A jornada 18 da Série A começa já esta sexta-feira. Em Itália, a semana que agora finda ficou marcada pela realização dos últimos quatro encontros relativos aos oitavos-de-final da Taça transalpina. A grande surpresa da ronda aconteceu no Olímpico de Roma, palco que assistiu à eliminação da AS Roma na receção ao Torino.
Antes do início da semana, Inter, Fiorentina, AC Milan e Lazio já tinham confirmado as respetivas presenças no quartos-de-final da Taça de Itália. Nos quatro primeiros desafios da ronda, disputados entre 12 e 14 de dezembro, as dificuldades demonstradas pelo Inter de Milão para afastar o Pordenone – só conseguiu fazê-lo na decisão através da marcação de grandes penalidades – constituíam aquela que era, até à data, a maior surpresa atendendo aos valores de uma e outra equipa.
Esta semana, o Nápoles foi o primeiro emblema a seguir para a fase seguinte ao vencer na receção à Udinese (1-0), adversária que no fim-de-semana tinha aplicado a primeira derrota ao Inter de Milão, em pleno Meazza, por três bolas a uma. Treinados por Maurizio Sarri, os napolitanos apresentaram-se com algumas alterações no onze inicial. Luigi Sepe, Christian Maggio, Emanuele Giaccherini, Marko Rog e Adam Ounas foram algumas das principais novidades na equipa titular. Aos 58 minutos, Sarri lançou dois “ases” do seu baralho: Dries Mertens e Lorenzo Insigne. O tento da vitória viria a ser apontado por Insigne, aos 71 minutos, catapultando a equipa do sul de Itália para a fase seguinte da competição.
Em Turim, a história não foi muito diferente: Allegri abdicou de alguns rostos habituais e colocou em campo uma equipa com várias alterações. A vantagem chegou mais cedo – aos 42 minutos, por intermédio de Dybala – e a vitória frente ao Genoa ficou selada a 14 minutos do fim, altura em que Gonzalo Higuaín apontou o 2-0 na receção ao Genoa, carimbando um triunfo com um perfume oriundo do país das “Pampas”.
A grande surpresa aconteceu na capital, em pleno Olímpico de Turim. Tanto a AS Roma como o Torino se apresentaram com alterações face às suas versões habituais, situação normal atendendo ao calendário “apertado” nesta fase final do ano civil. Os roamanos não estiveram nos seus melhores dias, averbaram a terceira derrota caseira da temporada e ficaram por aqui na Taça de Itália numa partida em que nunca chegaram a estar em vantagem. Lorenzo De Silvestri deu vantagem ao “Toro” no final da primeira parte, Simone Edera dilatou a vantagem ao minuto 72 e Patrik Schick, avançado checo contratado pela AS Roma após a sua transferência da Samp para a Juve ter sido abortada, estabeleceu o 1-2 final.
A Atalanta também avançou para os “quartos” e marcou encontro com o Nápoles no San Paolo, isto depois de ter vencido o Sassuolo com golos de Cornelius e Tolói. Na próxima fase da Taça, há dois “derbys” locais: um em Milão, entre AC Milan e Inter, outro em Turim, entre Juventus e Torino.
Boas Apostas!