O campeonato norte-americano de futebol está a entrar nos seus meses decisivos, faltando entre seis a oito jogos para fechar a fase regular. Sendo uma competição que encontra o seu campeão na disputa de um playoff, onde entram seis equipas de cada conferência, é fundamental fazer as contas para entender quem são as equipas que ficam nos dois primeiros lugares, recebendo o bónus de entrar diretamente na segunda ronda, e quem termina em terceiro e quarto lugar, ficando com a vantagem de disputar a primeira ronda do playoff, de um jogo apenas, em casa. Pelo meio, um olhar para quem se arrisca a ficar de fora.
Conferência Este
Três candidatos aos dois primeiros lugares: Apesar de haver muita proximidade pontual entre os primeiros cinco classificados, três deles parecem manter o seu foco em alcançar os dois primeiros lugares, escapando assim à primeira ronda do playoff. O New York City é a grande surpresa deste grupo de equipas, pela evolução alcançada em comparação com a temporada passada. O New York Red Bulls não espanta por estar, uma vez mais, na disputa do título da Conferência, mas sim por o fazer numa época em que o seu rendimento tem sido muito inconstante. De qualquer maneira, estão na luta e têm no seu plantel um dos mais fortes candidatos a melhor marcador da temporada, Bradley Wright-Phillips. O terceiro candidato, Toronto FC, também é um conjunto a crescer em relação à temporada passada, sendo já algo mais do que apenas Giovico-dependente. As próximas semanas serão essenciais para avaliar se podem sonhar alto.
A vantagem de jogar em casa: Os Philadelphia Union estão ligeiramente atrás dos primeiros, mas jogam sobretudo para garantir o fator casa na primeira ronda do playoff, com a perseguição intensa do Montreal Impact, conjunto de quem se esperava algo mais na presente época, mas que parece ir gerindo o seu plantel, e sobretudo as suas estrelas veteranas, para estar a 100% no momento dos jogos a eliminar. Atenção a isso!
Um último passageiro: Perante estas contas, ficará a faltar um conjunto para completar a lista do playoff a Este. Neste momento, o principal candidato é o DC United, com a sua nova linha ofensiva a dar cartas. Orlando City e New England Revolution, ambas com jogadores de alta craveira da MLS, como Kaká ou Kei Kamara, estarão também na corrida, mas o caminho vai-se fazendo complicado perante os resultados somados. Chicago Fire e Columbus Crew já não terão grandes esperanças de lá chegar.
Conferência Oeste
Líder incontestado: FC Dallas não só é, neste momento, incontestado na Conferência Oeste, como tem tudo para seguir até ao final da fase regular e conquistar a Supporters’ Shield, título de campeão nesta primeira fase da MLS. A saída de Fabian Castillo, para já, não deixou qualquer sinal negativo, pelo que as vitórias continuam a surgir e a levar Dallas para o caminho do título.
Entre o segundo e o quarto lugar: Três equipas mantém-se a jogar para terminar em segundo lugar no Oeste, sendo que o Colorado Rapids, com menos um jogo do que os seus concorrentes, parece estar em melhor posição para atingir essa posição. O Real Salt Lake tem conseguido manter-se numa linha de constantes resultados, oferecendo-lhe a possibilidade de estar numa luta onde o seu plantel bastante experiente poderá demonstrar capacidade para chegar mais longe. O LA Galaxy vive um momento de alguma tensão, com a saída de Nigel de Jong e com a lesão de Zardes, pelo que neste momento de incerteza, poderá dar-se por satisfeito por garantir o fator casa na primeira ronda do playoff.
Conseguir ou não conseguir, eis a questão: Sobram dois lugares para o acesso ao playoff com cinco equipas ainda vivas na corrida. Sporting Kansas City leva ligeira vantagem, seguido de bem perto pelo Portland Timbers, campeões em título. Ambas as equipas têm larga experiência nesta fase do campeonato e poderão estar na primeira linha para aceder à discussão do título. No entanto, há mais candidatos. O San Jose Earthquakes e o Vancouver Whitecaps têm estado, toda a temporada, a viver nas proximidades do apuramento, enquanto o Seattle Sounders vem fazendo uma recuperação intensa para se juntar à luta, sendo que Seattle e San Jose têm menos dois jogos que os seus concorrentes diretos. Ou seja, muita coisa em aberto para as últimas semanas de campeonato. O Houston Dynamo, em último lugar, já corre sem objetivos na presente época.
Boas Apostas!