Depois do empate no duelo ibérico no primeiro desafio do Mundial 2018, Portugal agora detém uma fatia maior de favoritismo no desafio contra Marrocos. Contudo, foram notados algumas falhas no jogo contra Espanha e fica a dúvida no ar, irá Fernando Santos fazer alguma alteração no XI inicial?

O que ficou apurado do duelo ibérico

De 0 a 10 na avaliação do desempenho de Portugal, Fernando Santos atribui nota 6!

De 0 a 10 na avaliação do desempenho de Portugal, Fernando Santos atribui nota 6!

Apesar do empate por 3-3 frente a Espanha ser um resultado positivo, Portugal cometeu várias falhas que precisam de ser corrigidas para os próximos jogos, já que os próximos adversários estão atentos e irão tirar proveito desses erros para criar dificuldades. No ponto de vista defensivo há coisas a rectificar, e no que ficou apurado frente à Espanha, onde Portugal permitiu o tiki-taka, é que é preciso mais intensidade sem bola, encurtar as linhas e espaços. Houve, claro, aspectos positivos, como a atitude dos jogadores que nunca desistiram e correram sempre atrás do resultado, houve muito espírito de sacrifício. Ainda assim, houve algumas falhas de posicionamento e alguns erros individuais, o que poderá levar Fernando Santos a fazer algumas alterações no XI que irá enfrentar a selecção de Marrocos na quarta-feira.

Guedes ou André Silva ? Bruno Fernandes ou João Mário?

Guedes poderá ser mesmo a única alteração de Fernando Santos.

Guedes poderá ser mesmo a única alteração de Fernando Santos.

Começando pela defesa, e destacando desde já o enorme jogo de Pepe, que mostrou que continua um defesa central de topo, corrigiu o posicionamento dos colegas e fez dobras aos laterais quando necessário, Cédric Soares sentiu dificuldades em parar Isco, que foi uma autêntica dor de cabeça. Ainda assim, tanto Cédric como Raphael Guerreiro acrescentaram pouco no ataque português, e quando subiam para fazer cruzamentos, procurando Ronaldo, as bolas ou eram cortadas antes de entrar dentro de área ou saíam para fora. Ainda assim, as maiores dúvidas na permanência no desenho titular estão em Gonçalo Guedes e Bruno Fernandes. O avançado do Valencia entrou de início e deu a sensação de estar um tanto nervoso.

Guedes estreou-se em fases finais por Portugal e a estreia não foi a desejada, tomou decisões erradas, desperdiçou dois contra-ataques muito promissores e perda de bola para Busquets resultou no segundo golo de Espanha. André Silva é alternativa para o seu lugar neste próximo desafio. Bruno Fernandes ocupou o lugar de João Mário e, muito ao contrário do jogo que fez contra a Argélia, decidiu mal nalguns lances onde se era de esperar melhor, deixando também um pouco a desejar do ponto de vista posicional. Ainda assim, Bruno Fernandes teve menos bola do que é habitual, e caso se mantenha no XI, certamente fará melhor. Posto isto, Gonçalo Guedes poderá dar lugar a André Silva, já que o jogo contra Marrocos requer uma presença mais fixa dentro de área, aspecto em que o avançado do Milan é melhor.

Boas Apostas!