América Mineiro – Chapecoense (Brasileirão Série A)
O “lanterna vermelha” América Mineiro recebe a Chapecoense em encontro relativo à 21ª jornada do campeonato brasileiro. No Independência, a formação mineira quer dar continuidade ao bom momento que atravessa em casa e triunfar frente a uma equipa que por esta altura se estabelece a meio da tabela.
A aventura primodivisionária do América Mineiro não está a correr nada bem, uma vez que formação de Belo Horizonte ocupa o último lugar da pauta classificativa e muito dificilmente conseguirá escapar à descida de divisão. É certo que estamos nas primeiras jornadas da segunda volta, mas o América possui apenas 13 pontos ao cabo de 20 jornadas e já possui nove pontos de desvantagem em relação ao emblema imediatamente acima da zona de perigo. Com cinco pontos conquistados nas últimas quatro jornadas, o América que agora é orientado por Enderson Moreira atravessa a melhor fase desde que o Brasileirão arrancou. Os dois últimos resultados alcançados no Independência aumentam a confiança do América Mineiro, tendo em conta que a equipa obteve bons desempenhos diante de duas equipas que estão nos quatro primeiros lugares da pauta classificativa. O América empatou a zero com o Grémio e venceu o Santos de Dorival Júnior por uma bola a zero. Na última ronda, perdeu no terreno do Fluminense (1-0).
Enderson Moreira enfrentará alguns problemas na hora de escalonar a equipa para enfrentar a Chapecoense, tendo em conta que os defesas Danilo, Sueliton e Jonas vão cumprir suspensão. Dificuldades acrescidas para uma equipa que ostenta o pior registo defensivo do campeonato brasileiro com 31 golos sofridos, apenas igualado pela Ponte Preta.
Onze Provável: Ricardo, Helder, Lima, Alison, Gilson, Juninho, Pablo, Guerreiro, Matheus, Junior, Michael
Três dias depois de ter participado no encontro que encerrou a 20ª ronda do campeonato brasileiro, a Chapecoense dá o pontapé de saída na 21ª jornada. A formação de Chapecó está no 10º lugar da tabela com 27 pontos e o objetivo para o que resta da época passa por consolidar um lugar longe do “Z4” de relegação.
Na última jornada, a Chapecoense pôs fim a uma série de quatro sem vencer, ao receber e vencer o Internacional de Porto Alegre com um golo apontado por Martinuccio já para lá dos 90 minutos. Na jornada anterior, a equipa tinha perdido diante do Atlético Mineiro (1-0), naquela que foi a segunda jornada nos últimos dois jogos. 11 dos 27 pontos que a Chapecoense possui foram conquistados fora de casa – em oito dos últimos 10 jogos na condição de visitante, a Chapecoense conseguiu marcar. Na deslocação ao Independência, a Chapecoense ambiciona fazer algo que ainda não conseguiu na atual temporada: Vencer dois encontros de modo consecutivo. Com 28 golos apontados em 20 jogos, excluindo as quatro equipas que integram o “G4” à entrada para esta jornada, só o Sport Recife ostenta um registo ofensivo melhor que o da Chapecoense.
A única novidade no onze escalonado por Caio Junior deverá estar associada à inclusão de Alejandro Martinuccio, mantendo a base do onze que defrontou o Internacional de Porto Alegre. Neto, Marcelo, Arthur Maia e Ananias permanecem entregues aos cuidados do departamento médico.
Onze Provável: Danilo, Gimenez, Thiego, Machado, Dener, Gil, Josimar, Hyoran, Santana, Kempes, Martinuccio
Motivado pelos dois últimos resultados conquistados em casa, o América Mineiro quer vencer na receção à Chapecoense, equipa descomplexada sempre que joga em casa. Apesar da distância entre as duas equipas na pauta classificativa, adivinha-se um encontro equilibrado.