A Croácia, que ocupa a 20ª posição no ranking da FIFA, teve alguns percalços no caminho para o Campeonato do Mundo FIFA mas parece ter jogadores e equipa para enfrentar de igual para igual as maiores potências do futebol mundial. Naquela que é a sua 4ª participação a este nível, os croatas vão tentar repetir o fantástico terceiro lugar alcançado em 1998 (a sua primeira participação). As duas participações seguintes não foram tão bem-sucedidas. Tanto em 2002 quanto em 2006, a Croácia na conseguiu ultrapassar a fase de grupos.

Cro1

Niko Kovac tem um muito árduo pela frente para encontrar a combinação perfeita entre atletas experientes e jovens promessas, para tentar formar uma equipa à altura da ‘geração de ouro’ de 1990, da qual o próprio selecionador fazia parte. Muitos dos selecionados atuam em Inglaterra, Alemanha e Espanha, permitindo que o país tenha perspetivas bastante realistas de fazer uma boa campanha na Copa do Mundo.

Factos importantes

Melhor Resultado Campeonato do Mundo – Terceiro lugar (1998)
Melhor Resultado Campeonato da Europa – Quartos-final (1996, 2008)
Melhor Marcador – Davor Suker (45 golos)
Mais Internacionalizações – Darijo Srna (110 internacionalizações)
Estrelas do Passado – Davor Suker, Zvonimir Boban, Robert Prosinecki e Dario Simic
Selecionador – Niko Kovac
Capitão – Darijo Srna

Convocatória

O selecionador croata, Niko Kovac, selecionou 30 jogadores, dos quais sairão os 23 eleitos para o Campeonato do Mundo Brasil 2014:

>

Guarda-Redes Stipe Pletikosa (Rostov)
Danijel Subasic (Mónaco)
Oliver Zelenika (Dinamo Zagreb)
Defesas Darijo Srna (Shakhtar Donetsk)
Dejan Lovren (Southampton)
Vedran Corluka (Lokomotiv Moscovo)
Gordon Schildenfeld (Panathinaikos)
Danijel Pranjic (Panathinaikos)
Ivan Strinic (Dnipro Dnipropetrovsk)
Domagoj Vida (Dinamo Kiev)
Sime Vrsaljko (Génova)
Igor Bubnjic (Udinese)
Médios Luka Modric (Real Madrid)
Ivan Rakitic (Sevilha)
Niko Kranjcar (Queens Park Rangers)
Ognjen Vukojevic (Dinamo Kiev)
Ivan Perisic (Wolfsburgo)
Mateo Kovacic (Inter Milão)
Milan Badelj (Hamburgo)
Ivo Ilicevic (Hamburgo)
Marcelo Brozovic (Dinamo Zagreb)
Ivan Mocinic (Rijeka)
Mario Pasalic (Hajduk Split)
Sammir (Getafe)
Avançados Mario Mandzukic (Bayern Munique)
Ivica Olic (Wolfsburgo)
Eduardo (Shakhtar Donetsk)
Nikica Jelavic (Hull City)
Ante Rebic (Fiorentina)
Duje Cop (Dinamo Zagreb)

“Jogador Chave”

Luka Modric – 28 anos – Real Madrid

Cro2 ModricJogador formado no Dinamo Zagreb, desde cedo deu nas vistas na equipa croata e despertou a cobiça dos grandes clubes da Premier League. Evoluiu 4 temporadas no Tottenham e as suas fantásticas exibições chamaram a atenção de José Mourinho, treinador do Real Madrid. Na época passada, evoluiu imenso na equipa espanhola sobre as ordens do treinador português. Esta época realizou grandes exibições e ajudou a equipa do Real Madrid a chegar à final da Liga dos Campeões.
A sua capacidade de passe, visão e intensidade de jogo são extraordinárias e juntamente com Cristiano Ronaldo, Di Maria, Bale e Benzema fazem do Real Madrid uma equipa ‘letal’ nas transições ofensivas.
Foi titular na maioria dos jogos da Liga e na LC. A sua cláusula de rescisão está em 50 milhões de euros.
Espera-se um grande Campeonato do Mundo de Modric, num meio-campo super criativo com Rakitic (melhor jogador da Final da Liga Europa) e Niko Kranjcar. Complementado por um ataque muito forte – Olic, Eduardo e Madzukic.

Equipa-tipo

Jogadores como Ivica Olic, Ivan Mocinic e Ivo Ilicevic podem entrar nesta equipa, tal como sucedeu na Fase de Qualificação e Play-off de apuramento.

Cro3

Jogos da Primeira Fase

DATA LOCAL JOGO
12/06/2014 Arena São Paulo   Brasil X   Croácia
18/06/2014 Estádio Amazónia    Camarões X   Croácia
23/06/2014 Arena Pernambuco   Croácia X   México

Ditou o sorteio que a Croácia realizasse o jogo de abertura do Campeonato do Mundo 2014, frente ao anfitrião Brasil. Pode ser um jogo muito interessante pois a Croácia também privilegia o futebol de ataque, resta saber se o setor defensivo estará à altura do poder ofensivo brasileiro.
Seja qual for o resultado do primeiro jogo, é evidente que os jogos frente a Camarões e México são os mais importantes para a Croácia se apurar para a fase seguinte. Terá que vencer a equipa africana e, como tudo indica, jogar o ‘tudo-por-tudo’ frente ao México se quiser sonhar mais alto nesta competição.

Qualificação para o Mundial

Grupo A

DATA JOGO CLASSIF.
07/set/12 Croácia 1 – 0 Macedónia Bélgica 26
11/set/12 Bélgica 1 – 1 Croácia Croácia 17
12/out/12 Macedónia 1 – 2 Croácia
16/out/12 Croácia 2 – 0 País Gales Sérvia 14
22/mar/13 Croácia 2 – 0 Sérvia
26/mar/13 País Gales 1 – 2 Croácia Escócia 11
07/jun/13 Croácia 0 – 1 Escócia
06/set/13 Sérvia 1 – 1 Croácia País Gales 10
11/out/13 Croácia 1 – 2 Bélgica
15/out/13 Escócia 2 – 0 Croácia Macedónia 7

Uma primeira fase de qualificação tranquila (5 vitorias e 1 empate) não fazia prever as complicações que a Croácia enfrentou para chegar à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Os croatas tinham tudo para terminar o grupo em 1º lugar, mas um empate e três derrotas, duas delas em casa, contra Escócia e Bélgica vieram complicar o apuramento. No final, a seleção dos Balcãs ficou na segunda posição, à frente da sua rival Sérvia (com três pontos a menos) e atrás da líder Bélgica. Isto permitiu que a Croácia se apurasse para o Play-off (juntou os oito melhores segundos classificados dos grupos), jogando contra a Islândia.

Play-off

DATA JOGO
15/nov/13 Islândia 0 – 0 Croácia
19/nov/13 Croácia 2 – 0 Islândia

Com uma segunda fase de qualificação conturbada, o selecionador Igor Stimac deixou o cargo de selecionador e Niko Kovac, ex-jogador da seleção croata e então no comando da seleção sub-21, assumiu o cargo com o apoio do seu irmão Robert como adjunto.
Embora a Croácia fosse favorita frente à Islândia (estreante nestas andanças), a equipa escandinava não facilitou a tarefa dos croatas. O jogo acabou empatado a zero, mas a Islândia (reduzida a 10 jogadores) criou inúmeras situações de perigo junto à baliza de Pletikosa.
No segundo jogo, os papeis inverteram-se e a Croácia foi mais forte e eficaz, mesmo com um jogador a menos. Resultado 2 – 0 para a equipa comandada por Niko Kovac, com golos de Mandzukic e Srna, e consequente apuramento para a quarta presença numa fase final de um Campeonato do Mundo.

Odd de valor

cro4

Para a Betfair, tanto a Croácia como o México têm as mesmas probabilidades de passar aos oitavos-de-final e por isso a odd é a mesma. É uma aposta de grande valor.
Boas apostas!