, de tal forma que o emblema que tem atravessado uma fase de reestruturação não pode almejar a muito mais que garantir a permanência e, se possível, com uma temporada livre de sobressaltos. É certo que ainda estamos numa fase prematura da temporada, mas o Londrina já leva sete pontos de avanço em relação ao “Z4” de descida e a conquista do objetivo está bem encaminhado.
Onze Provável: Marcelo Rangel, Lucas Ramon, Luizão, Matheus, Léo Pelé, Igor, Zé Rafael, Germano, Rafael Gava, Jô, Itamar
O histórico de confrontos entre Londrina e Atlético Goianiense é curto, uma vez que as duas equipas só se defrontaram duas vezes a título oficial. Os dois emblemas mediram forças no segundo escalão brasileiro em 1998 e dividiram os louros em ambas as ocasiões, uma vez que os encontros se traduziram em dois empates (1-1; 0-0). À entrada para este encontro é o Atlético Goianiense quem tem maior responsabilidade, uma vez que joga em casa e luta por objetivos mais altos que o Londrina. Em suma, o Atlético Goianiense é favorito a garantir os três pontos nesta partida.