Numa modesta 59ª posição no Ranking FIFA, a Austrália apresenta-se com uma equipa em remodelação, com muitas caras novas e com apenas oito repetentes em fases finais de Mundiais. Por isso o objetivo será repetir a prestação do Alemanha 2006, onde chegaram aos oitavos-de-final, perdendo apenas com a futura tetra-campeã Itália. Nas outras duas participações não passaram da fase de grupos. Em 1974, com uma seleção composta por jogadores amadores, a Austrália não conseguiu marcar nenhum golo e apenas conquistaram um ponto. Em 2010, os australianos ganharam à Sérvia e empataram com o Gana, mas acabaram eliminados após a derrota frente à Alemanha (4 – 0) ainda na fase de grupos.

Australia 1

O selecionador greco-australiano, Ange Postecoglou de 48 anos, foi contratado para esta nova fase da seleção e do futebol australiano. Tentar potenciar os jovens jogadores e aproveitar o aumento de qualidade do campeonato do seu país.

Factos importantes

Melhor Resultado Campeonato do Mundo – Oitavos-de-final (2006)
Melhor Resultado Campeonato Oceania – Vencedor (1980, 1996, 2000, 2004)
Melhor Marcador – Tim Cahill (31 golos – 2004 até ao presente)
Mais Internacionalizações – Mark Schwarzer (129 internacionalizações – 1993 até ao presente)
Estrelas do Passado – Johnny Warren, Mark Viduka e Scott Chipperfield
Selecionador – Ange Postecoglou
Capitão – Lucas Neill

Convocatória

Ange Postecoglou anunciou os 30 pré-convocados para o Mundial, a realizar no Brasil de 12 de Junho a 13 de Julho:

Guarda-Redes Mark Birighitti (Newcastle Jets FC)
Eugene Galekovic (Adelaide United FC)
Mitchell Langerak (Borussia Dortmund)
Mat Ryan (Club Brugge)
Defesas Jason Davidson (Heracles Almelo)
Ivan Franjic (Brisbane Roar FC)
Curtis Good (Dundee United)
Ryan McGowan (Luneng Taishan)
Matthew Spiranovic (Sydney Wanderers)
Alex Wilkinson (Jeonbuk Hyundai)
Luke Wilkshire (Dinamo Moscovo)
Bailey Wright (Preston North End)
Médios Oliver Bozanic (Luzern)
Mark Bresciano (Al Gharafa)
Joshua Brillante (Newcastle Jets)
James Holland (Áustria Viena)
Mile Jedinak (Crystal Palace)
Massimo Luongo (Swindon Town)
Matthew McKay (Brisbane Roar)
Mark Milligan (Melbourne Victory)
Tommy Oar (Utrecht)
Tom Rogic (Melbourne Victory)
Adam Sarota (FC Utrecht)
James Troisi (Melbourne Victory)
Dario Vidosic (Sion)
Avançados Tim Cahill (New York Red Bulls)
Ben Halloran (Fortuna Dusseldorf)
Joshua Kennedy (Nagoya Grampus)
Matthew Leckie (FSV Frankfurt 1899)
Adam Taggart (Newcastle Jets)

 

Equipa-Tipo

Australia 2

Com uma seleção com valores bastante semelhantes, todos os jogadores poderão ter uma oportunidade no onze inicial.

Jogador-Chave

Tim Cahill – 34 anos – New York Red Bulls

Australia 3 CahillÉ a grande figura desta geração do futebol australiano. Representou a Austrália 67 vezes e marcou 31 golos (melhor marcador de sempre). Entrou para a história da Austrália como sendo o primeiro jogador a marcar um golo num Campeonato do Mundo (2006) e também o primeiro australiano a marcar na Taça da Ásia.  Será o jogador mais experiente e que comandará a equipa dentro do campo. Com 15 anos de futebol inglês (Millwall e Everton) e milhares de jogos nas pernas, vai ajudar a integrar os jovens jogadores nesta fase de renovação da seleção.  É conhecido como um jogador com grande habilidade no jogo aéreo, boa capacidade de salto (apesar da sua altura – 1,78m), marcando a grande maioria dos golos de cabeça. Joga no meio-campo, como transportador de jogo, mas a maior parte da sua carreira atuou no ataque.

 

Jogos da Primeira Fase

 

DATA LOCAL JOGO
13-06-2014 Arena Pantanal   Chile X   Austrália
18-06-2014 Estádio Beira-Rio   Austrália X   Holanda
23-06-2014 Arena da Baixada   Austrália X   Espanha

Ninguém espera uma grande prestação da Austrália na fase de Grupos do Mundial 2014, por isso todos os golos marcados, empate ou vitórias conquistadas serão uma grande surpresa. Nos três jogos, a estratégia deve basear-se na solidez defensiva e nas rápidas transições em contra ataque. A equipa deve apresentar-se com uma defesa e um meio-campo bastante povoados, tentando aguentar o empate a maior parte do tempo. No primeiro jogo, a Austrália pode aproveitar a frescura física dos seus jogadores e as dificuldades impostas pelos primeiros jogos dos grandes campeonatos. O Chile deve ser o adversário mais acessível à obtenção de um resultado positivo. Contra Holanda e Espanha dois cenários podem acontecer. Se houver interesse competitivo nos jogos, os Socceroos podem apresentar um ‘autocarro’ à frente da sua baliza, tentando impedir os golos adversários. Se o objetivo do selecionador australiano for dar experiencia competitiva aos jogadores e encarar os jogos de ‘igual para igual’, podem ser jogos bastante abertos e espetaculares.

Qualificação para o Mundial

2ª Fase – Grupo D

DATA JOGO CLASSIF.
02-set-11 Austrália 2 – 1 Tailândia Austrália 15
06-set-11 Arábia S. 1 – 3 Austrália Omã 8
11-out-11 Austrália 3 – 0 Omã
11-nov-11 Omã 1 – 0 Austrália Arábia S. 6
15-nov-11 Tailândia 0 – 1 Austrália
29-fev-12 Austrália 4 – 2 Arábia S. Tailândia 4

Ausente da primeira fase devido ao seu Ranking FIFA, a Austrália teve uma primeira ronda bastante tranquila, com apenas uma derrota frente a Omã.
3ª Fase – Grupo B

DATA JOGO CLASSIF.
08-jun-12 Omã 0 – 0 Austrália Japão 17
12-jun-12 Austrália 1 – 1 Japão Austrália 13
11-set-12 Jordânia 2 – 1 Austrália
16-out-12 Iraque 1 – 2 Austrália Jordânia 10
26-mar-13 Austrália 2 – 2 Omã
04-jun-13 Japão 1 – 1 Austrália Omã 9
11-jun-13 Austrália 4 – 0 Jordânia
18-jun-13 Austrália 1 – 0 Iraque Iraque 5

Há 4 anos atrás, a vaga para o Campeonato do Mundo da FIFA África do Sul 2010 foi alcançada com duas jornadas de antecedência. A Austrália começou a segunda fase de apuramento da zona asiática com a expectativa de obter mais uma classificação tranquila. A caminhada rumo ao Brasil 2014, porém, foi repleta de sobressaltos para os Socceroos, que tiveram de superar alguns obstáculos para confirmarem presença no Mundial. Um início muito complicado, com 2 empates e 1 derrota, fizeram suar os alarmes na seleção comandada por Holger Osieck. Apesar do susto, a equipa conseguiu unir esforços e venceu o Iraque, empatou com Omã e Japão, e golearam a Jordânia por 4 – 0, ficando muito próximo do apuramento. No último jogo contra o Iraque, as coisas não decorreram como todos os australianos queriam e foi preciso esperar pela entrada de Joshua Kennedy que marcou o golo da vitória nos instantes finais do jogo (83’). Dia 23 de Outubro de 2013, Ange Postecoglou (greco-australino) assumiu o comando técnico da Austrália com vista à preparação do Mundial 2014.

Odd de valor

Como ninguém acredita que a Austrália possa surpreender no Mundial, a odd para Último Ludar está muito baixo. Não sabemos se compensa o risco.

australia 4
Se por outro lado quiser tentar a sua sorte, pode deixar uma ‘moedinha’ na equipa australiana e em caso de um resultado positivo, o lucro será maior.

australia 5

Boas apostas!