O pontapé de saída na fase de grupos da Taça da Liga 2018/19, este ano sob o “naming” de Allianz Cup, será dado esta sexta-feira (14) no estádio do Dragão. O fim-de-semana futebolístico português fica marcado pela realização de oito jogos relativos à primeira jornada da fase de grupos da competição.

Foto: "Liga Portugal"

Foto: “Liga Portugal”

16 emblemas estarão a concurso – 13 primodivisionários e três do segundo escalão – na fase de grupos de mais uma edição da Taça da Liga, unanimemente considerada a terceira prova mais importante na escala hierárquica do futebol nacional. O Paços de Ferreira, o Estoril (ambos relegados na última época) e o Varzim foram os três conjuntos da Ledman LigaPro que resistiram à fase preliminar e conseguiram alcançar a fase decisiva de uma prova cuja “final-four” será novamente disputada em Braga. O Sporting, atual detentor do troféu, entrará em campo no domingo, enquanto o Benfica, vencedor máximo da prova, joga no sábado.

O calendário competitivo – sobretudo das equipas que disputam as provas europeias – é apertado. Obrigados a tomar decisões no com o intuito de gerir a equipa, os treinadores costumam abdicar de algumas figuras habituais nos encontros da Taça da Liga, mas esta primeira ronda da atual edição da prova coloca-lhes um desafio: dado que as equipas regressam ao ativo após uma pausa de quase duas semanas, será benéfico operar uma revolução na equipa e deixa-la sem competir por mais um jogo com a Liga dos Campeões/Liga Europa no horizonte? Os internacionais que estiveram aos serviços das respetivas seleções poderão descansar, mas alguns rostos “habituais” deverão constar nas opções dos treinadores.

Grupo A

Vencedor máximo da competição, o Benfica abandonou a prova de forma precoce na última edição, falhando o apuramento para as meias-finais apenas pela segunda vez. As “águias” integram o grupo de Rio Ave, Paços de Ferreira e Desportivo das Aves e terão a possibilidade de disputar dois jogos no estádio da Luz. O favoritismo estaria sempre do lado dos pupilos de Rui Vitória independentemente dos adversários que integrassem o grupo A, restando saber de que forma os “encarnados” abordarão a participação na prova. No ano passado, o empate ante o Portimonense na Luz em consequência de erros clamorosos do ponto de vista defensivo foi fatal para as aspirações da equipa na prova.

Grupo B

O Vitória de Setúbal consta no “hall of fame” de vencedores da competição e foi finalista vencido da última edição desta Taça da Liga. Os sadinos querem voltar a fazer história na prova, mas para isso terão que eliminar uma equipa bracarense que quer evitar falhar a “final-four” disputada “em casa” pela segunda vez consecutiva. O Tondela, emblema que eliminou o Vitória na fase preliminar e o Nacional da Madeira completam o grupo. O favoritismo está do lado dos “Guerreiros do Minho”, mas os setubalenses têm a seu favor o facto de disputarem o terceiro e último jogo do grupo em casa, precisamente diante da equipa bracarense.

Grupo C

O Porto quer conquistar a Taça da Liga pela primeira vez e, para isso, terá que ser mais forte que Belenenses SAD, Chaves e Varzim, o “outsider” do grupo. Em apenas quatro jornadas da Liga NOS, o Porto já enfrentou os dois adversários primodivisionários deste grupo, levando a melhor no embate com ambos. Os portistas disputarão dois dos três jogos no Dragão e terão que regressar ao Jamor nos últimos dias do ano para o confronto com os “azuis do Restelo”.

Grupo D

O atual detentor do troféu integra o grupo C juntamente com Feirense, Marítimo e Estoril Praia. Os “leões” estrear-se-ão precisamente frente aquele que, à partida, será o principal adversário neste grupo: o Marítimo. A equipa insular deslocar-se-á a Alvalade na noite deste domingo. Sem entrar em campo desde dia 1 deste mês, o Sporting só jogará para a Liga Europa na próxima quinta-feira, ainda para mais em casa, diante do Qarabag. José Peseiro poderá promover algumas alterações na equipa e até premiar as boas prestações de Jovane Cabral com a inclusão do jovem no onze inicial, mas não se adivinham alterações de maior.

Boas apostas!