Esta será apenas a terceira participação da Grécia na fase final de um Campeonato do Mundo FIFA. As duas primeiras participações foram desastrosas, em 1994 (EUA) sofreu três derrotas e não marcou qualquer golo e em 2010 (África do Sul) conseguiu uma vitória contra a Nigéria (2-1), mas acabou por não passar da fase de grupos após derrotas com Coreia do Sul e Argentina (2-0). Fernando Santos, experiente treinador português de 59 anos, vai preparar a equipa com o objetivo de se apurar para os oitavos-de-final. Naquela que é a segunda presença consecutiva da seleção helénica no Mundial de futebol, o português tenta fazer esquecer Otto Rehhagel que deixou o comando da seleção, após nove anos no cargo.

Gre1

Atualmente na 10ª posição do Ranking FIFA, a Grécia conta com uma seleção muito experiente, com jogadores como Karagounis e Katsouranis (que venceram o Euro 2004 em Portugal) e os avançados Gekas e Salpingidis. Não se espera que os jogos da seleção grega sejam muito espetaculares, mas sim que apresente uma filosofia de jogo marcada pela solidez defensiva e rápidas transições para o ataque. Ideias que lhe deram muitas alegrias no passado.

Factos importantes

Melhor Resultado Campeonato do Mundo – Fase Grupos (1994, 2010)
Melhor Resultado Campeonato da Europa – Vencedor (2004)
Melhor Marcador – Nikos Anastopoulos (29 golos em 75 jogos – 1977 a1988)
Mais Internacionalizações – Giorgos Karagounis (132 internacionalizações – 1999 até ao momento)
Estrelas do Passado – Theodoros Zagorakis, Antonios Nikopolidis, Angelos Basinas, Nikolaos Anastopoulos e Nikolaos Machlas
Selecionador – Fernando Santos
Capitão – Giorgos Karagounis

Convocatória

Fernando Santos escolheu os 23 jogadores que irão defender as cores da Grécia no Mundial 2014:

Guarda-Redes Orestis Karnezis (Granada)
Panagiotis Glykos (PAOK)
Stefanos Kapino (Panathinaikos)
Defesas Kostas Manolas (Olympiakos)
José Holebas (Olympiakos)
Sokratis Papastathopoulos (Dortmund)
Vangelis Moras (Verona)
Giorgos Tzavellas (PAOK)
Loukas Vyntra (Levante)
Vasilis Torosidis (Roma)
Médios Alexandros Tziolis (Kayserispor)
Andreas Samaris (Olympiakos)
Giannis Maniatis (Olympiakos)
Kostas Katsouranis (PAOK)
Giorgos Karagounis (Fulham)
Panagiotis Tachtsidis (Torino)
Giannis Fetfatzidis (Génova)
Lazaros Christodoulopoulos (Bolonha)
Panagiotis Kone (Bolonha)
Avançados Dimitris Salpingidis (PAOK)
Giorgos Samaras (Celtic)
Kostas Mitroglou (Fulham)
Fanis Gekas (Konyaspor)

Os atacantes Dimitris Papadopoulos (Atromitos), Stefanos Athanasiadis (PAOK), Nikolaos Karelis (Panathinaikos) e os defesas Kyriakos Papadopoulos e Dimitris Siovas ficaram de fora dos convocados por problemas físicos que os afetaram ao longo da época.

Equipa-tipo

Gre2

Este parece ser o onze mais forte da seleção helénica, mas jogadores como Katsouranis, 35 anos durante o Mundial, e Gekas, 34 anos, podem ser muito úteis durante a prova.

“Jogador Chave”

Konstantinos Mitroglou – 26 anos – Fulham

Gre3Jogador fantástico, com grande capacidade de explosão e habilidade para marcar golos. O seu futebol é empolgante e é idolatrado pelos adeptos do Olympiacos e da sua seleção. Realizou uma fase apuramento fantástica com 5 golos apontados.
Reconhecido como um grande goleador tem alcunhas como Mitrogol e Pistolero.
Esta temporada começou muito bem para o avançado do Olympiacos, com 17 golos marcados entre Liga Grega e Liga dos Campeões. A partir de Janeiro começou um verdadeiro ‘calvário’, quando se mudou para o Fulham numa transferência a rondar os 10 milhões de libras. Uma lesão grave e apenas um jogo realizado na Premier League colocaram a sua presença no Mundial em dúvida. Mas o selecionador grego descansou adeptos, afirmando que o jogador está preparado e que a sua condição física está a melhorar.

Jogos da Primeira Fase

 

DATA LOCAL JOGO
14/06/2014 Estádio Mineirão   Colômbia X   Grécia
19/06/2014 Estádio das Dunas   Japão X   Grécia
24/06/2014 Estádio Castelão   Grécia X  Costa Marfim

A Grécia irá apresentar-se nos jogos da primeira fase com a sua estratégia habitual – defender bem e contra-atacar ainda melhor. Será uma equipa muito ‘chata’ e marcar-lhe golos será uma tarefa complexa. Segundo Fernando Santos, a equipa tem uma cultura demasiado defensiva que, por vezes, não lhe permite ser mais perigosa no ataque. Contra a Colômbia, a Grécia terá que ganhar a ‘gerra’ do meio-campo e evitar que surja a criatividade de James Rodríguez ou de Quintero. Contra Japão e Costa do Marfim esperam-se jogos muito equilibrados, embora sejam adversários diferentes e que apresentarão diferentes problemas, a Grécia vai tentar repetir a ‘receita’ que lhe permitiu estar presente no Mundial 2014.

Qualificação para o Mundial

Grupo G

DATA JOGO CLASSIF.
07/set/12 Letónia 1 – 2 Grécia Bósnia 25
11/set/12 Grécia 2 – 0 Lituânia Grécia 25
12/out/12 Grécia 0 – 0 Bósnia
16/out/12 Eslováquia 0 – 1 Grécia Eslováquia 13
22/mar/13 Bósnia 3 – 1 Grécia
07/jun/13 Lituânia 0 – 1 Grécia Lituânia 11
06/set/13 Liechtenstein 0 – 1 Grécia
10/set/13 Grécia 1 – 0 Letónia Letónia 8
11/out/13 Grécia 1 – 0 Eslováquia
15/out/13 Grécia 2 – 0 Liechtenstein Liechtenstein 2

A Grécia realizou uma campanha de qualificação fantástica, os 25 pontos conquistados teriam dado o apuramento direto em cinco dos oito grupos da zona europeia. Mas a Bósnia Herzegovina também realizou uma qualificação acima do esperado, obtendo os mesmos pontos mas com vantagem no saldo entre golos marcados e sofridos.
Em 10 jogos disputados, a Grécia apenas perdeu 5 pontos, fruto de oito vitórias, de um empate e uma derrota (ambos contra a Bósnia).
Depois de um empate a zero em casa, os campeões europeus de 2004 foram derrotados na cidade de Zenica, na Bósnia, por 3 – 1.
A Grécia mostrou uma grande coesão e qualidade defensiva, tendo a melhor defesa da fase de apuramento a seguir à Espanha, com apenas 4 golos sofridos. Por isso, a pouca eficácia ofensiva com apenas 12 golos marcados, permitiu à seleção de Fernando Santos atingir o Play-off.

Play-off

DATA JOGO
13/nov/13 Grécia 3 – 1 Roménia
17/nov/13 Roménia 1 – 1 Grécia

No Play-off frente à Roménia, equipa com muita tradição de presenças em fases finais de Campeonatos dos Mundo, a Grécia manteve o desempenho da fase anterior. Ganhou tranquilamente com um resultado agregado de 4 – 2, com 3 golos do seu grande avançado Kostas Mitroglou. Foram dois jogos de grande intensidade competitiva, onde a Grécia soube defender irrepreensivelmente e marcar golos nas oportunidades criadas. Fernando Santos será um dos três treinadores portugueses presentes no Brasil (Paulo Bento – Portugal e Carlos Queiroz – Irão).

Odd de valor

Como a Grécia apresenta uma grande solidez defensiva e será muito difícil as outras equipas marcarem golos, a odd Para qualificação está muito apetecível.

Gre4

Boas apostas!