Nesta quarta-feira disputaram-se os restantes jogos da penúltima jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões, com alguns resultados a darem que falar, como o Benfica a deixar escapar uma vantagem de 3-0 ao intervalo, e a surpreendente derrota do Bayer de Munique na Rússia, contra o Rostov.
Benfica e Nápoles será uma final no Estádio da Luz
O Benfica viajou até Istanbul onde enfrentou o Besiktas na Vodafone Arena, na 5ª jornada do Grupo B, num jogo que foi emocionante do primeiro ao último minuto, e que adiou o apuramento das três primeiras equipas para a última ronda. As Águias entraram fortes no jogo, circulando bem a bola, defendendo bem e muito móveis no ataque, ocupando sempre bem os espaços e concentrados em pressionar o portador da bola. Os turcos ainda viram Aboubakar marcar na primeira parte, mas o golo foi anulado por o camaronês estar em posição irregular.
A desempenharem uma exibição inteligente, o Benfica provou a superioridade em solo turco logo aos 10 minutos de jogo onde, depois de assistência de Salvio, Gonçalo Guedes aguentou a carga do defesa Marcelo, contornou o guarda-redes e marca o primeiro golo da partida. Com Aboubakar sozinho na frente, e a ser anulado pelo rigor defensivo de Luisão, Lindelof e companhia, e com a defesa turca perdida e à mercê do poder e mobilidade ofensiva benfiquista, com Salvio e Cervi a fugirem para o meio do terreno de modo a libertarem o corredor para a entrada dos laterais em apoio, foi mesmo numa dessas jogadas que acabaria por aparecer o segundo golo, com Nélson Semedo à entrada da área, de pé esquerdo, a executar um remate fulminante que só parou no fundo das redes.
Com o segundo golo a aparecer aos 25 minutos e os turcos sem saberem o que fazer, só dava Benfica no jogo. À passagem da meia hora de jogo, os Encarnados assinalam o 0-3 num golo peculiar onde, na sequência de um livre-directo do lado esquerdo, batido para o coração da área, aparece Mitroglou a cabecear a bola para a trave, aproveitando a recarga e, novamente de cabeça, volta a acertar na trave, com a bola a sobrar para Salvio que, também de cabeça, acerta no poste, com Fejsa a conseguir finalmente colocar a bola dentro da baliza, à 4ª tentativa. Os Encarnados foram então a vencer por 0-3 para o intervalo.
Com a chegada do segundo tempo, os papéis inverteram-se e os turcos, que tinham alargado a frente de ataque, entraram mentalizados em conseguir o empate e ao minuto 58 apontam o seu primeiro golo, com Tosun a marcar com um belo remate acrobático na sequência de uma assistência de Beck. Este foi um golo que motivou a formação do Besiktas e não deixavam o Benfica em paz sempre à procura da baliza de Ederson, até que Lindelof, num corte de cabeça mal executado, deixou a bola bater-lhe no braço e originou uma grande penalidade, penalidade essa que não foi desperdiçada por Quaresma, aos 83 minutos. Completamente à deriva em campo, o Benfica viu o Besiktas fazer o golo do empate por Aboubakar, ao cair do pano, na sequência de uma fantástica assistência de letra de Quaresma.
O jogo terminou assim, 3-3, que a culminar com o empate a zero do Nápoles, ficam os italianos e o Benfica no topo do Grupo B, ambos com 8 pontos, com este Besiktas em 3º com 7 pontos, levando assim a qualificação aos oitavos de final para a última jornada da prova, o que se irá revelar numa autêntica final entre o Benfica e Nápoles, no Estádio da Luz.
Bayern escorrega na Rússia
O Bayern de Munique, 2º classificado do Grupo D já com o apuramento aos oitavos de final garantido, rodou a equipa e foi até à Rússia enfrentar o FK Rostov, acabando mesmo por sair derrotados por 3-2. Num encontro onde a temperatura atingia os 5 graus negativos, ate foram os Bávaros a colocar-se em vantagem no marcador aos 36 minutos, por Douglas Costa a finalizar uma jogada começada pelo português Renato Sanches. Contudo, instantes antes do intervalo, o jovem iraniano Azmoun iguala a partida, deixando o defesa Boateng perdido à procura da bola depois de uma bela finta.
O encontro foi então a 1-1 para o intervalo. No começo do segundo tempo, é novamente Boateng a dar o outro ao bandido, cometendo um erro ao tentar cortar uma bola, mas acabando por entregá-la ao adversário, e comentando então uma falta dentro da grande área, originando grande penalidade. Dmitri Poloz não desperdiçou e ditou o 2-1. Apenas 3 minutos depois, numa jogada iniciada por Renato Sanches, que entrega a bola para Ribéry assistir Bernat, que remata para o fundo das redes, fazendo o 2-2. Ainda assim, aos 66 minutos, de livre-directo, Christian Noboa fecha as contas para a equipa da casa ao fazer o 3-2.
Com o Atlético de Madrid e o Bayern de Munique já qualificados, esta vitória coloca o Rostov no 3º lugar com 4 pontos, podendo sonhar com a Liga Europa.
Novo empate entre líderes do Grupo A
Num embate bastante equilibrado e cheio de emoção, o jogo viria a terminar novamente empatado, como na primeira volta em Paris, mas desta vez por 2-2. O PSG foi mesmo o primeiro a chegar ao golo, com o matador de serviço, Cavani, a voltar a marcar mesmo à entrada da boca da baliza do Arsenal, depois de um cruzamento de Matuidi, aos 18 minutos de jogo. Contudo, mesmo em cima do intervalo, um passe de Aaron Ramsey lança Alexis Sánchez para dentro da grande área, que acaba derrubado por Krychowiak, originando uma grande penalidade, que não foi desperdiçada por Giroud.
Na segunda parta vieram dois lances infelizes, com mais um golo para cada lado, mas ambos por auto-golos. Primeiro foi Verratti a cometer a infelicidade de colocar a bola dentro da sua baliza, numa confusão dentro da grande área da turma parisiense, seguindo-se de Iwobi, que desviou um cabeceamento de Lucas Moura para o fundo da baliza dos Gunners, quando a bola estava perfeitamente ao alcance do guarda-redes Ospina. As duas equipas continuam então a discutir o 1º e 2º lugar do agrupamento, ambas com 11 pontos, estando já mais que qualificadas.
Outas curtas da jornada
- Barcelona vencer o Celtic, na Escócia, por 0-2 com dois golos de Messi, qualificando-se já como líder do Grupo C.
- Ainda no Grupo C, o Manchester City empatou em casa do Borussia M’Gladbach, por 1-1, com os ingleses a ocuparem o 2º lugar com 8 pontos, e os alemães o 3º lugar com 5.
- Já qualificado, Atlético de Madrid garante o 1º lugar do agrupamento ao vencer por 2-0 na recepção ao PSV.
- Ludogorets Razgrad e FC Basel continuam luta pelo lugar de acesso à Liga Europa, no Grupo A, ambos com 2 pontos.
Boas Apostas!