Arsenal – Vorskla (Liga Europa)
O Arsenal e o Vorskla colocam-se frente a frente esta quinta-feira no Emirates Stadium, num desafio a contar para a 1ª jornada do Grupo E da Liga Europa. O Arsenal aqui como um dos grandes candidatos à conquista deste título, sendo neste momento comandado por um Unai Emery, que já afirmou que um dos objectivos da equipa é vencer a prova. Do outro lado chega um Vorskla que vem confiante após duas vitórias consecutivas no campeonato ucraniano, e agora enfrentam um dos gigantes ingleses.
O Arsenal entrou mal no campeonato inglês, perdendo os dois primeiros desafios contra o Manchester City e Chelsea, mas recuperou e venceu os últimos três jogos consecutivos na prova, chegando aqui motivado em arrancar da melhor forma nesta sua campanha europeia. Com a saída de Arsène Wenger dos comandos da equipa, a direcção escolheu Unai Emery como seu sucessor e o treinador espanhol já afirmou que vencer a Liga Europa está no topo das prioridades do clube. Importa deixar claro que este treinador é uma óptima aposta para a conquista da competição, tendo vencido a Liga Europa por três vezes consecutivas aos comandos do Sevilla.
Os Gunners precisam de melhorar a sua organização defensiva, já que concederam golos em todos os 5 jogos que disputaram, contabilizando um total de 9 golos sofridos em 5 jogos, tendo apontado 10 em resposta. O facto de ter afirmado que o objectivo é vencer a competição, deixa de prever que o Arsenal alinhe sempre um onze forte, podendo mesmo dar mais prioridade a esta competição do que à Premier League. Lucas Torreira e Bernd Leno podem conseguir aqui a sua estreia como titulares, tal como Lichtsteiner. Por outro lado, ou Lacazette ou Aubameyang poderão ser descansados aqui.
Onze Provável: Leno – Lichtsteiner, Holding, Mustafi e Monreal – Torreira e Guendouzi – Mkhitaryan, Ramey e Welbeck – Lacazette.
O Vorskla, por sua vez, chega aqui num momento de forma um tanto irregular, alternando os resultados entre vitórias e derrotas. Os ucranianos iniciaram a temporada com duas derrotas, mas chegam aqui após duas vitórias consecutivas, tendo já disputado um total de 8 jogos oficiais, todos para o campeonato, onde venceram 4 desafios, e perderam os restantes 4. No entanto, há um facto curioso, esta é uma equipa claramente afectada pelo factor casa, já que as suas vitórias foram todas obtidas em casa, e perdeu todos os jogos que disputou como visitante.
Na Liga Europa, a equipa contabiliza apenas uma vitória nos seus últimos 10 jogos disputados na prova. Para além disto, importa referir que a equipa ficou em branco em 4 dos últimos 5 jogos como visitante nesta competição, um registo que não a favorece em nada nesta deslocação ao Emirates Stadium. Denis Vasin e Odaryuk estão de fora, ambos lesionados.
Onze Provável: Shust – Perduta, Martinenko, Chesnakov e Artur – Sharpar e Kravchenko – Kobakhidze, Kulach e Rebenok – Careca.
Este será o primeiro confronto directo entre as duas equipas. Tendo em conta a forma das duas equipas, a experiência de Unai Emery e do factor casa, não há como negar o favoritismo ao Arsenal, que recebe um conjunto em claras dificuldades como visitante. Os Gunners vão conseguir uma vitória expressiva neste desafio.