Manda a tradição que o dia de Natal seja data para o encontro de algumas das melhores equipas da NBA. Este ano, no entanto, a organização da Liga não terá sido capaz de prever com toda a propriedade quem chegaria em melhores condições e com melhor performance à noite de consoada. Será por isso que nem os Toronto Raptors nem os Atlanta Hawks, os dois primeiros classificados da Conferência Este, não estarão em campo, o mesmo acontecendo com as equipas que seguem entre a segunda e a quinta posição da Conferência Oeste. No entanto, e porque os mercados também mandam no momento de escolhermos as equipas que jogam neste dia de jogos construídos para as audiências, equipas com temporadas muito fracas, como os New York Knicks e os Los Angeles Lakers, voltarão a ter a obrigação de jogar em noite de Natal.
New York Knicks – Washington Wizards
Com apenas cinco vitórias no total da temporada e numa série de cinco derrotas consecutivas, os Knicks bem precisam de um Pai Natal generoso que lhes ofereça como prenda um rumo para o futuro. Carmelo Anthony continua a remar sozinho contra uma maré que parece ser demasiado forte para os seus atributos, voltando a lançar a questão do que fazer com um plantel muito fragilizado. Os Washington Wizards perderam os seus últimos dois jogos, mas mantém-se no Top 3 da Conferência. Com John Wall e Bradley Beal a transformarem-se em referências, a equipa do Distrito Federal espera fazer a festa na Big Apple.
San Antonio Spurs – Oklahoma City Thunder
As duas equipas mais fortes do Oeste, na temporada de 2013-14, vivem um ano de ressaca. Para os Spurs, os anos que se seguem aos títulos são sempre especialmente complicados, porque as medidas de Gregg Popovich têm consequências na disponibilidade dos seus jogadores. Mas, com o plantel a aumentar a média de idades e com problemas de lesões a afetar jogadores essenciais como Kawhi Leonard, os texanos sabem que tudo se decidirá num playoff onde eles irão, seguramente, estar presentes. Quem luta para lá chegar são os Thunder, que têm tido a necessidade de aprender a jogar sem Russell Westbrook, que já recuperou, e Kevin Durant, a viver a segunda lesão da temporada. Num Oeste muito competitivo, qualquer derrota poderá ter um impacto indesejado nas contas da época.
Miami Heat – Cleveland Cavaliers
LeBron James regressa à Florida, onde deixou um Miami Heat órfão mas capaz de andar pelos seus próprios pés, pelo menos enquanto teve Chris Bosh em campo. A lesão de Bosh poderá ter afetado mais as capacidades da equipa do que a ausência da sua maior estrela, com os Heat a continuarem a ser uma equipa que, pelo menos na Conferência Este, têm capacidade para dar luta no playoff. Os Cavs têm mais quatro vitórias do que o seu rival deste Natal e continuam a lutar com problemas de dinâmica mais do que naturais quando se juntam estrelas vindas de três equipas diferentes e um treinador sem ligação anterior a qualquer uma delas. Este poderá mesmo ser um dos interessantes jogos deste dia de Natal, com duas equipas a medirem-se para um possível reencontro, mais à frente, em tempo de playoff.
Chicago Bulls – Los Angeles Lakers
Este seria um jogo que pouca história parecia ter, não fosse os Lakers virem de uma surpreendente vitória perante os Golden State Warriors, num encontro onde Kobe Bryant ficou de fora. A estrela da companhia deverá estar de volta em Chicago, mas os Lakers enfrentam a realidade de não serem apenas uma troupe que acompanha a estrela em mais um Tour pelas cidades do basquetebol americano. Será esse espírito de equipa que estará à prova perante um conjunto que tem provas dadas nessa matéria. Para além disso, com a camisola dos Bulls está agora Pau Gasol, uma das peças centrais dos últimos Lakers ganhadores, pelo que os sentimentos serão fortes e bem presentes nesta partida. Um jogo onde a vitória dos Bulls se desenha como mais provável, mas onde todos aqueles que amam o basquetebol gostariam de ver um sinal de esperança para os Lakers.
Los Angeles Clippers – Golden State Warriors
Vai ser preciso esperar até às 3h30 da manhã para ver um líder de Conferência jogar neste dia de Natal – em Portugal estaremos já no dia 26. Os Warriors são uma das boas surpresas da temporada e lideram com propriedade a Conferência Oeste, onde ninguém parece, para já, capaz de se aproximar da qualidade de uma equipa que tem lançadores, ressaltadores e referências defensivas interiores, como todas as boas equipas que alcançaram títulos nesta Liga tiveram. Talvez a capacidade física de Bogut e David Lee possa ser aquilo que mais preocupa Steve Kerr em termos futuros, nesta temporada, mas a gestão desses estados tem sido, também, um sinal de que se pensa em algo grande no Golden State. Os Clippers, por sua vez, continuam sem conseguir dar o passo final para subirem ao posto de verdadeiro candidato ao título, ainda que tenham no plantel os ingredientes para estragar todas as festas para as quais forem convidados. A jogar em casa, poderão bem dar uma segunda derrota consecutiva aos Warriors como presente de Natal.