A Taça da Liga nasceu na época 2007-2008, e o primeiro campeão foi o Vitória de Setúbal. Nas 4 épocas seguintes, o troféu foi arrecadado pelo Benfica, e na época 2012-2013 pela clube que já se considera o 4º grande, em Portugal. Nos dois anos seguintes, o Benfica voltou a conquistar esta prova, até haver novamente história com o Moreirense a vencer, na época 2016-2017. E no ano passado foi a vez do Sporting estrear este troféu no seu museu. Ou seja, contas feitas, 11 edições, com 9 delas ganhas pelos clubes maiores do futebol português. Nesta época, os quatro apurados para a final four foram novamente os clubes grandes, e respectivos cabeças de série de cada grupo: Benfica, FC Porto, Sporting e Sporting de Braga.
Uma competição à medida dos grandes?

wikipedia
A Taça da Liga é composta por 4 grupos: A, B, C e D. Em cada grupo há um cabeça de série, como este ano tivemos, com FC Porto, Sporting, Benfica e Sporting de Braga a encabeçarem esses grupos. Ora, com isto, nenhum destes grandes clubes joga entre si, nessa fase de grupos, o que dá logo maior probabilidade de termos cada um desses clubes apurados. Além de cada um desses cabeças de série ser a equipa mais forte do grupo, ainda tem a “ajuda” de jogar 2 dos 3 jogos em casa. Como se não bastasse, os dois primeiros jogos são em casa, o que em alguns casos pode ajudar a tudo estar já decidido, quando essa equipa joga a última jornada fora de casa.
É claro que os clubes grandes fazem a gestão necessária do seu plantel, nesta competição, mas isso poderá não ser suficiente, muitas vezes, para os clubes não favoritos equilibrarem a balança. E este ano tivemos todos os cabeças de série apurados. FC Porto, Benfica, Sporting e Sporting de Braga ganharam os respectivos grupos. É verdade que a competição ganha outro interesse nesta final four, mas que assenta cada vez mais e melhor às equipas grandes.
Benfica, Sporting, FC Porto e Sporting de Braga apurados

dnoticias.pt
Vivemos numa época em que as diferenças dos clubes grandes para os “mais pequenos” se acentua. Isso nota-se desde logo na Liga NOS, e até na Taça de Portugal onde não tivemos grandes diferenças. A Taça da Liga não destoou, e foi com naturalidade que as equipas mais fortes fizeram a sua “obrigação”. A repartição dos grupos, o número de jogos em casa, e o calendário deram um grande “empurrão”.
O Benfica qualificou-se com 7 pontos, à frente de Desportivo das Aves (5), Paços de Ferreira (2), e Rio Ave (1). O caminha das águias começou com as duas vitórias consecutivas, nas duas primeiras jornadas, e em casa, batendo o Rio Ave (2-1), e depois o Paços de Ferreira (2-0). Isso permitiu-lhe apenas precisar de pontuar no último jogo, esse sim fora de casa, e foi precisamente o que aconteceu, na deslocação à Vila das Aves (1-1).
No grupo B, o Sporting de Braga fez o pleno com 9 pontos somados, mais 3 que o Tondela, e mais 8 que Vitória de Setúbal e Nacional. Os guerreiros do Minho iniciaram com vitória sobre o Tondela (2-1), seguindo-se uma goleada ao Nacional (5-0), e mesmo sem precisar vencer na última jornada, foram a Setúbal golear o Vitória por (0-4), num jogo onde seria para cumprir calendário, por parte dos sadinos.

público
No grupo C, o FC Porto garantiu o primeiro lugar, mas com os mesmos pontos que o Desportivo de Chaves (7). O Varzim somou 3 pontos e o Belenenses ficou a zeros. Os dragões entraram com o pé esquerdo, empatando com o Chaves (1-1), mas somaram duas vitórias nos dois jogos seguintes. Primeiro com o Varzim (4-2), e depois no Jamor, com o Belenenses por (1-2). Um caminho mais sinuoso, por parte dos dragões, mas com final feliz, tendo em conta as aspirações do universo portista.
O grupo D foi o mais equilibrado com os três primeiros classificados somando 6 pontos, no caso Sporting, Estoril e Feirense, ficando o Marítimo a zeros, no último lugar do grupo. Os leões venceram o Marítimo por (3-1), mas na 2ª jornada perderam em casa com o Estoril (1-2), derrota que custou a saída de José Peseiro do comando técnico dos leões. Na última jornada foram golear o Feirense (1-4), garantindo o 1º lugar e a respectiva qualificação.
Dois clássicos na Final Four

sapodesporto
Na Final Four teremos dois grandes clássicos do futebol português. O Benfica vs FC Porto joga-se a 22 de Janeiro, enquanto o Sporting de Braga vs Sporting joga-se no dia seguinte. De relembrar que os leões já jogaram esta época em Braga e perderam por (1-0), tal como o clássico Benfica vs Porto que também se jogou para o campeonato e teve o mesmo resultado (1-0). Grande expectativa para perceber se Sporting e FC Porto poderão “vingar” o resultado do campeonato e apurar-se para a final.
Boas Apostas!