A bola volta a rolar na UEFA Nations League, a mais recente competição de seleções introduzida pela entidade que gere os destinos do futebol europeu. Na Liga B, há quatro encontros relativos à segunda jornada.
Rússia – Suécia
O futebol russo atravessa um bom momento. A boa participação no Mundial “em casa” foi o tónico ideal para que a seleção soviética ganhasse credibilidade junto de um povo que, em vésperas do início da prova, se assumia bastante cético em relação à prestação da sua equipa. Os encontros pós-campeonato do mundo têm corrido de feição e os eleitos de Cherchesov foram vencer à Turquia na primeira jornada do grupo 2 da Liga B. Já a Suécia, adversária nesta ocasião, não foi feliz na última ocasião em que entrou em campo. Os suecos estiveram a vencer na receção à Turquia por duas bolas a zero, mas permitiram que a seleção Otomano desse a volta ao placard. Pior que isso: aos 88 minutos do encontro, a Suécia vencia por 2-1 e ainda assim permitiu a “remontada”… A visita à Rússia não se afigura fácil, mas numa prova tão curta como esta, o duelo em solo soviético poderá vir a revelar-se decisivo.
Áustria – Irlanda do Norte
No grupo 3, a Bósnia foi a grande vencedora das duas primeiras rondas, ao bater a Áustria por uma bola a zero e vencer na deslocação à Irlanda do Norte por três a um. Nesta segunda ronda, na Áustria, as duas seleções derrotadas pelos bósnios medem forças, em busca dos primeiros pontos. Os austríacos, agora comandados por Franco Foda, estão cientes da importância deste desafio se quiserem continuar a lutar pelo primeiro lugar do grupo.
Eslováquia – República Checa
A situação no grupo 1 é idêntica à do grupo 3: a Ucrânia venceu os dois encontros que disputou, ao passo que Eslováquia e República Checa vão procurar os primeiros pontos no duelo entre si. Os eslovacos, que contam com o artilheiro da Bundesliga Ondrej Duda, perderam o primeiro desafio em solo ucraniano (1-0), resultado que não é tão comprometedor assim. Já a República Checa, derrotada em casa, terá que ir à procura desses três pontos perdidos.
República da Irlanda – Dinamarca
Cerca de um ano depois, o reencontro. As seleções de República da Irlanda e Dinamarca enfrentaram-se no “play-off” de acesso ao Mundial 2018 e voltam a medir forças na segunda jornada do grupo 4 da UEFA Nations League, no Aviva Stadium, em Dublin. Em novembro de 2017, os dinamarqueses carimbaram o passaporte para a fase final do campeonato do mundo graças a um triunfo por cinco bolas a uma na Irlanda. Os donos da casa querem vingar esse resultado para conquistarem os primeiros pontos na atual edição da competição. Os dinamarqueses chegaram a ameaçar entrar em campo com uma equipa alternativa na primeira ronda da competição, em função de um desentendimento com a Federação relativo aos direitos de imagem, mas a situação ficou resolvida a tempo do confronto com o País de Gales, vencido pela Dinamarca por duas bolas a zero.
Boas apostas!