Na quarta-feira disputaram-se os restantes jogos da 3ª jornada da Liga dos Campeões, com o Benfica a conseguir uma vitória importante na Ucrânia, e o Besiktas a surpreender ao vencer o Nápoles, em Itália. Destaque também para o Barcelona que goleou o Manchester City em Camp Nou, e o Arsenal que dizimou o Ludogorets do Emirates Stadium.
Águias brilham em Kiev
O Benfica está vivo e de boa saúde na Liga dos Campeões, sendo que depois de empatar em casa contra o Besiktas, e perder fora contra o Nápoles, conseguiu ir à Ucrânia roubar os 3 pontos ao Dínamo Kiev, vencendo por 0-2. O Benfica entrou agressivo e compacto em campo, sempre seguro na posse de bola e com o golo a aparecer bem cedo, logo ao minuto 9 na sequência de uma grande penalidade, com Gonçalo Guedes a ganhar o duelo individual a Antunes e, já dentro de área, o jovem avançado do Benfica é toda pelo defesa português ao serviço do Dínamo Kiev, com a grande penalidade a ser marcada por Toto Salvio, que não desperdiçou.
Já no segundo tempo, o Dínamo Kiev entrou com intenção de anular a vantagem do Benfica. Contudo, foram os Encarnados quem marcou, novamente nos primeiros 10 minutos, através do jovem argentino Franco Cervi. Feito o 0-2, o campeão português recolheu-se, mas sempre com o jogo sob controlo. Destaque ainda para o guarda-redes Ederson, que fez a diferença ao manter a baliza inviolável depois do 0-2 já estar feito, com os ucranianos a atacarem mais. Fechadas as contas, o Benfica ocupa agora o 3º lugar do Grupo B com 4 pontos, 1 a menos que o 2º Besiktas, e 2 a menos que o líder Nápoles.
Vitória turca no San Paolo
Ainda sobre o Grupo B, destaque para a surpreendente vitória do Besiktas na território do Nápoles, talvez uma da maiores surpresas desta quarta-feira de Liga dos Campeões. Foi um jogo atraente, muito mexido e com vários golos à mistura. O brasileiro Adriano, ao serviço dos turcos, abriu o marcador logo aos 12 minutos, mas Mertens igualou a partida aos 30′, mas Vincent Aboubakar voltou a dar vantagem ao Besiktas ainda antes do intervalo. No começo da segunda parte, o jogo poderia ter levado um rumo diferente, não fosse o guarda-redes Fabri a defender uma grande penalidade batida por Insigne aos 50 minutos, uma oportunidade desperdiçada para o Nápoles
Contudo, os italianos voltaram a ter outra oportunidade de marcar golo através do castigo máximo, mas desta vez foi Gabbiadini a apontar o pênalti, não desperdiçando e fazendo o 2-2. Já ao cair do pano, é novamente Aboubakar a desempatar as contas e ditar o resultado final por 2-3. Destaque para Quaresma, que fez duas assistências. O Besiktas subiu então para 2º lugar, com 1 ponto a mais que o Benfica, e 1 a menos que o Nápoles.
Arsenal goleia, mas continua com PSG no seu encalço
O Arsenal recebeu o Ludogorets Razgard, que pouca, ou nenhuma, resistência lhes ofereceram, com o jogo a terminar por 6-0. A goleada começou logo as 12 minutos por intermédio de Alexis Sánchez, com um grande golo de chapéu, ainda fora de área. Theo Walcott fez o 2-0 pouco antes do intervalo, colocando-se no topo dos melhores marcadores da prova, já com 3 tentos assinalados em apenas 2 jogos disputados. Os búlgaros não conseguiam reagir à desvantagem e acabavam por conceder cada vez mais espaço aos Gunners. Cada vez menos organizados, os golos continuavam, não sendo preciso mais que 1 minuto do início da 2ª parte para Chamberlain fazer o 3-0. A seguir o destaque vai para Mesut Ozil, que fez o primeiro hat-trick da sua carreira futebolística, com golos aos 56, 83 e 87 minutos, Santi Cazorla assistiu o primeiro golo, e Lucas Pérez os dois seguintes.
Ainda no Grupo A, o PSG não se ficou atrás dos ingleses e também na recepção ao FC Basel, por 3-0. Num encontro dominado pelos franceses, foi o argentino Ángel Di Maria a inaugurar o marcador pouco antes do intervalo, assistido por Cavani. No segundo tempo não foi difícil dar continuidade aos golos, com Lucas Moura a fazer o 2-0 aos 62 minutos, e Cavani fechou as contas já no período de descontos, de grande penalidade.
O Arsenal e o PSG mantêm-se então na luta pelo 1º lugar, ambos com 7 pontos somados, deixando o Ludogorets Razgard e o FC Basel a lutarem pelo 3º lugar, ambos com apenas 1 ponto.
Pep Guardiola é arrasado na sua antiga casa
O Barcelona recebeu o Manchester City em Camp Nou, e não teve dó nem piedade do seu antigo treinador, que agora comanda os ingleses. Um jogo um pouco complicado para o técnico Luis Enrique, que se viu obrigado a fazer duas substituições nos primeiros 45 minutos por limitações físicas, primeiro Lucas Digne por Jordi Alba, aos 10 minutos, e depois Piqué por Mathieu, aos 39′. Ainda assim, estas substituições não desconcertaram a equipa da casa e é Leo Messi que inaugura o marcador aos 17 minutos, com ingleses a procurarem responder rapidamente, valendo uma grande intervenção de ter Stegen após um belo remate de Gundogan.
Com o jogo a ir para o intervalo por 1-0, o começo da segunda parte ficaria marcado pela expulsão irresponsável de Bravo, ao defender com as mãos fora de grande área ao cometer um erro individual. Com o City reduzido a 10 unidades, o jogo ficou mais fácil para o Barça, que respondeu com dois golos de rajada, ambos apontados por Leo Messi, aos 61 e 69 minutos, passando para o topo da lista de melhores marcadores da prova, com 6 tentos assinalados. Contudo, os Blaugranas acabariam por ficar reduzidos também a 10 unidades aos 73 minutos, com expulsão de Mathieu. A jogarem 10 contra 10, os Blaugranas viriam ainda a beneficiar de uma grande penalidade aos 87 minutos, com Neymar a atirar para defesa de Caballero. Contudo, 2 minutos depois redimiu-se ao fazer o 4-0, assistido pelo astro Lionel Messi.
O Barcelona tem agora 9 pontos no Grupo C, com o Manchester City em 2º lugar com 4 e logo a seguir o Borussia M’Gladbach com 3, com o Celtic em último com apenas 1 ponto.
Outras curtas da jornada
- O Bayern de Munique recebeu e venceu o PSV por 4-1, mantendo-se em 2º lugar do Grupo B com 6 pontos, 5 a mais que o 3º e 4º classificados PSV e FK Rostov.
- Ainda no Grupo B o Atlético de Madrid afirmou a liderança do agrupamento com uma vitória por 0-1 em na Rússia, em casa do FK Rostov.
- O Borussia M’Gladbach foi até à Escócia bater o Celtic por 0-2, colocando-se agora em 3º lugar no Grupo com 3 pontos, apenas 1 a menos que o 2º Manchester City.
Boas Apostas!