Motivado pela grande vitória operada em Londres, no Emirates, o conjunto sob tutela de Leonardo Jardim recebe o PSG no Principado em duelo que constitui uma soberana oportunidade para se acercar do conjunto da capital.
Embora tenha uma desvantagem pontual de sete pontos face aos parisienses, o Mónaco tem menos um encontro disputado que o rival de domingo.
No 4º posto da classificação, o campeonato realizado pelos monegascos caraterizou-se por uma progressiva subida de rendimento. Atravessou recentemente uma das melhores sequências na Ligue 1: percurso imaculado entre a jornada 17 (vitória em Toulouse) e a jornada 23 (empate em casa do líder Lyon), averbando na jornada seguinte a única derrota no novo ano civil: no reduto do Guingamp. Em 2015: três vitórias (Nantes, Lille, Nice), dois empates (Bordéus, Lyon) e uma derrota (Guingamp).
Embora tenha disputado o respetivo duelo na semana anterior, também o PSG encontrou uma equipa londrina nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O Chelsea de Mourinho regressou a Inglaterra com um empate a uma bola. Comparando o desempenho dos comandados de Blanc no início do novo ano civil à semelhança do que fizemos com o Mónaco, o PSG apenas foi derrotado em uma ocasião em jogos da Ligue 1, nomeadamente na deslocação a Bastia. Somou 14 pontos: quatro vitórias (Évian, Saint-Etiénne, Rennes, Toulouse), dois empates (Lyon, Caen) e uma derrota (Bastia).
Insistindo na comparação entre ambas as formações, enquanto que o PSG é mais forte em termos ofensivos, com 46 golos marcados até à data, contra 26 do Mónaco, os comandados de Leonador Jardim apresentam melhor registo a nível defensivo, com 19 tentos consentidos, contra 23 do PSG.
Contar com unidades como Ibrahimovic ou Cavani desequilibra, naturalmente, a balança em termos de ataque para o PSG, sendo que o Mónaco perdeu as estrelas da companhia, Falcao e James. Mas ganhou equipa, tal como a crítica tem escrito.
Na primeira volta, o equilíbrio imperou e o Mónaco saiu do Parc-des-Princes com um empate a uma bola. Agora, no Louis II, a história joga a favor dos anfitriões: segundo estatísticas divulgadas pelo site oficial da Ligue 1, a superioridade caseira do Mónaco frente ao PSG é uma evidência: 23 vitórias, 12 empates e apenas três derrotas. 64 golos marcados e 25 consentidos. Na última temporada, o resultado registado foi igual ao da primeira volta na presente época: 1-1.
Fato de Gala
O Mónaco não precisa de receber os astros que militam no PSG para se engalanar tendo em conta o quotidiano social do Principado.
Embora tenha perdido algumas joias da sua coroa à entrada para a atual temporada e Dmitry Ryblovlev tenha reduzido o caudal da torneira, no que concerne ao investimento, a atual época já devolveu aos adeptos monegascos o glamour das grandes noites depois de uma travessia na Ligue 2.
O PSG também conheceu um determinante salto qualitativo com o investimento do empresário Nassir Al-Khelaifi que, além de ganhar na batalha do investimento, tendo em vista a nova temporada, quererá também superiorizar-se ao russo, que controla financeiramente o Mónaco, dentro das quatro linhas.
Uma batalha de milhões, promovida pelos investimentos viabilizados pelo futebol moderno que, no entanto, tendem a ser combatidos pelas entidades que tutelam o desporto rei. Se a redução do investimento de Ryblovlev teve impacto direto na construção do plantel para a nova época, certo é que Leonardo Jardim desenvolveu um meritoso trabalho, bem ao seu estilo, rentabilizando os recursos à disposição da melhor forma possível.
O PSG goza de superioridade a nível individual e, embora seja um fator importante, as pretensões parisienses poderão esbarrar na consistência e organização do Mónaco que, de resto, já mostrou muita competência no Emirates, neutralizando a pólvora do canhão.
O contingente português que milita no Mónaco provavelmente não conseguirá fazer com que o adepto luso troque o Porto x Sporting, que decorrerá em simultâneo, mas certo é que a Ligue 1 é, muito provavelmente, o campeonato europeu que gera mais expetativa pela proximidade das equipas que se encontram nas posições cimeiras da tabela classificativa.
Boas Apostas!