AS Mónaco – PSG (Ligue 1)
O líder PSG tem um bom teste às suas capacidades neste regresso da Ligue 1 após a pausa para compromissos de seleções. A equipa da capital viaja até ao Principado para medir forças com um Mónaco aparentemente em crescendo.
Análise AS Mónaco
O Mónaco de Niko Kovac ambiciona regressar às competições europeias na próxima temporada. Por esta altura, a equipa do Principado segue no 6º lugar com 17 pontos, tantos quanto Lyon (5º), Montpellier (7º) e Nice (8º), perspetivando-se uma luta afincada até final da competição. Em dez desafios, o Mónaco conquistou cinco vitórias, empatou duas vezes e perdeu três, apresentando um registo de golos com 17 marcados e 14 sofridos.
Nos dois jogos que antecederam a pausa para compromissos de seleções, os monegascos venceram Bordéus (4-0) e Nice (1-2), deixando para trás uma sequência de três jogos sem conhecer o sabor da vitória que englobou dois desaires frente a Brest (1-0) e Lyon (4-1) e um empate caseiro frente ao Montpellier (1-1). Aparentemente, a alteração a nível do sistema tático orquestrada por Niko Kovac, privilegiando agora um 1x4x4x2, veio dar maior estabilidade e consistência à equipa em termos de jogo. E se há coisa de que o Mónaco vai precisar neste duelo com o PSG é precisamente consistência, por forma a tentar alcançar algo de positivo aqui, situação que não se afigura fácil.
O Mónaco ainda não perdeu a jogar no Stade Louis II na atual temporada. Em cinco jogos, todos para a Ligue 1, o Mónaco venceu Nantes (2-1), Estrasburgo (3-2) e Bordéus (4-0) e empatou diante de Stade de Reims (2-2) e Montpellier (1-1).
As principais baixas do lado monegasco para este encontro verificam-se na frente de ataque: o internacional francês Ben Yedder testou positivo à COVID-19 e não poderá ir a jogo, ao passo que Aleksandr Golovin fica de fora por lesão. Ruben Aguilar é baixa por castigo. Na ausência de Ben Yedder, Jovetic (marcou ao serviço da seleção de Montenegro) e Volland deverão ser os eleitos para a dupla mais avançada.
Onze provável: Mannone, Sidibé, Disasi, Mukianyi, Henrique, Fofana, Tchouameni, Diop, Gelson, Jovetic, Volland
Análise PSG
O líder PSG regressa à ação e à partida já poderá contar com toda a “artilharia pesada”. Neymar e Mbappé, jogadores que falharam os compromisso das respetivas seleções nesta pausa internacional, aparentam reunir condições para integrar o onze escalonado por Thomas Tuchel e está claro que as presenças do brasileiros e do francês pode fazer toda a diferença. Líder da Ligue 1 com 24 pontos conquistados em 30 possíveis (oito vitórias e duas derrotas), o PSG apresenta os melhores números tanto a nível ofensivo (26 golos marcados) quando defensivo (três golos sofridos).
O favoritismo à conquista de mais uma edição da Ligue 1 está do lado do PSG, equipa que também entra e todo e qualquer desafio com esse mesmo estatuto. Este encontro com o Mónaco não foge à exceção, ainda mais se Neymar e Mbappé estiverem em boa condição. A equipa da capital somou os últimos oito jogos na Ligue 1 por vitórias (perdeu nas duas primeiras rondas), aponta à conquista do nono triunfo consecutivo e nem a proximidade em relação ao importante duelo com o RB Leipzig (agendado para dia 24) deverá fazer com que Tuchel abdique das principais unidades nesta partida.
Apesar dos regressos de Neymar e Mbappé, o departamento médico do PSG continua a ter muito trabalho: Bernat, Draxler, Kehrer, Gueye, Verratti, Icardi e Herrera falham este desafio, todos por lesão.
Onze provável: Navas, Dagba, Diallo, Kimpembe, Bakker, Danilo, Rafinha, Sarabia, Neymar, Kean, Mbappé
Dica de Prognóstico
A balança pende para o lado do PSG. Perspetivamos um encontro com alguns golos e, como tal, apontamos à possibilidade de ambas as equipas marcarem.