AS Monaco – Dijon (Ligue 1)
Durante a tarde do próximo domingo, o relvado do State Louis II receberá, no Mónaco, a partida relativa à 32.ª jornada da Ligue 1, entre as equipas do AS Monaco e do Dijon. A equipa liderada pelo treinador Niko Kovac está bem lançada na corrida pelo apuramento para a Liga dos Campeões, porém a competição é feroz e não há grande margem para falhar, pelo que o objetivo dos monegascos é manter a boa forma e chegar à terceira vitória seguida. Isto perante o grupo orientado por David Linarès, último classificado e a pouco tempo de ficar matematicamente despromovido à Ligue 1, tal a mediocridade da sua prestação neste ‘Championnat’.
Análise AS Monaco
A equipa do AS Monaco tem feito uma campanha dentro das expectativas criadas no início da temporada e chega a esta 32.ª jornada a ocupar a 3.ª posição da tabela classificativa, com saldo de 62 pontos, um a mais que o Lyon e um atrás do PSG, numa corrida desenfreada por uma posição que garanta, pelo menos, a presença nas pré-eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões. Em 31 partidas, o conjunto orientado por Niko Kovac somou um total de 19 vitórias, cinco empates e sete derrotas, com 64 golos marcados e 38 golos sofridos.
Sem perder há cinco jogos consecutivos, o AS Monaco vem de um triunfo bastante sólido na última jornada da Ligue 1, há uma semana, diante do Metz, em casa, por 4-0, com todos os golos a surgir apenas na etapa complementar, apesar do intenso domínio que se verificou desde cedo por parte da equipa de Kovac. Na última terça-feira, a equipa do AS Monaco disputou a eliminatória dos oitavos de final da Coupe de France com o mesmo adversário e novamente no seu estádio. Ainda assim, a turma monegasca precisou das grandes penalidades para eliminar o Metz, que segurou o 0-0 no tempo regulamentar.
Onze provável: Lecomte – Disasi, Maripán, Badiashile – Sidibé, Fofana, Tchouameni, Henrique – Golovin – Volland, Yedder
Análise Dijon
A equipa do Dijon tem feito uma campanha bastante negativa nesta edição da Ligue 1, onde cedo se percebeu que as dificuldades para lutar pela manutenção seriam mais que muitas, a avaliar pelo nível demonstrado dentro de campo. No 20.º e último lugar do quadro classificativo, a formação tecnicamente orientada por David Linarès soma apenas 15 pontos, a 17 de distância dos lugares de manutenção e a 14 do posto que garante acesso ao “play-off” de descida. A equipa está, assim, virtualmente despromovida à Ligue 2. Em 31 jogos, o registo é de apenas duas vitórias, nove empates e 20 derrotas, com 20 golos marcados e 53 golos sofridos.
Na última jornada, o Dijon foi derrotado na visita ao terreno do Marseille, por 0-2, naquele que foi, incrivelmente, o seu 12.º desaire consecutivo, numa crise de resultados bastante negativa que já se arrasta desde o início do ano civil de 2021. Curiosamente, a última vitória foi há 16 jogos atrás, no último jogo de 2020, em casa do Nimes. Nas últimas partidas, o Dijon ficou em branco contra Marseille e Dijon (0-1), sendo que marcou contra Bordeaux e Brest, mas não evitou duas derrotas, ambas por 1-3, em casa e fora, respetivamente.
Onze provável: Allagbe – Coulibaly, Manga, Lautoa – Boey, Marié, Ndong, Muzinga – Baldé, Konaté, Benzia
Dica de Prognóstico
Este é um jogo que deverá ser de sentido único do início ao apito final, entre um AS Monaco que vive um momento com os níveis de confiança em alta e que precisa de vencer para poder terminar a jornada em zona de acesso à Liga dos Campeões e um Dijon que anda a arrastar-se em campo, semana após semana, à espera do fim do campeonato e que certamente já estará, internamente, a planear a próxima época no segundo escalão. Dessa forma, espera-se um encontro onde o Monaco carregue em cima da baliza do Dijon desde cedo, devendo criar o número de oportunidades de golo suficientes na primeira parte para chegar já em vantagem ao intervalo. Assim, o melhor investimento será o AS Monaco a vencer na 1.ª Parte, com cotação de 1.50 na Bet.pt.