Num ano que ficou marcado pela conquista do 4º campeonato consecutivo para o Bayern de Munique, tal como a Taça da Alemanha e Supertaça alemã, não foram apenas as cores bávaras a estarem em destaque, com alguns jogadores do Borussia Dortmund a destacarem-se entre os demais.

Equipa do Ano: Bayern de Munique

O Bayern de Munique foi dominante nas competições alemãs.

O Bayern de Munique foi dominante nas competições alemãs.

Sem dúvida que o Bayern de Munique foi a equipa alemã do ano 2016. É inegável. No último ano de Pep Guardiola aos comandos dos bávaros, o técnico espanhol conquistou o título tetracampeão e terminou o campeonato com 10 pontos de vantagem sobre o 2º Borussia Dortmund, e 28 sobre o 3º classificado Bayer Leverkusen. Para além de ter conquistado também a Taça da Alemanha e a Supertaça, Guardiola falhou em conseguir um dos seus objectivos naquele que seria o seu último ano aos comandos do Bayern: vencer a Liga dos Campeões. Eliminado nas meias finais às mãos do Atlético de Madrid, o Bayern ficou afastado do título. Ainda assim, foi um ano onde a equipa alemã praticou um bom futebol, deliciando os seus adeptos com belas prestações dentro de campo e presenteando-os com grandes goleadas.

Já nesta primeira metade da nova temporada, os bávaros estão a ter mais dificuldade em se imporem aos restantes conjuntos, ainda que continuem a deter uma maior qualidade que qualquer outra equipa presente no campeonato alemão, e ocupando já o 1º lugar na tabela com 3 pontos de vantagem sobre o surpreendente 2º classificado Leipzig.

Jogador do Ano: Aubameyang

Aubameyang é uma peça fundamental no ataque Auri-Negro.

Aubameyang é uma peça fundamental no ataque Auri-Negro.

O gabonês de 27 anos foi uma peça fundamental para o Borussia Dortmund durante o ano 2016, apontando 39 golos nos 49 jogos que disputou em todas as competições, e dando vários pontos cruciais à sua equipa. Esta temporada o ponta de lança de 27 anos já deu que falar ao colocar-se no topo da lista de melhores marcadores da Bundesliga, liderando a lista com 16 tentos assinalados, 3 a mais que o 2º Anthony Modeste. É ainda o primeiro jogador africano a ser eleito o jogador do ano no campeonato alemão.

Jogador Revelação: Julian Weigl

Apesar da tenra idade, Weigl é crucial para o meio-campo do Dortmund.

Apesar da tenra idade, Weigl revelou ser crucial para a organização do meio-campo do Dortmund.

Chegado ao Borussia Dortmund na última temporada e com apenas 20 anos, Julian Weigl mostrou-se uma peça fundamental na equipa de Thomas Tuchel ao disputar um total de 30 jogos apenas no campeonato alemão. Weigl demonstrou maturidade e coerência no seu estilo de jogo e agarrou facilmente o papel de médio defensivo da equipa, sendo muitas vezes o responsável, ainda que despercebido, pela organização das jogadas de ataque do Dortmund. Esta temporada, o jovem de 21 anos já leva 22 jogos disputados, em todas as competições, e apontou o seu primeiro golo com a camisola Auri-Negra, contra o Sporting CP para a Liga dos Campeões.

Treinador do Ano: Thomas Tuchel

Thomas Tuchel conseguiu uma das melhores campanhas de sempre do Dortmund.

Thomas Tuchel conseguiu uma das melhores campanhas de sempre do Dortmund.

Thomas Tuchel foi o sucessor de Jurgen Klopp, assumindo os comandos de um Dortmund que atravessava algumas dificuldades. Apesar de ter terminado a temporada transacta em 2º lugar, Tuchel conseguiu uma belíssima campanha pela Bundesliga, uma das melhores da história da equipa, e terminou a época com o sector ofensivo mais eficaz do campeonato e a 2ª defesa menos batida da prova, conseguindo manter a essência do Dortmund de Klopp. Já na primeira metade da presente temporada ainda disputada em 2016, o treinador alemão não está a conseguir as mesmas facilidades, encontrando-se de momento em 6º lugar, a 3 pontos do 3º lugar, e com o 2º melhor sector ofensivo do campeonato.

Boas Apostas!