Alemanha – México (Mundial 2018)
A Actual Campeã do Mundo em título dá início ao Mundial 2018 este sábado à tarde, no Estádio Luzhniki, com o México como seu adversário nesta 1ª jornada do Grupo F. Apesar de ser uma das selecções mais talentosas da actualidade, e uma das favoritas, a Alemanha não impressionou nos jogos de preparação para o Mundial 2018. Já o México também não impressionou nos jogos de preparação, chegando aqui na ressaca de um desaire frente à Dinamarca.
A Alemanha detém 4 títulos de Campeão do Mundo, tendo conquistado o último deles na última edição da prova, e é presença mais que habitual nesta prova. Os alemães iniciam aqui a sua caminhada pela revalidação do título de Campeões do Mundo, mas a verdade é que não impressionaram nos jogos de preparação, sendo que desde o início de 2018 que disputaram 4 jogos, começando por empatar contra Espanha (1-1) e perder contra o Brasil (0-1), ambos ainda em Março, e já neste mês de Junho somaram uma derrota contra a Áustria (2-1) e venceram, no último encontro, a Arábia Saudita (2-1).
Independentemente disto, esta é das selecções com maior talento da actualidade, apresentando uma espinha-dorsal muito bem constituída, começando com Neuer ou Ter Stegen na baliza, Hummels, Kimmich ou Rudiger na linha defensiva, Gundogan, Ozil ou Kroos no meio-campo, e Timo Werner, Reus ou Muller na frente de ataque. Apesar dos resultados nos jogos de preparação não terem sido os melhores, o objectivo deles é preparar a equipa e os resultados são menos importantes, e será uma surpresa se Joachim Low e companhia não corresponderem às expectativas. Mesut Ozil permanece em dúvida para este jogo.
Onze Provável: Neuer – Kimmich, Hummels, Boateng e Hector – Khedira e Kroos – Muller, Reus e Draxler – Werner.
O México, por sua vez, tem sido presença assídua em Campeonatos do Mundo já desde o Mundial de 1994, nos Estados Unidos, e os mexicanos alcançaram os oitavos de final em todas as edições da prova desde então. Este ano na Rússia voltam a marcar presença, fazendo parte deste Grupo F ainda com a Suécia e Coreia do Sul. Os Tricolor contam já com alguns jogos amigáveis disputados desde o início do ano, mas não foram muito felizes nos últimos 3, disputados entre 28 de Maio e 9 de junho, onde empataram com o País de Gales (0-0), venceram a Escócia (1-0) e perderam contra a Dinamarca (2-0).
Ainda assim, esta selecção também se apresenta na Rússia com um plantel com vários nomes bem conhecidos na Europa, como os defesas Salcedo (Frankfurt), Diego Reyes (FC Porto), Layún (Sevilla) e Moreno (Real Sociedad), os médios Marco Fabián (Frankfurt), Herrera (FC Porto) e Guardado (Real Betis), e os avançados Jiménez (Benfica), Chicharito (West Ham) e Corona (FC Porto). Os mexicanos são considerados um dos favoritos a conseguirem a qualificação, mas enfrentam aqui a actual Campeã do Mundo em título que lhe colocará um difícil começo de prova.
Onze Provável: Ochoa – Salcedo, Ayala, Moreno e Gallardo – Herrera – Vela, Guardado, Santos e Lozano – Jiménez.
Existiram 3 confrontos directos nos últimos 20 anos, com a Alemanha a sair sempre vencedora.
Alemanha
|
4-1 |
México
|
Confederações 2017
|
Alemanha
|
4-3(a.p.) |
México
|
Confederações 2005
|
Alemanha
|
2-1 |
México
|
França 98
|
A Alemanha chega aqui com um plantel de grande valor individual e de uma qualidade exorbitante, onde quase 100% dos intervenientes militam nas melhores equipas do mundo. O objectivo dos alemães é revalidar o título de Campeões do Mundo e irão procurar começar com o pé direito na competição.