A derradeira jornada da Liga NOS vai ter como ponto mais apetecível a dança das cadeiras protagonizada por Arouca, Moreirense e Tondela, com uma destas equipas a cair na Segunda Liga no final da mesma. Se bem que Nacional da Madeira e Tondela pareceram, a certo ponto, condenados, apenas os madeirenses foram incapazes de levar a sua luta até ao final. A equipa tondelense, um pouco à imagem do que sucedeu na temporada passada, estende as suas esperanças até ao final e espera conseguir fazer frente às adversidades para se voltar a manter.

Quem esteve mais perto de resolver a sua situação antes da jornada final foi o Arouca. A equipa que viu sair Lito Vidigal para Israel, fez uma aposta errada em Manuel Machado, que foi incapaz de manter o ritmo de pontos conquistados e sentiu necessidade de proceder a nova troca para terminar a temporada com Jorge Leitão. Já com os olhos na nova época, a equipa arouquense acaba surpreendida pela boa ponta final do Tondela, que tem vantagem no confronto directo, e vê a obrigatoriedade de somar pontos na deslocação ao Estoril para não depender de terceiros.

Tondela Moreirense

Uma última jornada de nervos em franja

O Moreirense foi outra equipa que também precisou de três treinadores durante esta temporada. Começou com Pepa, que não terá convencido na primeira fase da temporada, relançou-se com Augusto Inácio, que conquistou a Taça da Liga, mas não foi capaz de salvar uma equipa depois de ver sair Daniel Podence e Francisco Geraldes, acabando agora nas mãos de Petit para tentar uma salvação que este técnico reconhece, já que salvou o Tondela na temporada passada. A equipa de Moreira de Cónegos recebe um FC Porto já sem qualquer objectivo na prova, precisando apenas que os tondelenses não vençam para garantir a manutenção.

O foco volta a estar presente sobre a equipa do distrito de Viseu, que somou 12 pontos nos últimos cinco encontros e que, depois de ter começado com Petit, conta agora com Pepa no comando técnico. Os tondelenses recebem o SC Braga no seu estádio, outra equipa que já não tem objectivos na temporada, podendo partir daqui o lançamento da emoção nesta derradeira jornada. Com o Tondela a vencer, caberá aos outros dois implicados também fazer pela vida na última jornada. Vai haver campeonato até ao fim.

Dois regressos à primeira liga

Já são conhecidos os conjuntos que vão ocupar os lugares de quem descerá de divisão. Portimonense e Desportivo das Aves superaram-se cedo à concorrência e já festejaram a subida, faltando agora, na derradeira jornada da Segunda Liga, encontrar o campeão desta prova.

A equipa de Portimão viaja até aos Açores para defrontar o Santa Clara, equipa tranquila no meio da tabela, enquanto o Desportivo das Aves actua perante o seu público, mas recebe o Fafe, conjunto que ainda sonha com a salvação da descida directa ao Campeonato de Portugal.

Aliás, na luta pela manutenção, haverá ainda alguns capítulos a desvendar. Olhanense, Freamunde e Vizela estão já condenados ao Campeonato de Portugal, enquanto o Fafe pode aspirar a disputar ainda a Liguilha. O Leixões é o seu opositor nessa luta. Para o outro lugar da Liguilha, o Famalicão é quem parte no lugar menos desejado, sendo que Académico de Viseu e Cova da Piedade também correm o risco de cair.

Boas Apostas!