Alemanha – França (Amigável Internacional)
O duelo entre as seleções de Alemanha e França corresponde a um dos compromissos mais interessantes nesta dupla jornada de compromissos internacionais. De olhos postos na Rússia, germânicos e gauleses medem forças no Rhein Energie, em Colónia.
A seleção da Alemanha, campeã do Mundo em título, foi a única capaz de alcançar o pleno de vitórias na fase de qualificação para o Mundial 2018. A equipa germânica somou todos os dez jogos que disputou por vitórias e voltou a brilhar depois de não ter conseguido garantir o acesso à final do Euro 2016, caindo nas meias-finais diante desta mesma seleção francesa que se prepara para enfrentar. Depois disso da participação na fase final do campeonato da Europa, a equipa treinada por Joachim Low já conquistou a Taça das Confederações precisamente na Rússia.
Candidata à revalidação do título que atualmente possui, a seleção alemã apresenta um vasto leque de opções de grande qualidade, tal como comprova a vitória numa competição como a Taça das Confederações, em que nem levou a jogo as suas figuras habituais. Nesta dupla jornada de preparação, Low tem aproveitado para testar soluções ao introduzir novos jogadores na equipa, alguns deles que estiveram precisamente na Taça das Confederações – ainda assim, o seleccionador alemão confirmou que Trapp, Khedira e Kroos vão ser titulares diante da França. A nível tático, não há nota para grandes alterações.
No primeiro deste dois encontros de preparação, a seleção da Alemanha empatou em Wembley com a Inglaterra sem golos.
Onze Provável: Trapp, Sule, Boateng, Rudiger, Kimmich, Plattenhardt, Khedira, Kroos, Brandt, Gotze, Wagner
Derrotada por Portugal na final do Europeu disputado em casa, a seleção de França quer esquecer o trauma para poder encetar uma grande campanha no Mundial da Rússia. Talento é coisa que não falta à equipa que continua a ser treinada por Didier Deschamps, apurada para a fase de grupos do Mundial 2018 com estatuto de líder do grupo A e mais quatro pontos que a Suécia, seleção que está a discutir o acesso no “play-off” com a Itália.
Antes de enfrentar a seleção alemã, a França recebeu e venceu o País de Gales por dois a zero, golos de Antoine Griezmann e Olivier Giroud. Didier Deschamps não promoveu grandes alterações na equipa e aproveitou por levar a “carga pesada” a jogo, situação que em princípio deverá repetir-se nesta visita a Colónia. Ao olharmos para as opções de Low, nomeadamente para as unidades que lançou a jogo como Fékir, Thauvin, Lacazette ou Martial, verificamos que não é por conta de uma ou outra alteração que esta seleção francesa deixará de ter fortes aspirações no que toca à conquista de um resultado positivo diante da Alemanha.
Há duas baixas a registar do lado francês, ambas de jogadores que costumam constar entre os titulares: o guarda-redes Hugo Lloris e o avançado Olivier Giroud.
Onze Provável: Mandanda, Jallet, Varane, Umtiti, Digne, Rabiot, Tolisso, Matuidi, Griezmann, Martial, Mbappé
Alemanha e França defrontaram-se pela última vez nas meias-finais do Euro 2016 e foi a seleção francesa quem levou a melhor por duas bolas a zero.