É já quarta-feira que se discute o primeiro clássico do futebol espanhol, com o Barcelona a receber o Atlético de Madrid em Camp Nou, às 21horas, para a 5ª jornada da La Liga Santander. Assim sendo, fazemos uma análise aos resultados do Barcelona, Atlético de Madrid, e ainda do Real Madrid antes deste primeiro clássico.
Barcelona
Comandados por Luis Enrique, este conjunto entrou bem os jogos oficiais desta nova temporada, começando por conquistar a Supertaça de Espanha ao Sevilla, vencendo por 0-2 no Rámon Sánchez Pizjuán na 1ª mão, e vencendo novamente na 2ª mão por 3-0, em Camp Nou. Dando início ao campeonato espanhol, os Culés entraram a matar com uma vitória sonante na recepção ao Real Betis, vencendo por 6-2, com Leo Messi a bisar, Luis Suárez e fazer um hat-trick, e Arda Turan a juntar-se à festa. Seguiu-se um embate em San Mamés, frente ao Athletic Bilbao, onde venceram pela margem mínima graças a um golo solitário de Ivan Rakitic. A maior surpresa chegou na 3ª jornada da prova, com a recepção ao Deportivo Alavés, um resultado chocante que viu o actual campeão em título ser derrotado no seu próprio reduto, por um conjunto recém-promovido, por 1-2.
Ainda assim, este desaire em nada abalou os Blaugranas, que apenas 3 depois de perderem no seu próprio reduto receberam o Celtic, para a 1ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, um jogo onde golearam os escoceses por 7-0, com um hat-trick de Leo Messi, um bis de Luis Suárez, e ainda golos de Iniesta e Neymar. Seguiu-se outra goleada, na última jornada, por 1-5 em casa do Leganés, onde estiveram novamente em destaque Leo Messi, a bisar na partida, e ainda com golos de Luis Suárez, Neymar e Rafinha Alcântara.
A 3 pontos do 1º lugar, ocupado pelo Real Madrid, o Barcelona não pode voltar a ficar pelo caminho no campeonato espanhol. Ficou mais que claro que a derrota às mãos do Alavés foi um percalço para a turma de Luis Enrique, podendo assim esperar uma equipa preparada para lutar com tudo frente ao Atlético de Madrid. Com Luis Suárez e Leo Messi no topo dos melhores marcadores do campeonato, empatados também com Griezmann, todos com 4 tentos assinalados, podemos esperar um tridente ofensivo Culé focado na baliza Colchonera. Desde a temporada 2010/11 que o Barcelona venceu 13 encontros contra o Atlético de Madrid, empatando 5 e perdendo apenas 2.
Atlético de Madrid
Sob as ordens de Diego Simeone, este conjunto entrou mal no campeonato espanhol, empatando os dois primeiros encontros. A 1ª jornada começou com um decepcionante empate por 1-1 na recepção ao Alavés, com os visitantes a marcarem o golo do empate mesmo em cima do final da partida, aos 5 minutos de descontos. As decepções não se ficaram por aqui, com os Colchoneros a voltarem a empatar, desta vez sem golos, em terreno do também recém-promovido Leganés.
A sorte rapidamente mudou, com os Indios a viajarem até ao reduto do Celta de Vigo, um estádio onde é, geralmente, complicado sair com os 3 pontos. Ainda assim, o Atlético de Madrid não só venceu, como goleou, com Griezmann a bisar na partida e Koke e Ángel Correa a ajudarem a fazer o 0-4 no Estadio Municiapal de Balaídos. Esta vitória veio mesmo a calhar, com os Indios a precisarem de motivação para se deslocarem ao território do PSV para a 1ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, vencendo por 0-1 com um golo solitário de Saúl Ñíguez, destacando-se ainda Oblak que defendeu uma grande penalidade.
Já na última jornada do campeonato, o Atlético de Madrid voltou a golear, desta vez em casa, o Sporting Gijón por 5-0, com Griezmann e Fernando Torres a bisarem na partida, e Kévin Gameiro a juntar-se à festa. Ao que parece, os Indios já encontraram a consistência que apresentavam na temporada transacta e estão agora prontos para arrancarem na corrida pelo título, a par com os habituais Barcelona e Real Madrid.
Real Madrid
O Real Madrid continua a só saber ganhar no campeonato espanhol. Depois de vencerem a Supertaça Europeia contra o Sevilla, ainda no início de Agosto, estes entraram fortes na La Liga Santander. Começando por vencer em casa da Real Sociedad por 0-3, com Gareth Bale a bisar na partida e Asensio a marcar o restante tento, os Merengues estrearam-se bem, dando continuidade a outra vitória, desta vez mais complicada, com a recepção ao Celta de Vigo onde não conseguiram melhor que 2-1, com golos de Álvaro de Morata, a abrir o marcador, e de Toni Kroos, que marcou o golo da vitória.
Os pupilos de Zinedine Zidane não se ficam por aqui, e continuaram a pontuar, seguindo-se uma goleada por 5-2 na recepção ao Osasuna, com golos de Cristiano Ronaldo, Danilo, Sergio Ramos, Pep e Modric. Apesar 4 dias depois, o Santiago Bernabéu recebe o Sporting CP num encontro a contar para a 1ª jornada do Grupo F da Liga dos Campeões, o qual, embora com grande dificuldade, conseguiram vencer por 2-1, apesar de estarem em desvantagem no marcador até aos 88 minutos. Os golos foram de Cristiano Ronaldo e de Álvaro Morata.
O Real Madrid não quer parar de vencer, e prova disso foi a vitória da última jornada em terreno do Espanyol, num jogo onde mesmo sem Gareth Bale e Cristiano Ronaldo, Los Blancos levaram a melhor por 0-2, com golos de James Rodríguez e Benzema. Com essa vitória, o Real Madrid encontra-se numa serie de 16 vitórias consecutivas no campeonato espanhol, um registo apenas alcançado por Pep Guardiola, no Barcelona. Na próxima jornada, com a recepção ao Villarreal, Zidane poderá passar a ter o seu nome escrito nos livros do campeonato espanhol, caso os Merengues voltem a vencer.
Boas Apostas!