A cada quatro anos, o México é franco favorito a conseguir uma das vagas para o Campeonato do Mundo da FIFA, mas o caminho para o Brasil 2014 foi muito difícil. Após a conquista do ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, frente ao Brasil, esperava-se que o México garantisse facilmente o apuramento. Mas assim não aconteceu e desta vez foi necessário recorrer ao Play-off Intercontinental (frente à Nova Zelândia) para garantir uma das vagas nos 32 participantes da Copa. Esta é 15ª participação do México no Campeonato do Mundo, tendo como melhores participações duas presenças nos quartos-de-final nas duas edições disputadas em casa, em 1970 e 1986. Na África do Sul 2010, os tricolores chegaram à segunda fase pela quinta vez consecutiva, mas a eliminação contra a Argentina dececionou os milhões de mexicanos apaixonados pela sua seleção.

Mex1

O México ocupa o 19º posição no Ranking FIFA e as expetativas numa boa prestação no Brasil são elevadas.

Factos importantes

Melhor Resultado Campeonato do Mundo – Quartos-de-final (1970, 1986)
Melhor Resultado Copa América – Finalista (1193, 2001)
Melhor Marcador – Jared Borgetti (46 golos)
Mais Internacionalizações – Claudio Suarez (178 internacionalizações)
Estrelas do Passado – Antonio Carbajal, Hugo Sánchez, Jorge Campos e Cuauhtémoc Blanco
Selecionador – Miguel Herrera Aguirre
Capitão – Rafael Márquez

 Convocatória

O selecionador Miguel Herrera Aguirre anunciou os 23 jogadores que vão representar o México, com o objetivo de passar aos oitavos-de-final:

Guarda-Redes Alfredo Talavera (Toluca)
Guillermo Ochoa (Ajaccio)
Jesús Corona (Cruz Azul)
Defesas Andrés Guardado (Bayer Leverkusen)
Diego Reyes (FC Porto)
Francisco Rodríguez (América)
Héctor Moreno (Espanhol)
Carlos Salcido (Tigres)
Miguel Layún (América)
Paul Aguilar (América)
Rafael Márquez (León).
Médios Isaac Brizuela (Toluca)
Carlos Peña (León)
Héctor Herrera (FC Porto)
Juan Carlos Medina (América)
Juan José Vázquez (León)
Luis Montes (León)
Marco Fabián de la Mora (Cruz Azul)
Avançados Alan Pulido (Tigres)
Giovani dos Santos (Villarreal)
Javier Hernández (Manchester United)
Oribe Peralta (Santos Laguna)
Raúl Jiménez (América)

A única surpresa na convocatória foram as ausências do médio Javier Aquino (Villarreal) e do avançado Juan Carlos Valenzuela (América), apesar de ser presença assídua nos jogos de qualificação.

Equipa-tipo

Mex2

Dependendo dos jogos e da estratégia a utilizar pelo selecionador mexicano, a inclusão de Chicharito Hernández na frente de ataque é uma forte possibilidade.

“Jogador Chave”

Giovani Alex dos Santos Ramírez – 25 anos – Villarreal

Mex3É a grande referência da seleção mexicana. A sua capacidade individual, verticalidade e apetência para marcar golos fazem dele o grande craque da equipa azteca.
Formado na academia do Barcelona, nunca se conseguiu impor no ataque da equipa catalã. Prometeu muito enquanto jovem e esteve nas duas maiores conquistas do futebol mexicano – Campeonato Mundial Sub 17 (2005) e medalha de ouro Jogos Olímpicos de Londres (2012).
Seguiu-se uma aventura mal sucedida por Inglaterra, representando o Tottenham. A equipa inglesa emprestou-o ao Ipswich Town, Galatararay e Racing Santander mas nunca conseguiu afirmar-se na Premier League. Em 2012/13 transferiu-se para o Maiorca e esta época veio (finalmente!) a afirmação no Villarreal. Marcou 10 golos na La Liga e foi muito utilizado durante todo o campeonato, ganhando confiança para o Mundial 2014.
Espera-se que faça uma grande dupla no ataque mexicano com Javier Chicharito Hernández, que esta temporada apenas marcou 4 golos ao serviço do Manchester United e foi muito pouco utlizado.

 Jogos da Primeira Fase

DATA LOCAL JOGO
13/06/2014 Estádio das Dunas   México X    Camarões
17/06/2014 Estádio Castelão   Brasil X   México
23/06/2014 Arena Pernambuco   Croácia X   México

Para garantir o apuramento para os oitavos-de final o primeiro jogo é fundamental, pois os Camarões parecem ser a equipa mais fraca do Grupo A. Portanto a vitória é fundamental para as aspirações do México.
No jogo frente ao Brasil, se o México conseguir suster o poder ofensivo dos canarinhos pode baralhar as contas do grupo.
Em princípio, a questão do apuramento só se deve decidir na última jornada frente à Croácia. Para isso o México terá que parar os dois ‘génios’ da equipa europeia – Rakitic e Modric.

Qualificação para o Mundial

3ª Fase

DATA JOGO CLASSIF.
08/jun/12 México 3 – 1 Guiana México 18
12/jun/12 El Salvador 1 – 2 México Costa Rica 10
07/set/12 Costa Rica 0 – 2 México
11/set/12 México 1 – 0 Costa Rica El Salvador 5
12/out/12 Guiana 0 – 5 México
16/out/12 México 2 – 0 El Salvador Guiana 1

Isento das duas primeiras fases face ao Ranking FIFA, o México apresentou-se bastante seguro, sofreu apenas 2 golos em 6 jogos e conquistou os 18 pontos em disputa.

4ª Fase

DATA JOGO CLASSIF.
06/fev/13 México 0 – 0 Jamaica EUA 22
22/mar/13 Honduras 1 – 2 México Costa Rica 18
26/mar/13 México 0 – 0 EUA
04/jun/13 Jamaica 0 – 1 México Honduras 15
07/jun/13 Panamá 0 – 0 México
11/jun/13 México 0 – 0 Costa Rica México 11
06/set/13 México 1 – 2 Honduras
10/set/13 EUA 2 – 0 México Panamá 8
11/out/13 México 2 – 1 Panamá
15/out/13 Costa Rica 2 – 1 México Jamaica 5

Fase muito complicada para o México, onde só conseguiu ficar à frente de Panamá e Jamaica. Apenas alcançou 3 vitórias e 2 empates, com um ataque e uma defesa que deixaram muito a desejar. A derrota conta as Honduras em Setembro de 2013, em casa, motivou o despedimento de José Manuel de la Torre a três jogos do fim. Víctor Manuel Vucetich, experiente técnico do Monterrey, dirigiu a seleção nos dois últimos compromissos, mas o México precisou da ajuda indireta dos Estados Unidos, com uma vitória sobre o Panamá, para garantir o direito de disputar o Play-off Intercontinental.
Com tantos problemas na fase de qualificação, o Play-off foi a melhor coisa que aconteceu à seleção mexicana.
Play-off Intercontinental

DATA JOGO
13/nov/13 México 5 – 1 Nova Zelândia
20/nov/13 Nova Zelândia 2 – 4 México

Para a batalha decisiva, Miguel Herrera Aguirre, campeão mexicano com o América, assumiu o comando da equipa e fez uma aposta ousada, convocando apenas jogadores que atuavam no país para o duelo contra a Nova Zelândia. O Play-off acabou por ser uma mera formalidade para a equipa do México, uma vez que jogou frente ao 1º classificado da Oceânia – Nova Zelândia. Um resultado agregado de 9 – 3 apurou os mexicanos para o Brasil 2014, com destaque para os 5 golos de Oribe Peralta (Laguna).

Odd de valor

mex4

Para a Betfair, o México é favorito a passar à segunda fase do Mundial depois do Brasil. Para nós é uma odd com muito valor.

 

Boas apostas!