Com quatro títulos conquistados (1934, 1938, 1982 e 2006) e dois vice-campeonatos (1970 e 1994), a Itália é, depois do Brasil, a seleção com o maior número de vitórias no Campeonato do Mundo da FIFA. A par da seleção canarinha, também os italianos conseguiram conquistar dois campeonatos consecutivos. Esta é a 18ª participação da Itália na fase final de um Mundial, falhou em 1930 (não foi convidada) e não se qualificou em 1958. Ocupando a 9ª posição do Ranking FIFA, a Itália quer ter uma palavra a dizer nesta edição da prova e Cesare Prandelli está a construir uma nova identidade para a seleção azurri. O treinador de 56 anos afirmou que não há lugar para o catenaccio no futebol atual – “Hoje todos sabem que é impossível conquistar títulos sem jogar um bom futebol”. Após levar a Itália ao segundo lugar do Euro 2012 e à 14ª participação consecutiva na Copa do Mundo com um estilo de jogo bastante ofensivo, Prandelli provou que o seu discurso estava certo.

Ita1

Restam apenas dois jogadores dos campeões do Mundo de 2006, o guarda-redes Gianluigi Buffon e o médio Andrea Pirlo. Ao longo dos últimos meses, jovens talentosos têm encontrado espaço na equipa principal – os defesas Mattia De Sciglio, Andrea Ranocchia; os médios Lorenzo Insigne e Marco Verratti; e os avançados Ciro Immobile, Mattia Destro e Mario Balotelli.

Factos importantes

Melhor Resultado Campeonato do Mundo – Vencedor (1934, 1938, 1882, 2006)
Melhor Resultado Campeonato da Europa – Vencedor (1968)
Melhor Marcador – Luigi Riva (35 golos – 1965 a 1974)
Mais Internacionalizações – Gianluigi Buffon (139 internacionalizações – 1997 até ao presente)
Estrelas do Passado – Dino Zoff, Franco Baresi, Giacinto Facchetti, Paolo Maldini, Fabio Cannavaro, Gianni Rivera, Roberto Baggio, Giuseppe Meazza, Silvio Piola, Luigi Riva e Paolo Rossi
Selecionador – Cesare Prandelli
Capitão – Gianluigi Buffon

Convocatória

Estes são os 30 pré-convocados da Itália para o Mundial 2014:

Guarda-Redes Gianluigi Buffon (Juventus)
Mattia Perin (Genoa)
Salvatore Sirigu (Paris Saint Germain)
Antonio Mirante (Parma)
Defesas Ignazio Abate (Milan)
Andrea Barzagli (Juventus)
Leonardo Bonucci (Juventus)
Giorgio Chiellini (Juventus)
Matteo Darmian (Torino)
Mattia De Sciglio (Milan)
Christian Maggio (Napoli)
Gabriel Paletta (Parma)
Manuel Pasqual (Fiorentina)
Andrea Ranocchia (Inter)
Médios Alberto Aquilani (Fiorentina)
Antonio Candreva (Lazio)
Daniele De Rossi (Roma)
Claudio Marchisio (Juventus)
Riccardo Montolivo (Milan)
Thiago Motta (Paris Saint Germain)
Marco Parolo (Parma)
Andrea Pirlo (Juventus)
Romulo (Verona)
Marco Verratti (Paris Saint Germain)
Avançados Mario Balotelli (Milan)
Antonio Cassano (Parma)
Alessio Cerci (Torino)
Mattia Destro (Roma)
Ciro Immobile (Torino)
Lorenzo Insigne (Napoli)
Giuseppe Rossi (Fiorentina)

Destaque para as ausências de grandes nomes como Francesco Totti (Roma), Luca Toni (Verona) e Antonio Di Natale (Udinese) e só serão chamados em caso de urgência, afirmou Cesare Prandelli.
Também os jogadores Stephan El Shaarawy (AC Milan) e Pablo Osvaldo (Juventus) não tiveram lugar nos escolhidos da seleção italiana.

Equipa-tipo

Ita2

Jogadores como Marco Verratti, Antonio Cassano, Thiago Motta, Andrea Barzagli e Alberto Aquilani podem entrar na equipa principal da Itália.

“Jogador Chave”

Andrea Pirlo – 35 anos – Juventus

Ita3 PirloAos 35 anos é um dos jogadores que dá mais prazer ver jogar no futebol mundial. A sua classe, simplicidade de processos e capacidade de passe maravilham todos os amantes do ‘desporto-rei’. Poucos são os jogadores capazes de ‘orquestrar’ as equipas como Pirlo o faz, com a sua visão de jogo e experiência torna o jogo muito mais simples e bonito. Um dos melhores médios de todos os tempos, marca livres diretos com uma subtileza tal que parece que não existe barreira e guarda-redes. Começou a jogar futebol há 20 anos no Bréscia e passou pelas três grandes equipas italianas – Inter Milão, AC Milan e Juventus. Na Vecchia Signora rejuvenesceu e ajudou os bianconeri a conquistar o tri-campeonato. Pelo AC Milan conquistou dois campeonatos (2003/04, 2010/11), duas Ligas dos Campeões (2002/03, 2006/07), duas Supertaças Europeias (2003, 2007) e um Mundial de Clubes (2007). Pela seleção italiana conquistou um Campeonato da Europa Sub 21 (2000) e um Campeonato do Mundo em 2006 na Alemanha. Representou os azurri por 108 vezes e marcou 13 golos.

Jogos da Primeira Fase

DATA LOCAL JOGO
14/06/2014 Estádio Amazónia   Inglaterra X   Itália
20/06/2014 Arena Pernambuco   Itália X   Costa Rica
24/06/2014 Estádio das Dunas   Itália X   Uruguai

Jogo inicial do Grupo D é um clássico do futebol europeu, a Itália terá que suster o poder ofensivo das seleção inglesa, liderada por Wayne Rooney. Poderá ser um jogo decidido em pormenores. Nesta nova fase da seleção italiana, prevê-se que pa Itália exiba uma meio-campo muito pressionante e que crie muitas oportunidades de golo. Em caso de vitória no primeiro jogo, os italianos podem carimbar o apuramento para a fase seguinte no jogo contra a Costa Rica. A seleção centro-americana não parece ter argumentos para a equipa liderada por Pirlo e Balotelli. O último jogo pode ser um grande espetáculo de futebol, pois são equipas muito aguerridas, que nunca dão uma jogada como perdida e que vão querer vencer o jogo. Excelentes avançados, meio-campos combativos e defesas sólidos podem são ingredientes para proporcionar um jogo emocionante e com bastantes golos.

Qualificação para o Mundial

Grupo B

DATA JOGO CLASSIF.
07/set/12 Bulgária 2 – 2 Itália Itália 22
11/set/12 Itália 2 – 0 Malta Dinamarca 16
12/out/12 Arménia 1 – 3 Itália
16/out/12 Itália 3 – 1 Dinamarca R. Checa 15
26/mar/13 Malta 0 – 2 Itália
07/jun/13 R. Checa 0 – 0 Itália Bulgária 13
06/set/13 Itália 1 – 0 Bulgária
10/set/13 Itália 2 – 1 R. Checa Arménia 13
11/out/13 Dinamarca 2 – 2 Itália
15/out/13 Itália 2 – 2 Arménia Malta 3

A Itália tem-nos habituado a fases de qualificação bastante complicadas, deixando o seu melhor futebol para as fases finas dos Mundiais FIFA. A tarefa não se antevia fácil pois o sorteio ditou como adversários seleções como Dinamarca, República Checa e Bulgária, mas os italianos não facilitaram e dominaram por completo o Grupo B.
Nos 10 jogos disputados, os azzuri não sofreram nenhuma derrota e apenas 4 empates, marcaram 19 e sofreram 9 golos. Destaque para Mario Balotelli que apontou 5 golos.

Odd de valor

A odd para qualificação da Itália está muito baixa @1.45 e por isso escolhemos a odd para Chegar aos Quartos-de-final. A Itália é uma seleção muito habituada aos Campeonatos do Mundo e costuma marcar presença nas fases decisivas muitas vezes.

Ita4

Boas apostas!